Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Notícias Vale do Taquari - 20 de abril



No dia 09 de maio, às 19 horas e 30 minutos, estará na Câmara de Vereadores de Estrela o Secretário de Estado da Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequenas Empresas, Maurício Dziedreck. Ele falará sobre o Programa Gaúcho de Micro Crédito.

O Parque João Batista Marchese será palco neste domingo, dia 22, do Campeonato de Som Automotivo. Diversas atrações estão programadas como Show de Borrachão, Paredão de Escalada, Paintball, Clube do Fusca, Carros Antigos e Rebaixados. A promoção é da DB Max e Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo. A programação inicia às 9 horas, e o ingresso custará 10 reais. 

Ontem o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa foi ocupado pelo coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, deputado Edegar Pretto (PT), para homenagear o primeiro ano de atividades da Frente. A Frente é composta por representantes de mais de 15 instituições e entidades e tem o objetivo de enfrentar todos os tipos de violência e abuso contra as mulheres.

A equipe da Secretaria de Obras de Travesseiro trabalhou nesta semana no patrolamento da estrada geral de Cairu Fundos onde também foi feita a limpeza de valetas. Também foi patrolada a estrada geral de Três Saltos Baixo até Três Saltos Médio, com colocação de material e roçadas das margens.

A equipe da Secretaria de Educação de Travesseiro segue aceitando inscrições de artistas locais interessados em se apresentar no espaço Palco Aberto da Feira do Livro do município. O espaço Palco Aberto será realizado na sexta-feira a noite, dia 04 de maio, no Ginásio da Escola Pedro Pretto. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Educação ou na Escola Pedro Pretto.

O presidente do Uruguai, José Mujica, esteve reunido ontem com a presidente Dilma Rousseff. O encontro durou pouco mais de três horas e teve a participação dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Edison Lobão (Minas e Energia) e do interino Nelson Barbosa (Fazenda).

A empresa responsável pela aplicação do concurso público da prefeitura  de Encantado obteve ontem, a liberação dos equipamentos de informática, que foram apreendidos na 2ª-feira, em face de determinação judicial. De posse do banco de dados, a empresa deverá divulgar hoje, no decorrer do dia, o gabarito oficial das provas no site oficial da empresa e no site da prefeitura www.encantado-rs.com.br.
       
O gabarito das provas do concurso público para o magistério estadual realizado domingo, deve ser liberado somente amanhã. O site da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Estado, responsável pela organização do concurso, adiou de ontem para hoje a divulgação mas novos problemas adiam para amanhã a publicação. 

Começa hoje em Putinga o Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência Xucra. No final da tarde acontecem as primeiras competições de tiro de laço, continuando a programação até o final da tarde de domingo. 
       
Os proprietários de veículos automotores com placas terminadas pelo algarismo 3, estão sendo alertados para o final do prazo para pagar o IPVA e o seguro Dpvat. Hoje  é o último dia para veículos com placas finalizadas em 53, 63, 73, 83 e 93.
       
Uma iniciativa do setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura de Encantado, em conjunto com a Aci-e, e Junta Comercial do Estado, encaminha um atendimento ampliado às empresas da região que necessitam fazer a autenticação de livros fiscais. Hoje, como em todas as sextas-feiras à tarde, funcionários do setor de Fiscalização, nomeados pelo Escritório Regional da Junta Comercial, prestarão atendimento na sede da Aci-e, atendendo 16 municípios da região.
              
Liberado na tarde de ontem, o trânsito sobre o viaduto da RS-130, em Lajeado. A parte interior do túnel, ligando os bairros Campestre e Universitário ainda não está liberada. Falta a construção das calçadas para os pedestres e não há data de liberação desta área.
        
Avaliando a ocupação dos leitos do Hospital Bruno Born, o diretor técnico Cláudio Klein considera a situação sob controle mas sabe que precisa agilizar a criação de novos leitos para continuar como referência na região. O problema atual é a carência de leitos UTI e leitos que atendam os planos de saúde. Segundo Klein, a ampliação deve começar ainda neste ano com a possível compra do prédio do INSS.
       
O assunto dos prefeitos do Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale - (G10) no dia 13 em Putinga, foi o armazenamento e destinação correta dos dejetos de suínos. O tema foi dirigido por João Alfredo de Oliveira Sampaio, Zootecnista da Emater. Ele sugeriu orientações técnicas para os produtores rurais, e um programa para estimular os produtores concentrar os dejetos e fazer a cobertura das esterqueiras. 
         
A mobilização do 8º Núcleo do Cpers/Sindicato realizada na última quarta-feira mostrou uma adesão pequena. Apenas 18 professores compareceram na assembleia regional realizada no Colégio Castelo Branco, em Lajeado.
       
O vereador Odilo da Costa, de Colinas, e que em setembro do ano passado saiu do PMDB e migrou para o PTB, motivando a sua cassação por infidelidade partidária, não tem mais recurso para reverter a situação, mas pretende novamente concorrer nas eleições de outubro. A cadeira de Odilo foi assumida pelo suplente  André Luis Meyring (PMDB).
       
Os prefeitos da Amvat tem reunião às 15 horas do dia 26 de abril, Durante a Fest Leite, em Anta Gorda. Na pauta, a cadeia produtiva do leite na região e no Painel, Vanderlei Moresco, prefeito de Anta Gorda e Carlos Alberto Freitas, da Cosuel. Como debatedores, o secretário-adjunto da Agricultura do RS, Carlos Fiorezi; o relator da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara Federal, deputado Alceu Moreira, e um representante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Aguardada ainda a confirmação do Ministro Mendes Ribeiro Filho.
       
A indústria do setor lácteo que tenta se instalar em Travesseiro enfrenta a morosidade dos órgãos de setor de meio ambiente. O prefeito Ricardo Rockenbach mantém contatos semanais para tentar agilizar a tramitação do processo e não consegue a liberação.
       
A manutenção da aliança política do PP com o PDT em Arroio do Meio refletiu na sessão da câmara realizada na noite de 4ª-feira. A novidade é a provável candidatura do vereador Delmar Kuhn (PDT) como vice de Danilo Bruxel (PP).

No dia 28 de abril, às 9 horas, no Auditório João Aldi Bisleri, em  Anta Gorda, acontece o encontro da Avat – Associação dos Vereadores do Vale do Taquari.  Será palestrante o sócio-diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, de Porto Alegre, advogado André Barbi de Souza. Ele falará sobre as restrições de conduta em período eleitoral, chamando a atenção dos vereadores que buscam a reeleição.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através do presidente Eldo Orlanini (PMDB), irá apresentar na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 23, Projeto de Decreto Legislativo que extingue o pagamento de diárias para a próxima Legislatura (2013/2016). A proposta é de substituir as diárias, pelo reembolso de custas.

Em Anta Gorda acontece de 26 a 29 de abril de 2012, a 4ª FestLeite. A programação do evento está definida com diversas atrações, entre elas: Fenaleite, Simpósio do Leite, Mostra da Noz Pecan, feira e shows musicais.

Estão previstas para este sábado, dia 21, as festividades de comemoração do 12º aniversário de instalação do município de Coqueiro Baixo. Como principal atração, está programado o Encontro de Trilheiros, a partir das 10 horas. Às 14 horas ocorre a inauguração da Praça e depois estão previstos diversos shows, entre eles o de Neto Fagundes, e,  baile no Ginásio Municipal. Não haverá cobrança de ingresso, mais os munícipes estão convidados a colaborar com um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Hospital de Nova Bréscia.

O Departamento de Esportes de Capitão realiza a partir de segunda-feira, dia 23, a distribuição das fichas de inscrição para as equipes interessadas em participar do 2º Campeonato Municipal de Bocha entre Empresas. As fichas podem ser retiradas na Secretaria de Educação.

A Audiência Pública Regional, referente à Participação Popular e Cidadã na elaboração do Orçamento Estadual de 2013, acontece hoje, às 16 horas no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. O encontro definirá os critérios do processo e áreas prioritárias, além da forma da participação popular. O evento é aberto a toda comunidade regional.
       
A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza no dia 24 de abril, um roteiro para coleta de embalagens de agrotóxicos. A coleta será realizada pela empresa Maná, em todas as localidades do interior do município.

Domingo, dia 22, acontece o 13º Encontro da Família Martini. O evento ocorre no Salão Paroquial, em Nova Bréscia, com a programação iniciando às 08 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário