Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vale do Taquari Notícias 12 de julho de 2012



Notícias Vale do Taquari 12 de julho de 2012

O recesso parlamentar da Assembleia Legislativa se inicia na próxima semana, dia 15, e se estende até o dia 29 de julho. Não haverá sessões plenárias durante o período. No entanto, os gabinetes dos deputados continuarão em funcionamento. Os servidores do Legislativo não estão dispensados das funções durante o recesso. No dia 30 de julho, as atividades retornam ao ritmo normal. A primeira sessão plenária do segundo semestre ocorrerá em 31 de julho.

Em Capitão os alunos da rede municipal estarão de férias de 21 a 30 de julho.

Hoje, às 14 horas e 30 minutos, acontece no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, a última apresentação da peça teatral promovida pelo Art-Sesc, voltada às crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.  
        
Duas câmaras de vereadores da região realizam sessões ordinárias nesta quinta-feira. Em Marques de Souzas, o poder legislativo estará reunido a partir das 18 horas e na cidade de Teutônia, às 18 horas e 30 minutos.
       
A Secretária de Saúde de Doutor Ricardo comunica que hoje a tarde não  haverá atendimento na Unidade de Saúde. Toda a equipe estará em treinamento para a implantação do Prontuário Eletrônico.
          
A administração municipal de Progresso adquiriu um caminhão, pelo valor de 300 mil reais.  O veículo está sendo utilizado para o transporte de calcário e adubos até as propriedades, para o programa de refertilização do solo.
    
Cheques sem fundos atingem no primeiro semestre 2,07% o maior patamar desde 2009. No Rio Grande do Sul, o índice é de 2,17%, número superior a média nacional.

O CTG Sentinela da Tradição de Muçum, que está completando 50 anos, realiza Rodeio Artístico no final de semana. O evento ocorre nas dependências do Ginásio Esportivo Municipal e  na Escola Souza Doca.
       
A Emater de Encantado encerra nesta sexta-feira, dia 13, o período de  inscrições para o curso de artesanato de vasos de flor com caixas de leite. O curso será realizado de 16 à 23 de julho e a inscrição custa cinco reais. 
        
Nos municípios  Encantado, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Capitão e Pouso Novo, o primeiro semestre letivo nas escolas municipais encerra amanhã. O retorno para as escolas está marcado para o dia 30 de julho. No decorrer do período de recesso, os professores terão compromissos de qualificação.
        
A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela promove em parceria com o Sebrae, um curso de desenvolvimento de equipes administrativas. Serão 15 horas, entre os dias 23 e 27 de julho, na sede da entidade.

A Secretaria da Saúde de Lajeado está disponibilizando a partir de hoje mais 1.080 doses da vacina contra a Influenza.  Estas doses são disponibilizadas nas unidades de Saúde dos bairros Centro e São Cristóvão.
        
Os profissionais que atuam na construção civil têm a oportunidade de capacitar-se através de curso Mestre de Obras. O treinamento inicia no dia 11 de agosto e segue até abril de 2013. Serão formadas duas turmas, com aulas aos sábados – uma turma de manhã e outra a tarde. A inscrição pode ser feita pelo fone 3714-4201. O curso ocorre na sede do Sindicato da Construção Civil em Lajeado.
          
Três empresas gaúchas foram atingidas pela decisão da Agência Nacional de Saúde, suspendendo a venda de planos de saúde. Entre estas está a “Social - Sociedade Assistencial e Cultural”, de Lajeado. A suspensão da comercialização dos planos deve-se ao não cumprimento dos prazos para a realização de consultas e exames.
          
Os 47 municípios gaúchos que ainda não possuem agência de Correios estão na expectativa de serem atendidos até o final de 2012. Entre as cidades que devem ser contempladas estão: Capitão, Coqueiro Baixo, Itapuca e Travesseiro. A informação é de Jair Batista Antunes, Diretor Regional dos Correios no RS.
           
Ilópolis sedia no dia 24 de agosto o Encontro Regional do Artesanato. O evento surge da necessidade de qualificar o trabalho dos artesãos, de desenvolver o associativismo neste setor, e, aprimorar a questão da comercialização. Participam do evento, representantes dos municípios de  Itapuca, Arvorezinha, Ilópolis, Putinga, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Relvado, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia e Encantado.

Ontem a Senadora Ana Amélia Lemos (PP), manifestou preocupação com o aumento da incidência da Gripe A na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, e pediu ao Ministério da Saúde mais empenho na vacinação nas áreas que apresentam surto da doença:

Um apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.405 da Mega-Sena. Os números sorteados, na noite de ontem foram: 03, 14, 17, 32, 37 e 39. O acertador, de Curitiba, no Paraná, vai levar para casa R$ 27.622.910,73.

Na cidade de Encantado o programa “Viver Bem”, promovido pelas secretarias municipais de Assistência Social e da Juventude, Desporto e Turismo, oferecerá neste sábado, dia 14, às 15h, uma palestra gratuita sobre nutrição. O evento será realizado no Auditório Itália do Centro Administrativo e é aberto a toda a comunidade. A nutricionista Cristiane Ritt falará sobre os benefícios de uma alimentação saudável para o organismo, aliada a exercícios físicos. Ela também apresentará sugestões de cardápios e combinações de alimentos equilibrados e nutritivos.

Profissionais da contabilidade, candidatos nas eleições de 2012 e dirigentes partidários são o público alvo do curso sobre prestação de contas eleitorais. O treinamento ocorre no dia 20 de julho, das 14h às 18h, na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), no Bairro São Cristóvão, em Lajeado.  O investimento é de um quilo de alimento não perecível. A capacitação será ministrada pelo advogado e consultor em contabilidade eleitoral, Carlos Souto Júnior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3709-2798.

Foi lançada na manhã de ontem, no Parque Histórico, a VII Feira do Livro de Lajeado, promovida pela Secretaria de Educação e pelo Sesc. O tema do evento será “Quadrinhos, uma aventura literária” e acontecerá de 11 a 16 de setembro, no Parque do Imigrante. A VII Feira do Livro de Lajeado tem como patronesse a escritora gaúcha Marisa Martins Hädrich.

Realizou-se nesta semana a reunião mensal do Conselho Municipal de Cultura de Lajeado. Entre as deliberações, ficou estabelecido que a área do turismo deverá ser desvinculada do Conselho Municipal de Cultura. Dessa forma, o Conselho Municipal de Turismo poderá ser criado em Lajeado, já que atualmente não tem representação.

A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza na segunda-feira, dia 16, a entrega do 4º lote de bonificações rurais para os produtores que apresentaram o talão em 2011. Neste grupo, serão 68 produtores beneficiados, totalizando um repasse no valor de R$ 41.401,00. A entrega ocorre na Câmara de Vereadores, às 13 horas e 30 minutos.

A peça teatral A Torre, do Grupo Luz & Cena, será encenada quarta-feira, dia 18, às 19h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, para os professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento integra a programação da Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no período de recesso escolar, que ocorre de 16 a 29 de julho para os alunos. Também foram convidados para assistir à peça os professores da rede municipal de Roca Sales.

Dando continuidade aos serviços de melhorias nas estradas e ampliação de redes do município, a equipe da Secretaria de Obras de Capitão concentrou os trabalhos da semana nas ruas do centro da cidade. Ontem, foi realizada a colocação de tubos numa extensão de aproximadamente cem metros para melhoria da rede pluvial na Rua Sete de Setembro. A equipe também vem realizando melhorias na rede de água e demais serviços de estruturação em diversas áreas do centro da cidade.

Em Ilópolis, acontece hoje o  4º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. A programação se desenvolve das 13 às 16 horas e 30 minutos, na sede do CTG Querência do Mate.
        
A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza hoje, às 14 horas, a reunião de renovação de receitas médicas em Três Saltos Baixo.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza visita empresarial à Cervejaria Heineken, em Gravataí, no dia 25 de julho. A visitação ocorre das 09 às 11 horas e 30 minutos, sendo que a saída de Encantado está marcada para às 06 horas. .  Estamos planejando a saida de Encantado por volta das 6 horas da manhã. Os interessados devem confirmar presença até o dia 10 de julho na ACI-E.

O Núcleo de Cultura da Univates realiza até esta sexta-feira, dia 13, o período de inscrições para os interessados em expôr nos espaços disponibilizados pela Instituição no próximo semestre. O objetivo é acolher obras de artistas plásticos jovens ou consagrados das mais diversas tendências, permitindo a continuidade do trabalho de difusão cultural realizado na Univates. São cinco espaços disponíveis para exposição, identificados pelo número de seu prédio: Espaço Arte 3, 7, 8, 9 e 11.

O Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado vai receber sábado, dia 14, a partir das 20h, o espetáculo Noite Musical “Fernando Graciola & Convidados”. O evento beneficente une cultura e solidariedade. O ingresso será um quilo de alimento não perecível, que posteriormente serão doados a entidades locais. O músico encantadense Fernando Graciola, vai receber no palco amigos e colegas de profissão, como Fábio Tiecher, Maurício Horn, Guilherme Patussi e Nice Porto. O evento conta com apoio de diversas entidades da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário