Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Notícias Vale do Taquari - 27 de julho de 2012


Notícias Vale do Taquari - 27 de julho de 2012

Encerram hoje as inscrições para o cadastro de contratações emergenciais para servidores nas escolas estaduais, nas funções de Agente Educacional, áreas de manutenção, alimentação e administrativa, e de agente especial que fale a língua Kaingang, esta vaga somente para Lajeado. A inscrição deve ser feita pelo site www.educacao.rs.gov.br.
            
Inicia hoje em Venâncio Aires, a 35ª Festa do Colono. No primeiro dia do evento, que prossegue até domingo, dia 29, acontece o Sarau Cultural, em Linha Teresinha.
     
Hoje é o último dia para os estudantes da UERGS se inscreverem no programa bolsa estudantil. As inscrições devem ser feitas nas secretarias dos polos regionais. Quem se enquadra ao programa receberá 250 reais por mês para auxílio transporte e alimentação.
       
Nas escolas de Progresso encerram somente hoje as atividades do primeiro semestre. O atraso se deve ao período que não houve aula, em função da estiagem. 
        
Coordenadores do curso de graduação e mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul participam hoje, às 19 horas, da reunião do G8, no Centro Administrativo em Santa Clara do Sul. Na ocasião, será feita a apresentação do projeto turístico Trilhas e Memórias. O G-8 busca parceria com a universidade para a concretização do projeto.
        
Marcada para a próxima terça-feira, mais uma etapa do curso de formação de secretários das escolas estaduais desenvolvido através de encontros sistemáticos. O objetivo é melhorar e eficiência do desempenho nos serviços relacionados à escrituração, alimentação e armazenamento das informações e documentação das escolas. O encontro ocorre no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, em Estrela, a partir das 08 horas.
        
O Ponto de Atendimento do Sebrae em Teutônia, promove em  parceria com a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, oficinas “Ideias gerando resultados”. A formação ocorre nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a partir das 19h15min  no auditório da CIC em Teutônia. No conteúdo,  ambiente e conceito de gestão de projetos, processos de gerenciamento de projeto, planejamento, execução, monitoramento e controle. 
        
Cerca de 600 famílias em três localidades do interior de Arroio do Meio, estão sendo contempladas com as ampliações dos sistemas simplificados de abastecimento de água. Os R$ 80 mil aplicados nestas obras foram liberados pela Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano.
          
A 3ª Coordenadoria Regional de Educação e o Senac, informam que foram prorrogadas até o dia 03 de agosto as inscrições para 40 vagas, gratuitas, no curso de Técnico em Marketing, ofertados pelo Pronatec, programa do governo Federal de acesso ao Ensino Técnico e ao Trabalho,  dirigido à estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino  Médio de escolas públicas e de Educação de Jovens e Adultos.
        
Um levantamento do Codevat, mostra que no primeiro semestre de 2012, o Vale do Taquari reduziu o número de postos de trabalho, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram fechadas 113 vagas na soma feita nos 38 municípios da região. 
                 
Restam poucos dos 90 espaços destinados para a agricultura familiar da região, para Expovale 2012. Os interessados devem procurar a Acil em Lajeado ou a Emater e STR de seu município. A partir do dia 15 de agosto, o preenchimento dessas vagas será também aberto para produtores de fora do Vale do Taquari. O restante dos espaços está sendo reservado para o artesanato rural e parte comercializado. A Expovale ocorre de 09 a 18 de novembro em Lajeado.
       
Acontece hoje, em Veranópolis, mais uma reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O encontro inicia às 9h30min, na Casa de Cultura.

Os municípios têm até 22 de agosto para protocolar recurso sobre o índice provisório do ICMS para 2013, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de julho. Na região da Amvat, 23 prefeituras terão queda de retornos do ICMS.
       
Os moradores das margens da ERS-482 – Bairro Dona Rita, Arroio do Meio, marcam reunião para às 19 horas da próxima quarta-feira, para deliberar sobre uma possível manifestação pública. A sugestão é reunir moradores de todo o trajeto do Vale do Arroio Grande, inclusive de Capitão, para reivindicar o asfaltamento da rodovia. Por outro lado, o governo do estado anuncia que contratou uma empresa para realizar os estudos da obra.
           
Marcada para terça-feira,  dia 31, a visita de uma comissão da região a Caxias do Sul, para verificar o funcionamento do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos - NEEJA Prisional. A ideia é implantar o programa no Vale do Taquari, para ampliar o atendimento educacional à população carcerária.
        
Na sessão de ontem do poder legislativo de Teutônia, os vereadores aprovaram dois projetos de origem legislativa, denominando ruas. Um projeto do executivo, remanejando recursos orçamentários ficou baixado para estudos.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação e o Senac, informam que foram prorrogadas até o dia 03 de agosto as inscrições para 40 vagas, gratuitas, no curso de Técnico em Marketing, ofertados pelo Pronatec, programa do governo Federal de acesso ao Ensino Técnico e ao Trabalho,  dirigido à estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino  Médio de escolas públicas e de Educação de Jovens e Adultos. A Coordenadora Adjunta, Rosely Schneider e Beatriz Reckziegel responsáveis pelo Pronatec na 3ª CRE consideram ser uma oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento para os estudantes que tem a possibilidade de cursar um Ensino Técnico paralelo ao Ensino Médio. 

Foram prorrogadas, até a próxima terça-feira, dia 31, as inscrições para os cursos do Interlínguas Univates. São oferecidos seis idiomas para os interessados em aprimorar seus conhecimentos: inglês, alemão, espanhol, italiano, francês e mandarim, que é a novidade deste semestre. Os horários disponíveis podem ser conferidos no site www.univates.br/interlinguas.

Os moradores do Bairro Jardim do Trabalhador receberão no sábado, dia 04 de agosto, o projeto Saúde na Comunidade. Durante toda a manhã, equipes da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado oferecerão diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, exame preventivo de mamas, pré-câncer, avaliação nutricional e de saúde bucal, no salão comunitário. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado abriu as inscrições para oficinas de capoeira. As aulas são gratuitas e acontecerão a partir de 09 de agosto, sempre às quintas-feiras, pela manhã, das 10 às 11 horas e à tarde, das 15 às 16 horas. Os interessados podem se inscrever na Casa de Cultura.

Está sendo preparado para domingo, dia 29, um mutirão comunitário em Cruzeiro do Sul, para a limpeza da Casa do Morro, um dos pontos turísticos da cidade e região, que foi abandonado nos últimos anos. O prédio foi construído há 140 anos.
               
A Emater de Encantado comunica aos apicultores que estará recebendo cera bruta até segunda-feira, dia 30 de julho. O custo da mesma é de R$ 2,00 o kg. Os técnicos alertam que a cera deve estar purificada e sem umidade.
           
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza no dia 14 de agosto, a partir das 15 horas, o tradicional "Café Colonial". O evento acontece no Salão Paroquial, e as fichas custam 15 reais. A expectativa é de que 600 pessoas participem do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário