Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 24.05.12



Luiz Carlos Freitag

Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 24.05.12

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

JUAREZ (PPS):"Vou passar dados do líquido que sobrou para o rapaz".

JOSÉ ALVES (PTB):"Tem que todos se juntar juntos" .

JOSÉ ALVES (PTB):"Estou pedindo este Pedido de Informações" .

FRASE: "A Gigante Adormecida do Vale do Taquari, Estrela, despertou e cresceu muito nos últimos anos" (Juarez Fülber, Vereador do PPS).

A seca está trazendo cada vez mais preocupações. Os mais antigos comentam que esta é a maior seca dos últimos 69 anos, tanto que em Costão, foi talhado numa rocha no fundo do Rio Taquari o nivel da água. E esta marcação já está agora bem fora da água - ou seja, o nivel do Rio Taquari está menor que naquela época. Não se nota muito aqui, devido a Barragem, mas consta que em Costão quase daria para atravessar o Rio Taquari a pé. E a meteorologia estaria prevendo chuva de verdade só para o final de junho. E aí, a preocupação dos mais antigos. É que a maior enchente da história veio logo após uma grande seca, em 1941. Não quero ser pessimista nem alarmista, mas tomara que isso não venha a ocorrer novamente. O pior é que tudo o que acontece uma vez, se repete. Tomara que a chuva volte mas para repor a água que está fazendo falta. Muita falta, aliás. Tem produtor rural cuja propriedade já está sem água.

Um pouco de política: Não vou adiantar os nomes, mas acho que esta semana se define o nome de mais um candidato a Vice Prefeito em Estrela. Ou dois.

Juarez Fülber (PPS), presidente da Câmara de Estrela, usou da Tribuna a metade de seu tempo. O restante, pediu para ser executado o Hino de Estrela, em homenagem aos 136 anos de emancipação política do Município. Detalhe: Todos os vereadores cantaram juntos, bem como os Servidores do Legislativo. Realmente foi algo que emocionou a todos os presentes.

Marco Wermann (PT) ao elogiar as festividades do Aniversário de Estrela no final de semana,junto ao Parque Princesa do Vale, disse que realmente Estrela tem espaço para fazer muitos eventos. "A comunidade, quando chamada a comparecer, se faz presente". Quem esteve lá, viu. Era até dificil se deslocar, tanta gente.

José Alves (PTB) também comentou o assunto, dizendo que deveria ser construido próximo ao Parcão, um Centro Comunitário - ou seja, um grande Ginásio esportivo. "Já pensou se chovesse durante a festa? Onde iria todo mundo?" Também falta no local, estacionamento para veículos, mas isto não tem solução. Hoje em dia já fica dificil estacionar no centro durante a semana, que dirá durante uma festa desta envergadura.

Cristiano Nogueira (PMDB) comentou a dificuldade em se manrcar consultas, para algum tipo de especialista. Disse que o pior é que algumaspessoas marcam a consulta não comparecem. "Tiram o lugar de outras pessoas". Na sua opinião, quem marca a consulta tem que comparecer ou ceder a vaga para quem precisa e não deixar de ir.

Os Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que se reunem mensalmente, não vão interromper a atividade durante a campanha política. Na reunião de Dr. Ricardo, foi lembrado que em nenhum momento os Ex-Secretários falam em política nestas reuniões, a maioria nem sabe em que partido os demais estão, por isso optaram por continuar se reunindo. Acho que sua decisão foi correta.

O vereador Marco Wermann (PT) está correto na sua reclamação, feita na semana passada, dos buracos no acesso ao Porto de Estrela, principalmente para quem vem de Lajeado. Passei por ali na segunda-feira e me arrependi muito. Tem tanto buraco, que alguns deles estão do lado de fora da rua, esperando espaço para também ali se instalar. É realmente uma dificuldade trafegar por ali, isto que são poucos metros.

Hoje, quinta-feira, acontece nova reunião da Comissão Organizadora do 4º Encontro de Ex-Atletas e Ex-Dirigentes do Estrela FC, que deverá acontecer em novembro. Vai ser a partir das 19h e 30min no Restaurante Bar do Adão.

Falando em encontros: Ano passado, em julho, foi feita uma festa-surpresa para Waldir Sudbrack, ex-gerente da Rádio Alto Taquari, por parte de seus ex-funcionários da época. Este ano, também em julho, acontece novo encontro, mas este não será de surpresa, evidentemente. Em junho todos serão contatados para confirmar presença.

A cada dia a gente fica sabendo de mais nomes,que vão concorrer a vereador este ano. E realmente, alguns deles, chegam a surpreender. Positivamente. Não dá para adivinhar quantos dos atuais vereadores vão se reeleger - alguns não deverão concorrer por um ou outro motivo - mas além das quatro cadeiras a mais, deveremos ter outros estreantes no Legislativo de Estrela.

Sábado acontece o segundo Baile do Chucrute deste ano. E sem dúvida vai repetir o sucesso do primeiro. O que eu ouvi de elogios da promoção do sábado passado não está no gibi. Parabéns especial ao Andreas Hamester, instrutor do Grupo de Danças Alemas. Realmente quem sabe, sabe. E isto é melhor ainda quando sabe também repassar tudo para os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário