Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 10.05.12


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 10.05.12

MAGRI-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

ALOISIO (PSD):"Um conjunto de bastante valor elevado".

MARCO (PT):"Os dois Projetos de Lei misturaram alho com bugalho" .

JOSÉ ALVES (PTB):"A pessoa que está no lugar da pessoa que saiu está um pouco perdida, como diz o gaúcho" .

JOSÉ ALVES (PTB):"Por isso que pedi este pedido de vistas" .

JACI (PP):"Louvável quem promove este tipo de promoções" .

GILBERTO (PP):"Tem gente que levou sete em um auto. Este auto é forte" .

CRISTIANO (PMDB):"...beneficia o projeto Minha Casa Minha Dívida" .

JOEL (PSB):"A Secretaria do Meio Ambiente é uma burocracia desgraçada"

FRASE: "Vem aí a maior licitação da História do Rio Grande do Sul, a construção da nova ponte do Guaiba. Adivinha se a Andrade Gutierrez não vai ganhar?" (Filósofo Político Gremista, no Salão do Hermes e Leonardo).

Colocação de um Leitor da Coluna: "Continuando com a jornada de ‘Perguntar Não Ofende’, tendo em vista as tentativas do nosso Prefeito em iluminar a BR 386 da ponte do Rio Taquari até o Km 351; De projetar um túnel de passagem da Coronel Brito sob a mesma BR 386 e, direção a Rota do Sol e das notícias de que estão trancados estes projetos: Em algum momento o CODEVAT juntou-se ao município de Estrela para tentar auxiliar? E na história da ponte entre os Bairros Boa União e São José, sobre o Arroio Boa Vista, fechada pelo DAER sem sinalização alguma de projeto para tentar uma solução, teve daquela entidade alguma manifestação, ou isto é um problema só do município de Estrela? O que significa a sigla CODEVAT?" Pois olha, caro Leitor: Acho que esta entidade só se preocupa com obras em Lajeado. Ou não?

PV de Estrela acaba de se acertar com o PPS. Segundo o presidente, Jorge Scherer, a coligação será na proporcional, com o PV colocando candidatos a vereador.

Domingo, mais uma festa dos moradores da Rua 20 de Maio. Segundo o vereador Aloisio Mallmann (PSD), ao meio dia será servido churrasco, salada e chopp, com música ao vivo. A rua será fechada entre a Geraldo Pereira e Léo Joas. Antigamente acontecia a festa da Rua 23 de Maio e a partir de 1984, se não me engano, começou também a festa da Rua 20 de Maio. Esta, continua. Parabéns.

Já o que o DAER só prometeu, a Prefeitura de Estrela se encarregou de fazer a obra. Moradores dos Loteamentos Populares 3 e 4 chegaram a fechar a Rota do Sol, pedindo melhorias no acesso aos Lotes e bairro Pinheiros. Como nada foi feito, a Prefeitura asfaltou o local, já sinalizou tudo e agora irá plantar flores e leivas - enfim, embelezar o local. Moradores agradecem.

Bom público esteve presente na Sessão da Câmara de Vereadores, segunda-feira. Maioria funcionários da Saúde, para acompanhar votação de Projeto de Lei de reajuste salarial. Juarez Fülber (PPS), comentou que quanto tem bastante gente presente, todos os vereadores usam da Tribuna. Foi o que aconteceu. Mas algo chamou a atenção: Juarez foi o último a falar e foi o único a se lembrar de desejar um Feliz Dia das Mães.

José Alves (PTB) fes novamente críticas ao Hospital da Ulbra, para onde devem ser encaminhados os acidentados de Estrela que necessitam de cirurgia. Disse que tem mais de 100 pessoas aguardando e ninguém é chamado. "Tem gente com o fêmur quebrado, costelas fraturadas, braços quebrados e nada é feito". Cristiano Nogueira !PMDB) disse estar complicada a situação, pois se alguém entrar na Promotoria com queixa, quem vai ter de arcar com as despesas é o município. "Sobra tudo para a Prefeitura, assim está dificil".

Outro assunto que voltou a ser comentado por José Alves (PTB) é a necessidade de retirar as fixas de segurança na BR 386. Pediu oficios ao DAER a Sulvias, pois segundo ele, não tem como veículos parar para pedestres passar nesta rodovia. "Há poucos dias uma senhora morreu atropelada, outros acidentes ocorreram, as faixas tem que ser retiradas".

Jaci Hauschild (PP) falou de outro problema sério: "80% ou mais da população que atravessa a BR 386 na Coronel Brito, não usa a passarela". Ele pediu ofícios também ao DAER e Sulvias, para ser colocado no local um alambrado entre as duas faixas, no centro da BR, porque muitos acidentes ocorrem no local. Marco Wermann (PT) disse que este alambrado deverá ser extendido desde o trevo até quase o final da duplicação, no acesso da Cohab 2.

Sucesso absoluto o 7º Dia da Saúde, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela. Ginásio Esportivo da Comunidade de Linha Lenz,lotou. Além das palestras, tivemos apresentação da peça teatral Esperando o Thiltapes, que agradou a todos. O ponto alto foi o lançamento dos preparativos para a festa dos 50 anos, que ocorre em 2013. Conversei com várias pessoas presentes, e só ouvi elogios.

Hoje a noite, Assembléia Mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, presidida por Celço Machado. Vai ser na sede da Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros, a partir das 19h e 30min. Foi convidada a Secretária do Meio Ambiente, Ângela Schossler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário