Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lançado Projeto Se essa rua fosse minha em Lajeado


Consultora Educacional do Programa Se essa rua fosse minha, Wilsa Castro ministrou a capacitação aos participantes
Natasha Bouvier Erthal

Foi lançado nesta quarta-feira (16) o Projeto “Se essa rua fosse minha”, aderido pela Secretaria de Educação (SED) com o intuito de estimular pais, alunos e professores a assumirem o compromisso de estabelecer uma circulação mais adequada no trânsito. O projeto integra o programa municipal “Regras, por que não?” e é patrocinado pela Editora Fama, de Curitiba, e pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg).

A coordenadora do projeto no município, Caroline Heberle, destacou a importância das parcerias firmadas com a Secretaria de Planejamento (Seplan), por meio do Departamento Municipal de Trânsito, e Brigada Militar. “Temos a expectativa de contar com novos parceiros no decorrer da execução deste trabalho”, salientou. Para a prefeita Carmen Regina Cardoso, esta é mais uma ação em prol da comunidade lajeadense. “Buscamos contribuir para a qualidade de vida das pessoas, neste caso, na forma de ações educativas, para que o cidadão tenha uma conduta no sentido de preservar sua própria vida”, declarou a prefeita.

Na solenidade, que aconteceu no auditório da SED, o coordenador do Departamento de Trânsito, Luís Felipe Finkler, afirmou que a educação no trânsito não se restringe à escola, mas também às famílias. “Acreditamos que a parceria firmada entre este conjunto de entidades e pessoas pode tornar o trânsito mais seguro, em busca da preservação da vida”, frisou. Para a titular da SED, Rejane Ewald, tudo na vida é uma via de mão dupla, onde cada direito corresponde a um dever. “Não é suficiente capacitar os motoristas antes de adquirirem sua habilitação. É preciso trabalhar o transeunte, o usuário da via pública, e é neste sentido que a Educação se compromete”.

Durante o dia foi ministrada uma capacitação de oito horas aos 25 professores engajados e representantes das instituições parceiras, sob a orientação da Consultora Educacional do programa, Wilsa Castro, da Editora Fama. Nesta oportunidade foram apresentados os objetivos do projeto, bem como sua metodologia de trabalho e fundamentação teórica. Segundo a consultora, o objetivo do programa é agregar valor ao que os municípios já realizam com relação à educação no trânsito.

“Se essa rua fosse minha” consiste na distribuição gratuita de material didático e educativo sobre trânsito, o que inclui livros para pais, alunos e professores, manual de instruções, DVD, cartazes, jogos, além de certificado aos participantes. O projeto é direcionado à rede municipal de Ensino Fundamental, atendendo a alunos de 1º ano a 8ª série. Cada educandário receberá o material, contemplado com diversas sugestões de atividades a serem aplicadas no ambiente escolar, e poderá reformulá-las conforme sua realidade local.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário