Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 23.08.12


Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 23.08.12

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Durante o período eleitoral, não vai ter.

FRASE: "

Na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador" (Filósofo, no Salão do Hermes e Leonardo)

Impressionante o ritmo das obras de instalação das luminárias na BR 386 entre a Passarela antes do Trevo, até a metade da Ponte sobre o Rio Taquari. A cada dia que a gente passa, está mais adiantado o serviço. Serão 61 de cada lado da rodovia. Se o ritmo continuar, as obras terminarão antes do prazo previsto. Sem dúvida.

Transporte escolar está normalizado, segundo informação do vereador Marco Wermann (PT). Alunos do interior agora pode usufruir, também para o ensino fundamental.

Novamente duramente criticado o atendimento do SAMU em Estrela. Vereador Juarez Fülber (PPS) relatou o caso de uma senhora que estava sofrendo de um derrame, e quando ligou ao SAMU teve o telefone desligado, com o atendente informando que no caso não seria atendido. Ligou aos bombeiros e pela primeira vez eles também demoraram "Hoje aquela senhora está baixada no Hospital com início de derrame. As reclamações contra a SAMU são procedentes". Ele explicou que com assinatura do convênio, a Prefeitura não pode mais usar as ambulâncias do municipio. Marco Wermann (PT) disse que é grave o caso da SAMU e que isso tem que acabar. Cristiano Nogueira (PMDB) comentou que deveria ser rompido o contrato, voltando o atendimento ao municipio: "Negligência é crime grave", afirmou.

Câmara de Vereadores aprovou a Municipalização do trecho da RS 129 entre a Ponte sobre o Arroio Boa Vista, entre os bairros São José e Boa União, parte do braço do Trevo e parte da Rota do Sol até a Avenida Guilherme Sipmann, Bairro Pinheiros. Prefeito Celso Brönstrup, que deve receber a matéria ainda esta semana, vai sancionar logo, transformando o Projeto em Lei.

Daí, o Prefeito irá atrás do Projeto para a Rótula no início da Rota do Sol e se ele não for encontrado no DAER, outro será feito logo. "Então vamos buscar recursos para iniciar ainda este ano a obra. De agora em diante, não dependeremos mais de decisões ou entraves do DAER, que só complicou", afirmou o Chefe do Executivo.

A Prefeitura vai também iniciar logo a manutenção do prolongamento da Rua João Lino Braun até a Ponte sobre o Arroio Boa Vista "O Próximo passo será pavimentar este trecho, mas temos de esperar o DAER concluir a reforma desta ponte", disse Celso Brönstrup.

Cooperativa Languiru de Teutônia vai ser a única cooperativa do Estado que vai receber a visita da Ministra da Agricultura da Alemanha, Ilse Aigner. Acontece dia 28, as 14h e 30min. Vai ser discutido o projeto de Cooperação Bilateral desenvolvido pela DGRV - Central de Cooperativas da Alemanha e Sescoop/RS. A Ministra Ilse é a representante do Governo Alemão no Projeto,cujo objetivo é fortalecer as Cooperativas Gaúchas. A escolha da Cooperativa Languiru para a visita é por ela ter um modelo de produção diversificado que serve de exemplo para o Brasil e exterior.

Agora começaram os programas de rádio, na Campanha Política. Até o encaminhamento da Coluna, não cheguei a ouvir os candidatos a Prefeito, pois o primeiro dia, terça feira, foi dos candidatos a Vereador. Vamos ver o que nos será apresentado até o final da Campanha.

Mas parece que estão sendo feitas ou preparadas novas pesquisas. Internas, não para serem divulgadas. Os partidos querem saber como a campanha está acontecendo em Estrela. Acho que para comparar o Antes dos Programas de Rádio e o Durante. Pena que sejam pesquisas internas.

AMBAPI - Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros - continua a venda dos cartões do churrasco da Festa da Primavera, dia 16 de setembro. R$ 16,00 cada, com churrasco sendo servido no espeto, na mesa. Também está rolando a Ação Entre Amigos, informa o presidente Valmir Endres.

Na próxima assembléia mensal da diretoria da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela - no Bairro Auxiladora, deverão se fazer presentes integrantes do Grupo de Adestramento de Cães de Encantado, para um debate sobre o grande número de cães soltos nas ruas. Ângela Schossler, Secretária Municipal do Meio Ambiente de Estrela, também foi convidada para participar.

Falando em Meio Ambiente: Existe em Estrela um Projeto de Conteiners, daí não vão mais existir lixeiras nas ruas. No início, podem surgir algumas reclamações, mas em todas as cidades onde isso foi adotado, está sendo muito bem aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário