Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Notícias Vale do Taquari - 25 de abril



A campanha de vacinação contra a gripe no Estado inicia no dia 05 de maio. A Secretaria Estadual da Saúde trabalha para garantir que, no total, 1,9 milhão de pessoas sejam imunizadas – aproximadamente 1,4 milhão de idosos, 128 mil gestantes, 202,7 mil crianças, 19,6 mil indígenas e 137,7 mil trabalhadores de saúde. A meta é vacinar pelo menos 80% da população de cada grupo de risco.

O presidente da CPI do Instituto Ronaldinho Gaúcho, vereador Mauro Pinheiro (PT), vai solicitar ao Ministério Público Federal, o bloqueio de parte do patrimônio de Roberto Assis Moreira, irmão e empresário do jogador do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho. O objetivo da iniciativa é garantir que os cofres públicos sejam ressarcidos se ao final das investigações da Câmara de Vereadores for comprovado o desvio de parte dos R$ 5,7 milhões referentes aos convênios entre a Prefeitura de Porto Alegre e o instituto. Além do bloqueio do patrimônio de Assis, que administrava o instituto, os parlamentares querem que a Justiça Federal impeça que o empresário deixe o País até o término da CPI, que deve durar 120 dias.

A equipe da Secretaria de Educação de Travesseiro está trabalhando na organização da 8ª Feira do Livro de Travesseiro que acontece nos dias 03, 04 e 05 de maio no Ginásio da Escola Pedro Pretto. Na programação além dos livros comercializados pela Livraria Armazém haverá o espaço palco aberto de apresentações artísticas e culturais da comunidade, apresentações teatrais com a companhia Curto Arte, companhia de teatro Espaço da Arte e o grupo teatral Atuadores Pur’Arte, além das apresentações interativas de Alex Riagel.

Hoje, às 13 horas e 30 minutos, haverá assembleia regional do Cpers/Sindicato, no mini-auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Na tema do encontro, a questão do Piso Nacional para professores. O objetivo é definir os critérios de mobilização para assembleia geral, que ocorre dia 04 de maio em Porto Alegre.

Hoje, às 14 horas, o Codevat  reúne os coordenadores dos  municípios para  orientar sobre a Participação Popular e Cidadã, antiga consulta popular,  marcada para o dia 04 de julho, que define a aplicação de uma parcela do orçamento do estado para 2013.

A direção da Fetag e os coordenadores regionais da entidade, entregaram a pauta estadual do Grito da Terra Brasil ao governador Tarso Genro, em audiência realizada no Palácio Piratini. O documento tem pleitos em 11 secretarias de Estado e Casa Civil, alguns ainda em função dos reflexos da estiagem, além de sugestões de programas que podem ser implementados e pleitos de anos anteriores, que ainda não foram atendidos.
       
O setor de tributação e de arrecadação da Prefeitura de Vespasiano Corrêa está alertando os contribuintes do IPTU. que no decorrer de maio podem ser retirados e quitados os carnês. Os contribuintes que tem dificuldades em pagar em cota única podem optar pelo parcelamento.
       
A estiagem no Rio Grande do Sul registra meio ano com chuvas abaixo das médias históricas, castigando a maior parte do estado e atingindo o Vale do Taquari, com maior rigor em alguns municípios, como é o caso de Putinga. Edson Ritter, da Emater de Putinga, alerta sobre os cuidados necessários em manter limpos arroios e vertentes que abastecem as propriedades rurais.
           
A 3ª edição do “Dia da Mulher Cidadã” será realizada dia 04 de maio, a partir das 13 horas, no Centro Comunitário Evangélico de Imigrante.  O evento promovido pela Assistência Social,  faz parte da programação do 24º aniversário de criação do município de Imigrante.  O tema do evento será: “A participação da Mulher no Contexto do Município”, e, será desenvolvido pela Emater.
        
A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado está pagando o Auxílio Transporte Universitário, aos estudantes cadastrados no programa e que se enquadraram nos requisitos estabelecidos pela Associação dos Universitários do Vale do Taquari (Auvat).  Dos 469   cadastrados, 75% já retiraram o benefício.
        
As provas escritas do concurso público da Prefeitura de Putinga, marcadas para domingo, dia 29, na Escola Estadual Padre Domenico Carlino, ocorrem em dois horários distintos. As provas serão realizadas em dois turnos, de manhã e a tarde, dependendo do cargo.
           
O processo de indenização às famílias que serão desapropriadas em trechos localizados nos 33 km que estão sendo duplicados na BR-386, entre Estrela e Tabaí.  São 45 processos em andamento, que serão tratados com os proprietários de forma coletiva e, posteriormente, individual. O valor vai depender do tamanho, localização e se há algum tipo de construção na área. 
       
Estão em fase de construção, as 128 moradias populares entre os bairros Centro Administrativo e Canabarro, na cidade de Teutônia. 
        
Os consumidores do comércio de Encantado  que guardam suas notas fiscais podem iniciar no dia 02 de maio, a troca por cautelas da campanha Sua Nota Vale Prêmios. A cada R$ 50 em compras as pessoas receberão uma cautela para concorrer a uma moto 125 cilindradas, sorteio que ocorre no dia 17 de junho, durante a Suinofest 2012, e, a um carro zero quilômetro sorteio que ocorre na noite de encerramento do Natal Mais Encantado.
       
Segundo o presidente do STR de Montenegro, Romeu Krug, a Doux Frangosul teria confirmada a venda do setor de Aves para a JBS. Ontem, faltava a confirmação por parte do comprador, e  confirmado, a expectativa é pela volta ao normal na próxima semana. Elton Weber, presidente da Fetag, acredita que até sexta-feira tudo se resolva, inclusive com uma parte do pagamento aos produtores integrados, atrasados desde agosto.
           
A 16ª  Coordenadoria Regional de Saúde, abrangendo 42 municípios, prepara a campanha de vacinação contra gripe. A imunização começa no dia 05 de maio e se estendendo até o dia  25 de maio. A meta é vacinar mais de 67 mil pessoas na região, com prioridade para quem tem mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças que tenham entre seis meses e dois anos, gestantes e indígenas.
        
O TRE cassou na semana passada, por infidelidade partidária, o mandato do vereador de Colinas, Odilo da Costa, que deixou o PMDB e se filiou ao PTB. Ontem foi cassado o mandato de Mauro Sérgio de Vargas, vereador de Tabaí, que deixou o PSB para entrar no PDT. Amanhã serão julgados Aloísio Leo Mallmann, de Estrela que trocou o PPS pelo PSD, e, Roges Gheno de Pouso Novo que deixou o PC do B e foi para o PDT. Na 6ª-feira será a vez de Vilson Pedro Schmidt, de Canudos do Vale, que migrou do PP para o PDT. Ainda não tem data o julgamento de César Leandro Marmitt de Cruzeiro do Sul, eleito pelo PMDB e que se filiou ao PP.

Dois prefeitos do PT disputam o cargo de presidente da Famurs, sendo eles, João Davi Goergen, de Boqueirão do Leão, e, Ary Vanazzi, de São Leopoldo. O nome do novo presidente deve ser anunciado até o dia 28 de maio. O eleito assume em junho e o mandato tem duração de um ano.
       
Os produtores rurais  da Associação Rocasalense de Piscicultura tem reunião hoje,  às 20 horas, no GP Bar, em frente à Escola Estadual de Educação Básica Padre Fernando. O grupo avalia os resultados da 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa, organiza a manutenção de máquinas e equipamentos e confirma a data da Feira do Peixe Vivo de 2013. O Técnico   da Emater, Deoclécio Picolli, e o Presidente da Associação, Lourenço Bertoldi, são mediadores do encontro.

A Univates sedia amanhã, das 8h às 14h30min, no auditório do Prédio 7, o 46o Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex). O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura e pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Rio Grande do Sul. O objetivo do Seminário é discutir estratégias para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional
   
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza reunião ordinária na próxima sexta-feira, dia 27. A atividade ocorre a partir das 09 horas no auditório do Prédio 3 do Centro Universitário Univates, em Lajeado. Estão convocados a participar do encontro os representantes das entidades titulares e suplentes membros do Comitê. Em pauta estarão assuntos ligados ao Plano da Bacia Taquari-Antas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário