Exposição - Cultura Alemã - 190 Anos

Exposição - Cultura Alemã - 190 Anos

Bairro Imigrantes é tema de palestra da EMEF Odilo Afonso Thomé em Estrela



Bairro Imigrantes é tema de palestra da EMEF Odilo Afonso Thomé em Estrela

Alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental da EMEF Odilo Afonso Thomé de Estrela, tiveram palestra sobre o bairro Imigrantes, proferida por Airton Engster dos Santos, voluntário da Aepan-ONG.

Foi utilizado o Auditório da Escola, onde foram analisados mapas, fotos, texto e todos receberam ainda a bandeira de Estrela.

No final da palestra foi feita uma avaliação de conteúdo, e todos alunos e professores consideraram muito proveitosa a contribuição da Aepan-ONG, para compreensão do conteúdo que está sendo estudado pela turma, sobre "o bairro onde residimos".

Bairro Imigrantes em Estrela-RS
Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Memorial da Aepan-ONG

Bairro em Estrela situado entre a BR-386, Arroio Estrela e a Rua Coronel Brito. O nome do bairro é para homenagear os imigrantes e migrantes, que vieram se estabelecer em Estrela-RS.

A urbanização iniciou na década de 1950 com poucas residências.

Na final da década de 1960, em razão das cheias do Rio Taquari  a Chácara Velha localizada então na Rua Coronel Brito, próximo onde hoje está situado o prédio da Brigada Militar, foi transferida para o bairro Imigrantes, onde encontra-se hoje.

A partir de 1978, foi construído e instalado o Núcleo Habitacional da Cohab II, e também novos moradores vieram se fixar na Chácara da Prefeitura e nos loteamentos que foram criados a partir de então.

Novas indústrias se instalaram junto à BR-386 que proporcionou oportunidades de empregos para os moradores do bairro Imigrantes.

Na década de 1980 foi instalado no bairro Imigrantes,  o primeiro Pró Morar de Estrela.

Na rua São Francisco de Assis foi construída a Escola Municipal Odilo Afonso Thomé em 13 de março de 1985, que nos anos 90 foi transferida para nova área, hoje com aproximadamente 300 alunos.

Na Rua Coronel Brito está situada a Escola Estadual Madre Branca.

No bairro também funcionam a Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris, que iniciou suas atividades em 1975 e a Pousada da Criança Estrelense.

Existe ainda a Comunidade São José Operário, capela da Paróquia Santo Antônio, que realiza grande festa anual, com um pavilhão construído em alvenaria; o Centro Comunitário São Jorge e o Centro de Lazer Junto à Chácara da Prefeitura.

Possui uma equipe de Futebol “Imigrantes” que disputa o campeonato Amador de Estrela e o Bloco Renascer do Samba que participa do Carnaval de Rua da cidade.

Há ainda no bairro Imigrantes uma Unidade da Saúde da Família, Telecentro de Inclusão Digital e Departamento do Cras, tudo mantido pela Prefeitura de Estrela-RS.

A Sede Campestre da Sociedade Rio Branco, também está situada no bairro, na Rua Artur Francisco Preussler.

A Associação de Moradores da Cohab II, a Associação de Moradores do Bairro Imigrantes, são as entidades representativas do bairro.

Pelo Censo 2010, o bairro Imigrantes possuí 870 domicílios, com 2.731 habitantes.







Texto e Fotos: Simone Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário