Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Serviço de Inspeção Municipal de Lajeado tem a adesão da Fruteira Degasperi

Já são 19 empresas certificadas para comercializar produtos de origem animal
RAFAEL SCHEEREN GRÜN

A Prefeitura de Lajeado entregou nesta quinta-feira (31), à Fruteira Degasperi do Bairro São Cristóvão, o certificado pelo credenciamento ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seaab). Na ocasião, o titular da pasta, Gilmar Simonetti, destacou que o município conta agora com 19 empresas certificadas pelo SIM, sendo que outros quatro processos já estão em tramitação. “É motivo de orgulho para nós conceder mais um credenciamento”, destacou Simonetti, lembrando que produtos com a marca SIM em sua embalagem garantem ao consumidor que são produzidos e inspecionados de acordo com as normas de segurança alimentar. “É a garantia para se adquirir produtos saudáveis e de origem legal”, completou. Por sua vez, o médico veterinário da Seaab responsável pelo SIM, Maurício Dutra Peres, explicou que além do retorno financeiro para os empreendedores, a certificação contribui para a diminuição da clandestinidade, pois toda cadeia acaba sendo investigada.

Já o proprietário da fruteira, Claudir Degasperi, afirmou que o credenciamento ao SIM se deu primeiro pela necessidade legal, mas que também visou garantir a qualidade dos produtos de origem animal comercializados pela sua fruteira, como salsichão caseiro, linguiça campeira, tripa recheada, costela e vazio recheados, entre outros embutidos frescais, que precisam de refrigeração. Degasperi destaca que investiu cerca de R$ 50 mil na adequação da sala para fabricação de embutidos, bem como na reformulação do açougue e na instalação, no subsolo da loja, da sala de triparia. “Lá podemos lavar as tripas, evitando a contaminação do ambiente e impedindo que o mau cheiro se espalhe por toda loja”, afirma o proprietário. Ele também comemora que panos não são mais usados no açougue, os quais foram substituídos por toalhas ecológicas. Outro destaque é a sala de embutidos, que por ser toda envidraçada, permite que o próprio consumidor possa fiscalizar e se certificar da higienização do local. “O bom é mostrar que tu está trabalhando certo, dentro das normas e com higiene”, frisa Degasperi.

Na intenção de ser reconhecida como a loja que preza pelas melhores práticas de fabricação, Degasperi providenciou uniformes padronizados para os dois trabalhadores que atuam no açougue da empresa. Em virtude do aumento de 20% nas vendas de embutidos desde que foi credenciado junto ao SIM, há cerca de seis meses, Claudir destaca que gerou três empregos, já que contratou os funcionários do açougue, além de uma moça que cuida da limpeza do açougue, sala de embutidos e sala de triparia. 

Credenciamento junto ao SIM

Interessados em se credenciar junto ao SIM devem procurar a Seaab, situada na Rua Santos Filho, 984, no andar térreo do ginásio Professor Nelson Francisco Brancher ou ligar para o telefone 3982-1033. O segundo passo é protocolar o pedido, formalizando o processo. Em seguida, o empreendedor deve apresentar um projeto de adequação da estrutura da empresa, e em seguida, solicitar a licença ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, que fará uma análise da água utilizada no empreendimento. Outro fator determinante para o credenciamento é providenciar o registro dos rótulos dos produtos, afirma Peres, lembrando que todas orientações do processo de certificação são feitas pela Seaab, sem qualquer custo ao empreendedor.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário