Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vale do Taquari Notícias - 4 de Maio de 2012


Vale do Taquari Notícias - 4 de Maio de 2012

Um grande público prestigiou ontem a noite a abertura da Feira do Livro de Travesseiro, organizada no Ginásio da Escola Pedro Pretto. A programação segue até este sábado, com teatro, shows e o espaço palco aberto para apresentações de artistas locais.

O cantor sertanejo Tinoco, da dupla Tonico & Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira, na cidade de São Paulo. José Peres, 91 anos, estava internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, e morreu de insuficiência respiratória.

O PRB deve anunciar hoje o apoio oficial da sigla à chapa do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), que concorre à reeleição em Porto Alegre. A decisão foi tomada ontem em reunião da executiva municipal com os pré-candidatos do partido à Câmara de Vereadores.

A senadora Ana Amélia (PP) mostrou preocupação com o resultado da balança comercial do Brasil para o mês de abril de 2012, que registrou o pior resultado para o período desde 2002. A diminuição das exportações foi uma das principais responsáveis, acrescentou a parlamentar ao ressaltar que as vendas para a Argentina foram reduzidas em 27%. De acordo com Ana Amélia, esse decréscimo dos negócios com a nação vizinha atinge com mais intensidade o estado do Rio Grande do Sul. Setores importantes da economia gaúcha estão sendo seriamente atingidos, alertou a parlamentar, como a indústria moveleira e produtos como tubos de ferro, máquinas agrícolas e calçados. Os prejuízos para o estado já podem ser contados às centenas de milhões de dólares. Para Ana Amélia, a Argentina vem lançando mão de barreiras comerciais protecionistas de maneira irresponsável.

A Frente Política Cidadã, formada por PPS, PRP, PRTB, PT do B e PMN, anunciou, ontem à noite, na sede do PPS, em Porto Alegre, o apoio a candidatura de José Fortunati (PDT), formando uma aliança tanto na eleição majoritária quanto proporcional na capital do estado. O PV, que seria o sexto partido da coligação, decidiu apoiar a candidatura de Adão Vilaverde (PT).

A Fenachim, em Venâncio Aires, abriu os portões hoje às 10 horas, sem cobrança de ingresso. Às 16 horas acontece a reunião da Gestão Integrada Municipal. A noite, no Lonão tem baile com a Banda Barbarella, e no Poliesportivo o show nacional com Michel Telló.

O governo do Estado protocolou sete projetos do pacote de 22 propostas que o Piratini deverá enviar à Assembleia Legislativa. O pacote tem projetos polêmicos como o que trata do aumento do reajuste do licenciamento anual de veículos cadastrados no Detran-RS. Duas matérias encaminhadas envolvem a proposta de reestruturação da Central de Licitação e Compras do Estado. Uma delas promove a Central ao status de subsecretaria e a outra trata da criação de cargos.  
         
A 3ª edição do “Dia da Mulher Cidadã” será realizada hoje, a partir das 13 horas, no Centro Comunitário Evangélico de Imigrante.  O evento promovido pela Assistência Social,  faz parte da programação do 24º aniversário de criação do município.  O tema “A participação da Mulher no Contexto do Município”, será desenvolvido pela Emater.
        
O Conselho Municipal de Assistência Social de Roca Sales, em sua recente reunião, aprovou a adesão ao Plano Estadual de Implantação de Hortas Comunitárias. Se a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS aprovar a proposta encaminhada, Roca Sales receberá recursos para colocar o projeto em prática.
       
 O Ponto de Atendimento do SEBRAE em Encantado oferece de 21 a 25 de maio o curso Gestão de Estoque, com carga horária de 15 horas. O   objetivo é desenvolver capacidades de controle e ações estratégicas para avaliar e gerenciar o estoque com eficácia. As aulas serão realizadas no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio. 
        
Apesar do difícil fase vivida pela suinocultura, a Dália Alimentos prevê um crescimento de 21% para o setor até o final desse ano. É o que aponta o gerente da Divisão de Produtos Suínos, Roberto Crippa. A projeção é calculada de acordo com a quantidade de fêmeas dos associados. Se em 2011 a produção da cooperativa foi de 420 mil suínos, a expectativa para esse ano é de que esse número chegue a 507 mil. Nos produtos elaborados, Crippa prevê a cifra de 28,5 mil toneladas, o que representa um crescimento de 5,4%. Para atender essa demanda, a empresa tem investido na automação da fábrica.
        
A comitiva de Arroio do Meio que ontem esteve em audiência com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, aproveitou para verificar como está a tramitação do projeto de asfaltamento para Capitão. Segundo informações do secretário, a obra deverá ser reiniciada no segundo semestre.

O Sindicato dos Bombeiros do Rio Grande do Sul solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), a viabilização de dois projetos de Lei que regulamentam e instituem no Estado a profissão de bombeiro civil. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (03) no Palácio Farroupilha. O presidente do Legislativo gaúcho informou que irá solicitar à Procuradoria jurídica da Casa um estudo para a elaboração das propostas.
       
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado, através das voluntárias, organizam para o dia 12 de maio, o tradicional Pedágio da Prevenção, pelas ruas da cidade. A iniciativa é feita, anualmente, no sábado que antecede o Dia das Mães, com o objetivo além de arrecadar recursos para as ações da Liga, celebrar a data. A mobilização acontece das 08 à 12 horas
         
Hoje, às 14 horas, acontece assembleia dos professores no Gigantinho, em Porto Alegre. A categoria vai discutir a mobilização da classe em busca do pagamento do piso nacional do magistério. Da região do 8º núcleo, estão inscritos cerca de 120 professores  que se deslocarão em ônibus à Porto Alegre para participarem da mobilização.  

Ontem o deputado Edson Brum (PMDB) acompanhou lideranças de Arroio do Meio em reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque, quando trataram sobre a necessidade de duplicação de trecho das rodovias RSC 453, ERS 130 e ERS 129 - entre Venâncio Aires e Muçum. Na ocasião, o parlamentar também abordou com o secretário a necessidade da ligação asfáltica entre Arroio do Meio e Capitão, obra muito aguardada pelas duas comunidades. Junto com o prefeito Sidnei Eckert, o vereador Nestor Matte e o líder sindical Áureo Scherer, ouviu do secretário de que a obra poderá ser iniciada ainda no mês de julho deste ano.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado está recebendo inscrições para as oficinas de Cerâmica, Teclado, Violão, Alemão e Espanhol. Maiores informações podem ser obtidas na Casa de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário