Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sema de Lajeado orienta população a não desperdiçar água


CEA já realizou mais 2500 atendimentos somente em 2012

Em decorrência da prolongada estiagem que assola não só Lajeado, mas todo o Rio Grande do Sul, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) pede a colaboração dos munícipes para evitarem o desperdício de água. Dessa forma, recomenda-se não lavar calçadas e carros, tomar banhos rápidos, fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes e quando for lavar a louça, além de regar o jardim de casa com regador.
"São medidas simples que cada um deve adotar, mas que fazem uma grande diferença se forem acatadas pela maioria da população", destaca a titular da Sema, Simone Schneider. Segundo ela, Lajeado é abençoado por ser banhado por dois rios, o Taquari e o Forqueta, além de diversos arroios como o Encantado, Engenho e Saraquá. Entretanto, a abundância destes recursos hídricos não diminui a responsabilidade dos lajeadenses para com o meio ambiente, destaca Simone.

A secretária lembra que no dia 05 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, frisando que as ações de preservação ao meio ambiente devem fazer parte do cotidiano de todos nós. (frisando que todos os dias são do meio ambiente e que sua preservação está condicionada às ações cotidianas de todos nós). Através do Centro de Educação Ambiental (CEA) e do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), a Sema irá desenvolver atividades para marcar a data e contribuir para a educação da população.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dessa forma, no dia 05, a partir das 8h30min, uma equipe da secretaria estará no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Alberto Torres trocando uma sacola de pano por um kg de alimento não perecível. A ação faz parte do Projeto "Sacola de Pano: a nova moda é reutilizar preservando". Também serão fornecidas informações quanto ao Programa "Adote um Amiguinho", que estará neste mesmo dia completando seu 4º aniversário.

Entre os avanços do programa, destaca-se o encaminhamento de 557 caninos em situações críticas ao CCZV, onde recebem os cuidados mais urgentes, bem como vacinas e vermífugos antes de serem encaminhados para adoção. Além disso, os caninos são todos castrados e chipados, de maneira que se estimule a posse responsável. Simone também lembra que o CEA realizou mais de 2500 atendimentos somente em 2012, estimulando a conscientização por meio de palestras, oficinas, visitas ao aterro sanitário, Jardim Botânico de Lajeado e orientações à comunidade.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário