Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vale do Taquari Notícias - 13 de junho de 2012



Notícias Vale do Taquari - 13 de junho de 2012

Hoje é o último dia para os proprietários de veículos automotores com placas terminadas em 57, 67, 77, 87 e 97, efetuar o pagamento do IPVA e do Seguro Obrigatório.
                 
Nesta quarta-feira, nos turnos da tarde e noite, será apresentado em Doutor Ricardo, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, pela enfermeira Cristiana Bergmann Sgari, pelo psicólogo Daniel Cadore e pela nutricionista Eliana Giacobbo. A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. 
        
Hoje, às 17 horas, acontece  a solenidade de inauguração do asfalto de 450 metros da rua principal na Vila Santo Antônio – Mato Leitão.  O ato público será em frente ao ginásio de esportes da comunidade. 
        
Nesta quinta-feira, dia 14, às 18 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Já às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão do poder legislativo de Teutônia.
       
Programada para às 16 horas e 30 minutos de sexta-feira, dia 15, a manifestação por segurança no trânsito em Muçum. A concentração popular será nas margens da RS-129, Km 83, acesso ao bairro José Marcolin.

O STR de Encantado realiza assembleia geral, no dia 27 de junho, a partir das 13 horas e 30 minutos, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. Na ordem do dia, a avaliação da comemoração do cinqüentenário, prestação de contas, planos de saúde e outros assuntos do interesse do quadro social.
       
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo, pede aos interessados na aquisição de sementes de pastagens, que passem junto a Emater para retirar o laudo técnico para posterior compra da semente. Com o laudo técnico e a nota fiscal de compra da semente, pode ser pleiteado o ressarcimento, dentro da lei de incentivos.
    
Hoje, às 19 horas, será realizada sessão ordinária da Câmara de Vereadores em Capitão.

Os representantes dos usuários da água e da população que integram o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari - Antas reúnem-se sexta-feira, dia 15, em atividade que vai nortear o futuro dos recursos hídricos do Estado. Participam de oficina que simula modelos matemáticos e ensaios de cobrança pelo uso da água. Inicia às 13h30min, no auditório do Prédio 7 do Centro Universitário Univates, em Lajeado.
       
Em Progresso, as perdas com a estiagem no setor primário chegam a 5 milhões e 600 mil reais.
       
O município de Taquari completa 163 anos em 2012. De 03 a 08 de julho acontece uma programação especial para celebrar a data, trata-se da “Taquari em Festa”, promovida pela administração municipal.  
       
A Secretaria da Saúde de Capitão convoca todas as famílias com crianças menores de cinco anos, para mais uma etapa de vacinação contra a paralisia infantil, a ser realizada no dia 16 de junho, sábado próximo, com a seguinte programação. Na Unidade Sanitária, das 8:00 às 17:00 horas haverá uma equipe de plantão para fazer a vacina. No interior haverá vacinação com equipes volantes.

Na última quarta-feira, dia 06, o pub Dose Dupla de Estrela foi cenário para a coroação de quatro candidatas que entram na disputa da latina mais bela do Rio Grande do Sul. Receberam os títulos de Miss Cruzeiro do Sul Latina, Tatiana Herrmann, Miss Estrela Latina, Gabriela Bergmann, Miss Encantado Latina, Juliana Pisoni, e Miss Lajeado Latina, Júlia Schneider. As misses receberam a faixa e coroa dos coordenadores estaduais, flores dos coordenadores municipais e fizeram seu primeiro desfile oficial. A fase final do Concurso Miss Rio Grande do Sul Latina ocorre dia 11 de agosto, em Novo Hamburgo.

Morreu na manhã desta quarta-feira o ex-governador do Rio Grande do Sul Amaral de Souza. Ele será velado a partir das 14 horas no Palácio Piratini e sepultamento ocorre amanhã, às 10 horas, no Cemitério João XXIII. Amaral teria sofrido um AVC em outubro de 2006. Amaral de Souza governou o Estado de 1979 a 1982.

Produtores rurais interessados em participar da Expovale 2012, que ocorre entre os dias 09 e 18 de novembro no Parque do Imigrante, já podem inscrever-se. Interessados podem procurar informações na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), nos escritórios da Emater e nos sindicados de trabalhadores rurais. Serão cerca de 90 os estandes disponíveis no pavilhão 4. A comissão organizadora, a Emater e a Fetag definiram que será dada prioridade a agroindústrias familiares do Vale do Taquari.

Na cidade de Estrela o quadro político está praticamente definido, com três candidaturas a prefeito. O PPS que governa o município, deve ter como candidato o empresário Gilmar Neitzke, tendo como vice o ex-vereador Ademar Dadall. O advogado Carlos Rafael Mallmann será o candidato a prefeito pelo PMDB, sendo o seu vice o petista Valmor Griebeler. Já o PR terá como candidato a prefeito, o empresário Eduardo Wagner e o seu vice deve ser o vereador Aloísio Malmmann, do PSD.

A Secretaria de Agricultura de Travesseiro tem a disposição mudas de eucalipto para reflorestamento. As mudas adquiridas dentro do município tem o transporte subsidiado pela Prefeitura.

Em Lajeado, o PP e o PSDB vão estar coligados nas eleições de outubro, faltando definir os nomes dos candidatos a prefeito e vice. Com a coligação encaminhada, o PSDB passa a fazer parte do governo municipal, ocupando a Secretaria da Cultura e Turismo, com Auran Terra, e a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, com Samuel Sebben. Os tucanos também poderão assumir a Secretaria da Agricultura, que atualmente é comandada por Gilmar Simonetti.
                       
A direção e professores da Escola Pedro Pretto de Travesseiro realiza no dia 16 de junho a festa família na escola. A programação prevê recepção, apresentações dos alunos, atividades recreativas e almoço.

A Secretaria da Saúde de Lajeado, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto e Crescer, promove no dia 23 de junho o 2º Musicaps, o Encontro Estadual de Grupos Musicais e de Corais do Caps. A atração acontecerá no Centro Comunitário do Colégio Evangélico Alberto Torres, com recepção às 13h e início das apresentações às 14 horas.

Iniciou hoje o trabalho de asfaltamento das ruas Júlio de Castilhos e Guerino Lucca, numa extensão de aproximadamente 400 metros, desde o entroncamento com a Rua Eduardo Satler até o Supermercado Cosuel. Recentemente, a Secretaria de Obras de Encantado realizou trabalhos de infraestrutura, com a colocação de mais de 200 metros de tubos para escoamento do esgoto pluvial e nove bocas-de-lobo.

Ontem foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Lajeado. Como presidente assume Ana Lúcia Pretto. A próxima reunião ficou marcada para o dia 10 de julho, às 16 horas, no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo. As reuniões acontecerão sistematicamente todas as segundas terças-feiras de cada mês.

Foi aprovado na Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira, por 31 votos a nove, o projeto de lei do Piratini que cria a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que passará a administrar os pedágios estaduais a partir de 2013. A emenda que atende às sugestões da bancada do PDT também foi aprovada, por 35 votos a 12.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) e a Câmara de Vereadores de Encantado promovem encontro sábado, dia 16, a partir das 8h30min. Será no auditório Pietran, no Parque João Batista Marchese, na cidade de Encantado, integrando a programação da 11ª Suinofest. Na pauta, painéis que vão abordar comunicação, Código Florestal, os royalties do petróleo e segurança pública. Os palestrantes serão o jornalista Adriano Mazzarino, o deputado estadual Edson Brum (PMDB) e os deputados federais Alceu Moreira (PMDB) e Enio Bacci (PDT).   

A administração municipal de Encantado iniciou nesta semana a colocação de leivas no campo de futebol, do Centro Esportivo Navegantes. O projeto completo prevê, além do campo, estacionamento, pistas de saltos olímpicos, vestiários, arquibancadas, uma sala para desenvolvimento de projeto social e oficinas e uma horta comunitária. No início do ano, o município adquiriu uma área de 14 mil metros quadrados, onde será construído inicialmente um campo de Futebol 11. O investimento na aquisição foi de R$ 70 mil. A previsão de conclusão das obras, com cercamento parcial, colocação do gramado e goleiras, está previsto para o mês de julho.

O Centro de Referência de Assistência Social de Roca Sales promove mais uma oficina do Projeto “Fazendo Arte”. Desta vez são confeccionadas almofadas por mulheres e idosas. A capacitação inicia na próxima terça-feira, dia 19, no Centro. Serão quatro aulas realizadas em dois turnos. Nos dias 19 e 26 de junho ocorrem das 8h30min às 10h30min e nos dias 21 e 28, das 14h às 16h. A formação será conduzida pelas oficineiras Mara Neitzke e Jaqueline Scottá. As inscrições podem ser efetuadas até segunda-feira, dia 18.

O número de trabalhadores por conta própria no país já ultrapassou a marca de 2,5 milhões. Segundo a Receita Federal do Brasil, 2 milhões 515 mil 241 trabalhadores já haviam se formalizado como Empreendedor Individual. O comércio de roupa de confecção responde pela maior parte das adesões. São mais de 246 mil empreendedores atuando nessa área. Em seguida, aparecem os cabeleireiros, com mais de 174 mil adesões, e os trabalhadores que atuam na construção, com 72 mil inscrições.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite se realizará no próximo sábado, dia 16, nos postos de saúde e comunidades do interior. No Dia D de vacinação, a equipe da Secretaria da Saúde de Encantado disponibilizará suas equipes para atendimentos no Posto de Vacinas do Centro, das 08 às17 horas, e nos bairros e interior de acordo com cronograma. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos do total de 1.080 pessoas desse grupo no município, o que representa 1.026 crianças.

Nesta quinta-feira, dia 14, às 07 horas e 30 minutos, será realizado  no Salão Paroquial, no Centro de Estrela, o evento “Bom Dia Associado”, promoção  da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela, em parceria com a Lume Centro de Ensino. A palestrante será Liesel Dick, que abordará o tema “Como Encantar Clientes”.  O  ingresso será de um quilo de alimento não perecível
       
A Secretaria de Saúde de Sério realiza nesta quinta-feira, dia 14, a Feira Municipal da Saúde. A programação ocorre no Salão Paroquial, iniciando às 09 horas e terminando às 16 horas.  Haverá transporte coletivo de todas as localidades. O valor arrecadado com o almoço, ao custo de 6 reais, será repassado para o hospital do município.
       
Na próxima sexta-feira, dia 15, a Societá Italiana Fiori Dei Piani, realiza sua festa gastronômica, na sede da entidade, em Linha Santa Rita - Estrela. A programação inicia às 20 horas e 30 minutos, e, entre as atrações, além de diversos pratos típicos, está previsto o show da cantora Regiane Assolini.

A inauguração da fábrica de leite em pó da Dália Alimentos acontece no dia 15 de junho, data em que a cooperativa comemora 65 anos. A programação inicia às 10 horas, com credenciamento. Cerca de três mil pessoas são esperadas para o evento. Para animar o público, a inauguração contará com shows de Os Fagundes e Pedro Ernesto Denardin. O complexo está localizado às margens da RS-130, quilômetro 91, em Palmas, Arroio do Meio. O investimento na nova fábrica é de R$ 64,4 milhões. Em 45 mil metros quadrados, o complexo é composto por uma torre principal e mais 12 prédios de apoio. Entre 80 a 90 empregos serão gerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário