Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 12 de junho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 12 de junho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 12 de junho de 2012

A Secretaria da Agricultura de Capitão fará na segunda-feira, dia 18, a entrega do terceiro lote de bonificações rurais, para 69 produtores que apresentaram o talão de produtor em 2011. A entrega ocorre na Câmara de Vereadores, a partir das 13 horas e 30 minutos, e neste grupo, serão distribuídos 44 mil e 078 reais, em recursos que poderão ser aplicados conforme a necessidade de cada produtor.

Oito alunos e dois professores da Univates, que participarão do Projeto Rondon – Operação Açaí –, em julho, no Pará, realizaram reunião para definir as atividades que serem realizadas no município de Curralinho, distante 130km de Belém, capital do estado. O grupo do Vale do Taquari desenvolverá 40 atividades com foco na educação ambiental, inclusão digital, produção de rádio e materiais informativos; desenvolvimento de trabalho cooperativo; artesanato e turismo. O grupo partirá de Lajeado no dia 05 de julho, e o retorno está programado para o dia 22 de julho.

A Coordenação  dos Grupos da Terceira Idade de Travesseiro estará reunida nesta semana com os grupos Arco Íris da Picada Vinagre hoje e Viver Unidos de Três Saltos Baixo amanhã. Nos dois encontros a Psicóloga Jucelaine palestrará aos grupos abordando o tema “A vida ativa na Terceira Idade”.A Coordenação  dos Grupos da Terceira Idade solicita a todos os idosos interessados em escrever sua história de vida a ser publicada no livro para que a façam até o final do mês de junho.

O Democratas deve ingressar no grupo de legendas que apoiarão a candidatura à reeleição do prefeito José Fortunati (PDT). O anúncio oficial, entretanto, deverá ocorrer na próxima segunda-feira. A sigla, que lançou o deputado Paulo Borges como pré-candidato do partido à prefeitura, optará por fortalecer o pedetista.

Trinta e quatro matérias estão aptas para serem votadas esta semana pelo plenário da Assembleia Legislativa. Dessas, 17 proposições, todas do Executivo, trancam a pauta de votações desde a semana passada e, por isso, devem ser apreciadas antes das demais. A principal matéria que vai à votação é a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias.

O TSE pode julgar nesta terça-feira a ação do PSD na qual a legenda pede que seja revisto o critério de divisão do Fundo Partidário. O PSD quer que a Justiça faça a distribuição dos recursos com base na atual bancada de deputados federais e não na que foi eleita em 2010, quando o partido ainda não existia.

Os progressistas decidiram na noite de ontem, através de votação, apoiar o pré-candidato José Fortunati (PDT) nas eleições da Capital. O pedetista foi o escolhido pelo diretório municipal do partido por 63 votos a 44.  O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Em Ilópolis, produtores, técnicos e ervateiros, participaram de uma tarde de campo sobre as vantagens da adubação orgânica na produção de erva-mate. O evento foi promovido pela família Carlesso, Grupo Gestor do Polo Ervateiro e Emater.
           
A Secretaria de Agricultura de Capitão reuniu agricultores para uma palestra abordando temas referentes à cadeia produtiva do leite, com o foco na criação de bezerras. O palestrante Kattec Lallemand, defende a aplicação de novas técnicas para aumentar a produção, sem aumento dos custos.

A Inspetoria Veterinária de Encantado dá seqüência no dia de hoje a entrega de vacinas contra febre aftosa. Das 14 às 15 horas e 30 minutos, será no Salão Comunitário de Linha Garibaldi.
       
Os proprietários de veículos automotores com placas terminadas em 57, 67, 77, 87 e 97, devem pagar o IPVA e o Seguro obrigatório até amanhã dia 13 de junho.
        
O Grupo de Voluntárias do Hospital Santa Terezinha de Encantado promove nesta quarta-feira, dia 13, das 13 às 14 horas, no Auditório do Plano PAS, palestra com o médico geriatra Samir Moesch. O palestrante abordará temas referentes a terceira idade e como prolongar a vida  com boa saúde. O acesso é gratuito.
       
Divulgado o edital para obras de capeamento asfáltico em diversas ruas no centro da cidade  de Capitão. A reunião de abertura das propostas está marcada para às 10 horas, do dia 26 de junho, na Prefeitura. Os recursos para realização das obras são oriundos do Ministério das Cidades, com a contrapartida da prefeitura.
                
Na próxima quinta-feira, dia 14, acontece a convenção do PMDB de Marques de Souza. O encontro ocorre às 19 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores. Na ocasião será deliberado sobre coligação, e definidos os candidatos a prefeito, vice e vereador.
       
A partir do dia 30, empresas com mais de dez funcionários terão de usar certificação digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para realizar operações com a Caixa Econômica Federal, via internet, relacionadas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e com o repasse de informações à Previdência Social. 
       
A Famurs promove amanhã, dia 13, o seminário sobre “Trânsito Transporte e Mobilidade”. O evento acontece no auditório da Câmara de Vereadores de Guaíba. Em foco, a Municipalização do Trânsito, para  ações de sucesso na Fiscalização.
        
A listagem comparativa de eleitores na região constata-se que apenas três municípios registram redução do contingente eleitoral de 2008 para 2012.  Nesta situação estão os municípios de Paverama, Vespasiano Corrêa e Relvado.
       
Devido a escassez de água o prefeito de Progresso, Edgar Cerbaro, decretou situação de emergência. O documento foi encaminhado para a defesa civil regional e a vistoria aconteceu ontem, na cidade e interior do município. Os mais castigados são dos produtores de aves, suínos e gado leiteiro, que necessitam de grandes quantidades de água para manter as suas atividades, exigindo o transporte de água com caminhão pipa.
           
O PMDB de Westfália realizou no último domingo a sua convenção. A decisão foi de manter o partido coligado com o PT.  A mobilização interna propondo o rompimento da aliança e a indicação do ex-prefeito Alcido Lindemann, como candidato do partido, teve apenas 14 votos dos 48 convencionais. Com isto o PMDB deve indicar o vice na chapa encabeçada por Sérgio Marasca (PT), que vai buscar a reeleição.
       
Na próxima quinta-feira, dia 14, às 07 horas e 30 minutos, será realizado  no Salão Paroquial, no Centro de Estrela, o evento “Bom Dia Associado”, promoção  da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela, em parceria com a Lume Centro de Ensino. A palestrante será Liesel Dick, que abordará o tema “Como Encantar Clientes”.  O  ingresso será de um quilo de alimento não perecível
       
A Suinofest 2012 terá continuidade no próximo fim de semana, dias 15, 16 e 17 de junho. O evento é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), em parceria com a Administração Municipal, Lume Eventos. A programação se desenvolve no Parque João Batista Marchese.

A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza hoje, às 17 horas, mais uma sessão ordinária.

Em Bom Retiro do Sul, os vereadores tem sessão a partir das 19 horas.

Já o poder legislativo de Muçum, tem sessão às 19 horas e 30 minutos desta terça-feira.

A Secretaria de Saúde de Sério realiza nesta quinta-feira, dia 14, a Feira Municipal da Saúde. A programação ocorre no Salão Paroquial, iniciando às 09 horas e terminando às 16 horas.  Haverá transporte coletivo de todas as localidades. O valor arrecadado com o almoço, ao custo de 6 reais, será repassado para o hospital do município.
       
A AVAT (Associação dos Vereadores do Vale do Taquari), em parceria com a Câmara de Vereadores de Encantado, realiza assembleia no sábado, dia 16, às 08 horas e 30 minutos, no Parque João Batista Marchese, durante a programação da Suinofest 2012. Os palestrantes serão o jornalista Adriano Mazzarino, deputado estadual Edson Brum (PMDB), e os deputados federais Ênio Bacci (PDT) e Alceu Moreira (PMDB).

Confirmado para sábado, dia 16, no Parque João Batista Marchese, na cidade de Encantado, o Seminário de Prevenção do Câncer, a palestra do médico cirurgião Douglas Coltro e sua equipe de quatro profissionais que trabalham no Centro de Oncologia do Hospital Bruno Born. A iniciativa é da  Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado, e o evento faz parte da programação da Suinofest 2012. Estarão presentes representantes de todas as ligas da região  

O Núcleo de Cultura da Univates realiza até o dia 13 de julho, o período de inscrições para os interessados em expôr nos espaços disponibilizados pela Instituição no próximo semestre. O objetivo é acolher obras de artistas plásticos jovens ou consagrados das mais diversas tendências, permitindo a continuidade do trabalho de difusão cultural realizado na Univates. São cinco espaços disponíveis para exposição, identificados pelo número de seu prédio: Espaço Arte 3, 7, 8, 9 e 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário