Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CCZV de Lajeado distribui circular quanto à posse responsável de animais


Centro de Controle de Zoonoses e Vetores já entregou cerca de mil ofícios
Rafael Scheeren Grün

Com o objetivo de conscientizar a população quanto à posse responsável de cães e gatos no município, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) está intensificando a entrega de um ofício circular nas residências lajeadenses. Nesta segunda-feira (14), foram entregues 350 ofícios nas residências localizadas nas ruas Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Brasília, Mato Grosso, Irene Hilda S. Kreutz, Alvino Ritter, Ivone Maria Sbruzzi, Visconde de Tamandaré e Sergipe, nos bairros São Cristóvão e Alto do Parque. O mesmo foi feito no dia 08 no Bairro Bom Pastor, onde foram distribuídos 150 ofícios.

Entre os itens a serem observados pelos proprietários e que constam na circular, destaca-se a tomada das medidas necessárias para evitar que cães e gatos consigam fugir para as ruas e logradouros públicos. Também são solicitadas medidas preventivas e de disciplina para evitar a perturbação do sossego público, principalmente em horários noturnos. É lembrada a responsabilidade dos proprietários para a remoção dos dejetos dos animais, ficando sujeito às penalidades da Lei caso não siga a recomendação. Todo animal, ao ser conduzido em vias públicas, deve obrigatoriamente usar coleira e guia, adequados ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por alguém que consiga controlar seus movimentos. Os proprietários de animais bravios ou mordedores viciosos deverão providenciar o cercamento do imóvel e manter o canil ou similar na contenção dos animais, com o intuito de proteger os cidadãos de eventuais ataques. Além disso, é obrigatória a identificação com placa informando a presença de animais bravios.

“Quem não possui animais de estimação e tiver recebido o ofício, deve desconsiderá-lo”, frisa a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), Juliana Fava e Silva. Segundo ela, a entrega do material continuará a ser feita no Bairro São Cristóvão. Desde o início de abril, cerca de mil ofícios já foram distribuídos à população.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário