Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Notícias Vale do Taquari - 26 de Abril



Notícias Vale do Taquari - 26 de Abril de 2012 

Após um período de reorganização do espaço, o Telecentro de Capitão retomou as atividades neste mês de abril. Além do atendimento à comunidade, o Telecentro também está realizando atividades em parceria com entidades, sendo que uma delas é a parceria com a EMEI Bem Querer, onde os alunos com idade entre 3 e 4 anos realizam semanalmente atividades na área da informática, relacionadas com o que está sendo desenvolvido nas aulas.

Os prefeitos da Amvat tem reunião hoje, às 15 horas e 30 minutos, em Anta Gorda, integrando a programação da FestLeite. O tema central será a cadeia produtiva do leite na região através de um Painel, com Vanderlei Moresco, prefeito de Anta Gorda, e Carlos Alberto Freitas, da Cosuel. Como debatedores, Carlos Fiorezi da Secretaria Estadual de Agricultura, o deputado Alceu Moreira, da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara Federal, um representante da Assembleia Legislativa e  o  Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho.

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Roca Sales. Dois projetos estão baixados, e poderão ser votados nesta quinta-feira.
       
Só ontem foi liberado o gabarito do concurso público municipal de Encantado, realizado no dia 15 de abril para onze cargos. Esta demora alterou os prazos para os eventuais recursos, que podem ser encaminhados no decorrer desta 5ª feira e amanhã até às 13h, quando encerra o expediente da prefeitura. O gabarito está disponível desde ontem no site da prefeitura, www.encantado-rs.com.br.    
        
O Sindilojas Vale do Taquari completa 27 anos de existência e para  comemorar a data a entidade promove para hoje, duas palestras com o gestor de negócios Rudson Borges. Na parte da tarde, na sede da entidade, ele apresenta à empresários o tema “Transcendendo Limites”, com destaque para assuntos como segredos para uma vida de sucesso. À noite, na Acil, o tema será “Cliente, eu preciso de Você”, aberto a toda comunidade.

Na pauta do TRE-RS, para hoje, o julgamento de diversos casos de infidelidade partidária. Entre estes está Aloísio Mallmann, vereador de Estrela, que trocou o PPS pelo PSD, e o vereador Roges Gheno de Pouso Novo, que trocou o PC do B pelo PDT.
       
O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, recebe hoje, às 17 horas, no auditório da FestiLeite em Anta Gorda, líderes do PMDB de Encantado, que buscam apoio em ações federais para o município, como incentivo a produção de suínos e aves. Também pedem a implantação de programas para o segmento de laticínios e a agilização na tramitação de projetos ambientais como da destinação correta de dejetos da produção animal e de enfrentamento as estiagens.
       
A Câmara de Vereadores de Estrela realiza hoje, às 15 horas, audiência pública para discutir alterações de normas urbanísticas no município. O primeiro debate é sobre a proposta que restabelece o limite para construção em áreas inundáveis e o segundo trata do recuo viário em vias arteriais, no centro em diversos bairros.
       
Sábado a partir das 9 horas, no Auditório  junto ao Parque da FestLeite em Anta Gordaacontece o encontro mensal da Avat – Associação dos Vereadores do Vale do Taquari.  Será palestrante o sócio-diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, de Porto Alegre, advogado André Barbi de Souza. Ele falará sobre as restrições de conduta em período eleitoral, chamando a atenção dos vereadores que buscam a reeleição.
        
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Progresso entrega   cestas básicas para 350 famílias atingidas pela estiagem. Também foram adquiridos 45 reservatórios de fibra, com capacidade para 200 litros cada, os quais foram distribuídos à população que reside nas regiões mais atingidas do Município, para armazenamento de água que será utilizada para o consumo humano. A comunidade de Morro Azul recebeu um reservatório de 20.000 litros, para atendimento coletivo.
   
Em função do decreto de emergência, protocolado pelo município de Capitão durante o período de estiagem, a Secretaria da Agricultura recebeu uma boa notícia: todos os produtores que adquiriram semente de milho através do programa troca-troca, ficarão isentos do pagamento.

A comunidade de Linha Bonita Alta será homenageada pela Câmara de Vereadores de Doutor Ricardo, em função do seu centenário de fundação, com Sessão Solene, às 19 horas, do dia 02 de maio. A sessão será no  Salão Comunitário da comunidade. Já a Escola Estadual de Ensino Médio de Doutor Ricardo também será homenageada pelos 40 anos de criação, em Sessão Solene no dia 7 de maio às 19h na sede do CRAS.
       
Em Canudos do Vale, iniciaram os preparativos para a Romaria do Caravágio, marcada para o dia 27 de maio, na comunidade Rui Barbosa. A festa será antecedida com uma novena de orações e noite de vigília, com rezas e cantos em italiano.

A Secretaria da Agricultura de Capitão inicia no dia 1º de maio o período de vacinação contra Febre Aftosa. Neste ano, todos os bovinos, independente da idade, deverão ser vacinados. Em Capitão, o serviço será realizado pelo vacinador Ademir Castoldi, que vai comunicar ao produtor com antecedência a data da visita.
        
A utilização da informática no tratamento de pacientes usuários do Projeto Leitos de Atenção em Saúde Mental do Hospital Beneficente Santa Teresinha está viabilizando inclusão digital e habilitação psicossocial. Uma parceria entre o hospital e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporciona aos usuários do serviço a participação na Oficina de Informática, no Telecentro Comunitário instalado junto à Casa de Cultura. Uma vez por semana, acompanhados por psicólogo, nove pacientes visitam a Casa de Cultura para fazer leituras na Biblioteca, conhecer o Museu Municipal e utilizar os computadores.
       
Na sua recente viagem à Brasília, o prefeito de Doutor Ricardo, Nilto Rolante, conseguiu complementar dados em projetos que estão tramitando nos ministérios. Um dos projetos que mereceu atenção especial é o que trata do asfaltamento da estrada que liga Doutorr Ricardo com Relvado e as pavimentações na cidade.
           
A abertura oficial da FestLeite em Anta Gorda acontece hoje às 19:45h mas as atividades iniciam hoje pela manhã com o Seminário da Cultura da Noz-pecã. A tarde acontece reunião da Amvat, encontro das Primeiras damas e das soberanas dos municípios. Durante todo o dia funciona a Praça da Alimentação com a gastronomia valorizando o leite, a noz-pecã e a cozinha italiana.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, reafirmou que espera que o projeto que aumenta as multas para prefeitos que cometerem irregularidades seja aprovado logo na Assembléia Legislativa. O TCE negocia com o deputado Raul Pont (PT) um substitutivo que possibilitaria que os administradores sejam multados após incorrerem mais de uma vez na mesma irregularidade.

A Secretaria da Saúde de Encantado informa que inicia no dia 05 de maio a campanha nacional de vacinação contra a gripe. No dia 05 será o Dia D, no qual o Posto de Vacinas do Centro estará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Nos demais dias, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde do município. A campanha se estenderá até o dia 25 de maio para pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, população indígena, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e população prisional. Neste ano, a vacina trivalente garantirá proteção contra dois vírus Influenza A H1N1 e um da Influenza B. A meta a ser alcançada em Encantado é de 3.993 pessoas, sendo 3.257 idosos, 318 crianças, 259 trabalhadores da saúde e 159 gestantes.

A Ulbra TV instalou uma retransmissora no município de Encantado. A partir de hoje, os encantadenses poderão sintonizar o canal 8 VHF em caráter experimental. O lançamento oficial da Ulbra TV na cidade de Encantado deverá ocorrer durante o mês de maio. A programação de emissora contempla programas de jornalismo, entrevistas, esportes, filmes e diversão.

O empresário Eduardo Tevah irá ministrar uma palestra para 800 jovens nesta sexta-feira, dia 27, na cidade de Anta Gorda. O evento inicia às 13 horas e 30 minutos, e será realizado no Clube Carlos Gomes. A iniciativa e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro girará em torno do projeto “Geração Cooperação” que integra jovens ligados ao cooperativismo.
        
A 3ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Estrela, inscreve até o dia 30 de abril, para contratação emergencial de agente educacional, de manutenção de infraestrutura e alimentação com carga horária semanal de 40 horas. A inscrição pode ser feita pelo site www.educacao.rs.gov.br, ou na sede da CRE, em horário de expediente. Há vagas em escolas dos municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
       
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela convidou o prefeito Celso Bröenstrup para a primeira palestra do ano. Será na reunião almoço da próxima sexta-feira, dia 27, no Estrela Palace Hotel. O prefeito vai abordar o desenvolvimento socioeconômico de Estrela nos últimos oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário