Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 20 de junho de 2012

2º Musicaps acontece no dia 23 de junho, em Lajeado


1º Musicaps foi promovido em 2011, durante a Semana de Saúde Mental

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto e Crescer, promove no próximo sábado, dia 23, o 2º Musicaps, o Encontro Estadual de Grupos Musicais e de Corais do Caps. A atração acontecerá no Centro Comunitário do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), com recepção às 13h e início das apresentações às 14h.

No encontro, diversos serviços de atenção à saúde mental do Estado apresentarão o trabalho realizado em oficinas, as quais utilizam a música como elemento terapêutico de integração, reinserção social, participação, inclusão e cidadania.

Cerca de 30 usuários dos Caps de Lajeado realizarão apresentações, além de 60 músicos das cidades de Canoas, Estrela e Santana do Livramento, cujas participações já estão confirmadas. Os usuários do Caps I (Adulto) formam um coral e alguns tocam instrumentos de percussão. Já os do Caps i Crescer (Infanto Juvenil) tocam xilofone.


Musicaps
A ideia de promover o Musicaps no município surgiu a partir da participação dos grupos de Música dos Caps de Lajeado em um evento semelhante em Porto Alegre. Naquele evento, percebeu-se a falta de espaço que estes grupos tinham para mostrar o seu trabalho e para conhecer novas iniciativas. Em maio de 2011, durante a Semana de Saúde Mental, foi promovido o I Musicaps, quando diversos grupos de outras cidades participaram.

O objetivo da atração é proporcionar um encontro entre grupos terapêuticos que se utilizam da música como um elemento motivador. Nestes grupos trabalha-se a autoestima, a socialização e a valorização do indivíduo, portanto, a música volta ao seu ponto de origem e sua meta é expressar os sentimentos e o prazer de fazer música.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário