Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Notícias Vale do Taquari - 22 de agosto de 2012

Notícias Vale do Taquari - 22 de agosto de 2012

A Secretaria da Saúde de Lajeado realiza Audiência Pública para apreciação do Relatório de Gestão, referente ao segundo trimestre de 2012. A audiência será realizada sexta-feira, dia 24, às 09 horas, na Câmara de Vereadores.

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capitão.

A Senadora Ana Amélia Lemos (PP) considerou lamentável o veto da presidente Dilma Rousseff ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantia recursos do Orçamento da União para assegurar ganho real no reajuste das aposentadorias do Regime Geral da Previdência Social em 2012.

A Farmácia-Escola da Univates realiza no dia 29 de agosto, às 15 horas, a “1ª Oficina de Combate ao Tabagismo”, com o objetivo de discutir com a população sobre as possibilidades de tratamento do abandono do hábito do tabagismo. A atividade será ministrada pela enfermeira do Ambulatório de Dependência Química da Secretaria de Saúde de Lajeado, Ana Cristina Carvalho Brenner. Interessados em participar podem inscrever-se pelo e-mail farmaciaescola@univates.br.

Na programação alusiva a Semana Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Intelectual e Múltipla 2012, Ilópolis realiza nesta quarta-feira,  visita ao Museu de Ciências da Univates.  Já a Apae de Encantado participa hoje do encontro dos profissionais das Apaes, em Santa Cruz do Sul.
       
Integrantes do Grupo Amigos da Leitura, de Imigrante, ofertam hoje, livros para funcionários de mais duas empresas. Neste momento, o grupo está na Metalúrgica Hassmann e às 17h30min, estará na empresa Spalim.
        
A direção técnica da empresa Brasil Foods, convida os seus integrados, realiza hoje, Seminário de Gestão Agropecuária. O evento está sendo realizado no ginásio da localidade de Jacarezinho, na cidade de Encantado.
        
Frustrada a expectativa em Teutônia sobre o julgamento no TRE  marcado para hoje, do recurso da coligação “Teutônia em Primeiro Lugar”, tentando reverter a impugnação do candidato a prefeito, Ricardo Bröenstrup. A decisão tomada na noite de segunda-feira e comunicada ontem ao tribunal é de que Ricardo retirou a candidatura e em seu lugar assume o seu filho Jonathan Broenstrup, que atualmente é vereador, e, que buscava a reeleição.
       
No dia 29 de agosto, às 19 horas, ocorre na Câmara de Vereadores de Estrela, a audiência pública para discutir as Diretrizes Orçamentárias  para o exercício de 2013.  A LDO define a aplicação dos recursos financeiros da prefeitura, que deve arrecadar no próximo ano, R$ 63,2 milhões.   
                 
A chefia do Daer não aceita como “atrasadas” as obras da ERS-421, entre Forquetinha  e Sério. As obras de  base  iniciadas em abril estão em mais de 75% concluídas, segundo a autarquia, sendo cumprido o cronograma estabelecido. São 21 quilômetros em topografia acidentada, exigindo a remoção de grandes volumes de terras e rochas.
       
A Univates realiza no dia 29 de agosto, às 19 horas e 30 minutos, a palestra “O Mundo Muda. Toda Marca Muda. Palestra Muda.”, com o renomado publicitário Dado Schneider, doutor em Comunicação Social e fundador do Observatório de Marcas. AO evento ocorre no auditório do Prédio 7. Inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação ou pelo site univates.br/eventos.
        
O TRE do RS, ainda não definiu as datas para os julgamentos das situações de  Júlio Meneghetti, de Ilópolis, Cláudio Martins, de Taquari, e, Lair Grando, de Dois Lajeados, candidatos aos executivos de seus municípios que sofreram impugnações de suas candidaturas em primeira instância. Há outros 13 casos de candidatos ao legislativo de diversos municípios, que aguardam data para o julgamento dos recursos.
       
Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município de Roca Sales terá um orçamento de 22,5 milhões no exercício de 2013. Este valor representa um acréscimo de 7,91% sobre a previsão feita para 2012.
        
Dois pequenos trajetos de rodovias estaduais no perímetro urbano em  Estrela serão assumidos pela prefeitura. Trata-se da RS-129, do bairro São José ao Bairro Boa União, e da RSC-453, acesso à BR 386. A municipalização viabiliza a manutenção dos trajetos pela prefeitura.
       
Acontece nesta quinta e sexta-feira, no ginásio esportivo da Escola Estadual Monsenhor Scalabrini, de Encantado, a 5ª Mostra de Ciências e Arte - MOCIAR. Serão expostos mais de 30 trabalhos, mostrando a criatividade dos alunos do educandário. O evento estará aberto ao público ao público, das 8 às 11:30h, das 13h às 17:30h e das 18:30h até às 21 horas.

Colinas tem oficializado o título de Cidade Jardim, mas não tem um viveiro comercial de mudas de flores. As mudas são produzidas de forma artesanal em cada propriedade ou compradas em viveiros de cidades de Lajeado e Estrela. Somente agora surge um empreendimento neste sentido, iniciativa de duas aposentadas que residem no município.
       
O Gerente Técnico da Afubra, Iraldo Backes, constata a antecipação do plantio de mudas de fumo, aproveitando o tempo bom em agosto, para antecipar também a colheita. A antecipação permite evitar o sol forte em janeiro e fevereiro e viabiliza o plantio de milho safrinha.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza na sexta-feira, dia 24, reunião com a Fepam. O órgão apresentará o reestudo do Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas, destacando as diretrizes regionais. O material elaborado há mais de dez anos foi retomado no ano passado, tendo em vista fatores como as demandas urgentes por geração de energia e crescentes pedidos de licenciamentos ambientais.
        
As vésperas das eleições municipais, uma Proposta de Emenda à Constituição em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania   do Senado, inquieta candidatos à Câmara de Vereadores de todo o País. De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o projeto prevê o fim da remuneração de parlamentares em municípios com até 50 mil habitantes. Se aprovada no Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais brasileiras. Na região dos vales, a novidade permitiria apenas a Lajeado, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, remunerar os vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário