Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 19 de maio de 2012

Seminário Drogas por quê - Desafios para a Educação é realizado em Lajeado


Cerca de 300 pessoas participaram do seminário
Rafael Scheeren Grün

Com o objetivo de identificar ações estratégicas de alcance nacional que despertem nos educadoresa importância da prevenção ao uso de drogas por crianças e jovens, foi realizado nesta sexta-feira (18), na Univates, o Seminário “Drogas por quê? Desafios para a Educação”. Representando a Prefeitura de Lajeado, que apoiou o evento, a prefeita Carmen Regina Cardoso destacou a necessidade de integração das instituições no enfrentamento à drogadição. “Queremos e devemos cultivar vidas, e um exemplo disso é que Lajeado foi o terceiro município que mais investiu em educação infantil no período de 2006 a 2010”, enfatizou Carmen. Já Francisco Turra, deputado federal e presidente da Fundação Milton Campos, realizadora do evento, destacou que em recente pesquisa o Rio Grande do Sul exercia uma liderança nada invejável. “Com execeção da maconha, o estado gaúcho é o maior consumidor de drogas no país”, afirmou Turra.

Representando a Univates, que também apoiou o evento, o vice-reitor e pré-reitor de ensino da instituição, Carlos Cândido Cyrne, afirmou que a falência da família é uma das causas e também consequência da drogadição. Se referindo ao péssimo apontamento do RS na pesquisa sobre consumo de drogas, ele questinou quais seriam as façanhas dos gaúchos que servirão de modelo a toda terra. Por sua vez, o coordenador do Fórum da Drogadição e comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari, tenente coronel Antônio Scussel, afirmou que o caminho mais eficaz no enfrentamento à drogadição é o trabalho que envolve a conscientização dos jovens quanto aos melefícios dos entorpecentes.

Em seguida, os cerca de 300 participantes do evento, entre os quais representantes das secretarias de educação, saúde, assistência social, juventude, esporte e lazer, ONG’s, conselhos municipais, promotoria, área da segurança, entidades religiosas, entre outros, foram divididos em três auditórios da Univates para que assistissem às palestras de três painelistas. Entre os quais, a coordenadora, responsável técnica e docente nas capacitações, Helena Albertani, o psicólogo clínico Aurélio de Souza e a educadora Isabel Costa. Ao longo do seminário, três capacitações foram desenvolvidas com os participantes, que receberam informações quanto à Drogas, conceitos, usos e abordagens; Uso de drogas por crianças e adolescentes: fatores de risco e de proteção e dados epidemiológicos; prevenção de uso de drogas na escola: princípios, metodologia e estratégias. Também foram distribuídos um kit contendo cartazes, três cartilhas para educadores e 50 cartilhas sobre maconha, cocaína e inalantes, da série confeccionada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) “Por Dentro do Assunto”, além do certificado de participação.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado


Nenhum comentário:

Postar um comentário