Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 25 de julho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 25 de julho de 2012

A administração municipal de Lajeado iniciou a pavimentação asfáltica de diversas ruas no município. O investimento é de 1 milhão e 500 mil reais. 

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Capitão.

Tem seqüência hoje a programação da Semana da Imigração Italiana de Encantado:
13h – Recepção no hall do Centro Administrativo, com integrantes da ASSEDI
16h30min - Apresentação do Coral São Carlos, de Jacarezinho
18h – Solenidade em homenagem aos 19 Anos do Gemellaggio Encantado|Valdástico, na Casa de Cultura

O STR  de  Garibaldi, atende hoje todo o dia na Câmara de Vereadores de Coronel Pilar, para a atualização do Cadastro Vinícola obrigatório, safra 2012. Nesta quarta-feira devem comparecer os moradores das linhas São Bartolomeu, Caravágio e Santa Tecla.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza hoje, a partir das 08 horas e 30 minutos,  o treinamento gratuito “Ferramentas de crédito e cobrança”. O encontro ocorre no auditório da entidade, tendo no conteúdo, elaboração de cadastro, cuidados com cheques, SPC, venda para menor de idade, registros de inadimplência, dano moral e Código de Defesa do Consumidor.
      
Em Anta Gorda hoje é feriado e ocorre a Festa do Colono, do Motorista e dos Aposentados. Às 10 horas haverá missa em dialeto vêneto na Igreja São Carlos e depois seguem os festejos no Ginásio Municipal.
       
Os trabalhadores Rurais de Sério tem encontro de confraternização nesta  quarta-feira no Salão Paroquial. O evento é promovido pela direção do Sindicato de Trabalhadores Rurais.
        
Colinas realiza hoje a sua festa para homenagear os colonos e motoristas. Na parte da manhã aconteceu desfile pelo centro da cidade até o salão comunitário e a tarde ocorre confraternização.
       
 As cidades de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza, realizam hoje a comemoração integrada do Dia do Colono, organizada  pelo STR que atende estes municípios. A programação se desenvolve na sede do Juventude, em Conventos - Lajeado. 

A pavimentação de uma rua em Lajeado que custou R$3,3 milhões para a prefeitura precisou de conserto, menos de um mês depois de inaugurada a obra. A construtora foi informada pela fiscalização da prefeitura sobre problemas surgidos e sem custos novos, o trajeto foi refeito com a colocação de drenagem.
        
Continuam as tratativas para a instalação do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Prisional na Região. Depois de diversos encontros e conhecidas as capacidades estruturais dos presídios de Lajeado, Arroio do Meio e Encantado, foi acertada para o dia 31 de julho, uma visita ao NEJA Prisional em Caxias  do Sul. Após esta visita deve ocorrer um novo encontro na região para definir esta situação.
       
A comitiva de lideranças da região que recentemente esteve em Porto Alegre, pleiteando junto ao Secretário de Segurança Pública, Airton Michels, a instalação de um curso para formação de 60 soldados da Brigada Militar, ainda não teve resposta sobre o pleito. Na oportunidade também foi solicitada a imediata construção de um presídio amplo e seguro, atendendo a demanda regional.
       
A União Encantadense das Associações de Água – UESA, realiza reunião, no dia 31 de julho, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório Imigrante,do Centro Administrativo. No encontro as associações devem ser representadas pelo presidente e vice.  
       
Com expectativa de um crescimento em torno de 10% no consumo de erva-mate no Rio Grande do Sul nos próximos três anos, a cadeia produtiva procura organizar-se para suprir a demanda estadual. O Sindicato da Indústria do Mate do Estado do RS(Sindimate) realiza junto aos cinco polos ervateiros, pesquisa para levantamento da área de produção, variedades e investimentos no setor. O trabalho deve ser concluído em agosto.
          
Em Estrela foi criada a Associação dos Taxistas. O presidente da entidade Werner Lenz, deve se reunir nos próximos dias com o prefeito Celso Bronstrup, para tratar de algumas reivindicações da categoria.
       
“O desafio da competitividade no Rio Grande do Sul” será o tema da reunião-almoço da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, que acontece amanhã. A recepção será a partir das 11 horas e 30 minutos, no Grêmio Cultural Teutoniense e o palestrante  será  o presidente da Fiergs, Heitor Müller.
       
Novidades na Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova. A partir de um acordo feito no começo do ano, a atual mesa diretora  presidida por  Edevaldo Borges dos Santos (PDT) renunciou e assumiu a presidência Marcos Adriano Lerner (PSD).
        
Com a proposta de formar jovens multiplicadores na Diocese de Montenegro, foi realizado no final de semana em Bom Princípio, a formação de um grupo de mais de 70 pessoas com a coordenação do Padre Blásio Henz. Foi uma preparação para a Jornada de Juventude, que acontece em 2013, no Rio de Janeiro, com presença do Papa Bento XVI. 

Mais um semestre de atividades inicia na Univates nesta quinta-feira, dia 26 de julho, nos câmpus de Lajeado e de Encantado, data em que mais de 9 mil e 500 alunos devem retornar às aulas nos cursos de graduação e técnicos. Já no dia 09 de agosto, às 19h10min, no auditório do Prédio 11, aUnivates realiza o “Encontro de recepção aos bixos”, com a proposta de esclarecer dúvidas sobre o universo acadêmico e o funcionamento de setores.

O Coral Municipal de Encantado promove no dia 26 de agosto, às 18 horas, o Concerto Coral no Auditório Itália, do Centro Administrativo. Os ingressos a R$ 5 já podem ser adquiridos com os integrantes do Coral.

A Secretaria de Obras de Capitão realizou esta semana a colocação de 80 tubos de concreto na rua Francisco Fachini para construção de rede pluvial e reformas na rede de água. A equipe também realizou alargamento da rua e outros serviços de melhoria, já que o acesso possui diversos moradores e é uma das vias alternativas para acesso ao Parque de Eventos e ao Cemitério Municipal.
       
Em solenidade realizada na noite de ontem, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) deu posse a três escritores que ocuparão cadeiras de imortais. A solenidade aconteceu dentro da programação do 5º Colóquio Literário, no Salão Troller, no Parque Histórico de Lajeado. Foram imortalizados Airto Gomes, de Encantado; Lenira Heck, e Vera Nicaretta, as duas de Lajeado. Com a admissão de mais três escritores, a Alivat passa a ter 25 imortais.

No dia 02 de agosto, será leiloado o restante do patrimônio da falida Calçados Majolo de Arroio do Meio. O leilão será realizado na sede do Leiloeiro Oficial na Santa Rita, em Estrela. O destaque fica para o imóvel no Bairro Rui Barbosa – Arroio do Meio, onde funcionava a sede da empresa. O terreno e prédios com mais de 5.400m² estão avaliados em 4 milhões e 100 mil reais.

A Farmácia-Escola da Univates promove nesta quarta-feira, dia 25, a Oficina de Farmácia Caseira, que será ministrada por acadêmicos da Instituição. A atividade ocorre nadas 15 às 16 horas, na sede da Farmácia-Escola, no Centro de Lajeado. As inscrições para a oficina são gratuitas.

A direção do Moinho Sangalli de Encantado está promovendo concurso para escolher a foto do calendário 2013. O tema é “Cozinhando com a Mamãe.” As fotos devem ser encaminhadas pelo e-mail concursocultural@moinhosangalli.com.br, até o dia 15 de outubro.
       
Sábado, dia 28, o CTG Querência do Mate realiza em Ilópolis o “6º Carijo – Uma Noite do Sul”, sem cobrança de ingresso.  Entre as atrações: Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Vaqueanos da Cultura de Soledade, gaiteiros da região e a Banda Marcial de Ilópolis.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário