Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cursos do Pronatec iniciaram, em Lajeado


Titular da Sthas, Nara Worm parabenizou todos os alunos
Carlos Eduardo Schneider

Os cursos disponibilizados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tiveram início na noite de segunda-feira (23), com solenidade de abertura ocorrida no Senai. O Pronatec integra o Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, e foi aderido pelo Governo de Lajeado em março deste ano. No município serão oferecidos 38 cursos profissionalizantes, todos na modalidade Bolsa Formação Trabalhador, sendo que 23 serão realizados até junho e outros 15 na segunda metade do ano.
A titular da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Nara Worm, parabenizou a todos os alunos que procuraram esta alternativa de qualificação. Segundo a secretária, nesta primeira etapa foram preenchidas 246 vagas das 269 ofertadas para os cursos de formação inicial e continuada, com carga horária de 160 horas. O curso com maior número de excedentes foi o de Eletricista de Automóveis, com 48 inscritos para 18 vagas.
No Senai, foram iniciados os cursos de Auxiliar Administrativo, de Pintor e de Eletricista de Automóveis. Para o diretor da instituição, Lírio José Frai, a qualificação deve ser comprovada, e um curso profissionalizante é um dos melhores caminhos para isto. Já no Senac tiveram início os cursos de Vendedor, de Montagem e Manutenção de Computadores e de Auxiliar Administrativo.
O estudante de 16 anos, Fernando Schmitt, pretende concluir o curso de Eletricista de Automóveis. “Assim, poderei gerar renda durante o dia e fazer faculdade, podendo custear meus estudos”, disse. Maria Geni Caleff, de 54 anos, busca o curso na área automotiva com outra intenção. “Sempre sonhei em ter esta profissão. No meu tempo não podia, mas agora colocarei meu desejo em prática”, revelou.


Inscrições abertas
Estão abertas na Sthas (Rua Saldanha Marinho, 620) as inscrições para novas opções de cursos do Pronatec. Para efetuar a matrícula é necessário apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Os cursos são destinados prioritariamente a beneficiários do Programa Bolsa Família e integrantes do Cadastro Único (CadÚnico). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3982-1088 ou 3982-1091.

Nenhum comentário:

Postar um comentário