Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Notícias Vale do Taquari - 31 de agosto de 2012

Notícias Vale do Taquari - 31 de agosto de 2012

Hoje, às 19 horas e 15 minutos, acontece a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, em Doutor Ricardo. O evento ocorre no Ginásio de Esportes, onde também está sendo realizada a programação da Feira do Livro. Sessenta e três alunos das escolas de Doutor Ricardo receberão os diplomas.
       
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza sexta-feira, a reunião no Centro Universitário Univates, em Lajeado. Aatividade ocorre a partir das 9h no auditório do Prédio 11, esperando a participação de representantes dos usuários da água e membros do Comitê.  
        
Hoje, às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Fazenda Vilanova, a audiência pública para debater a sugestão elaborada por técnicos, como Plano Municipal de Gestão Integrada, para a destinação dos resíduos sólidos.
       
Neste sábado, dia 1º de setembro, a partir das 19 horas e 30 minutos, ocorre na Igreja Matriz em Santa Clara do Sul, a 14ª edição do Festival de Corais. Estão confirmados os corais de Arroio do Meio, Forquetinha, Lajeado, Mato Leitão e de Venâncio Aires.
        
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Empreendedor Cultural, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e da AES Sul. As inscrições podem ser efetivadas até segunda-feira, dia 03 de setembro.
       
Para estimular, qualificar e diversificar o artesanato local, a Secretaria de Educação e Cultura  de Arroio do Meio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, preparam um curso de Artesanato em Palha de Trigo. A capacitação ocorre entre 11 e 14 de setembro. Inscrições devem se feitas no Departamento de Cultura.
       
A cidade de Estrela será a única da região a receber da Defesa Civil da União, uma caminhonete e uma série de equipamentos e aparelhos para atuar em ações de risco e de vulnerabilidade. Para isto será necessário criar até o dia 14 de setembro, uma estrutura administrativa e um fundo, para esta finalidade.
       
A Promotoria Pública na cidade de Arvorezinha está selecionando duas pessoas com nível superior, para trabalhar como estagiárias. A inscrição deve ser feita até o dia 05 de setembro. As provas serão realizadas no dia 10 de setembro.
        
Atendendo a um pedido da CDL, a Secretaria de Educação  de Lajeado transfere o desfile e todas as comemorações  alusivas a Semana da Pátria para o Parque dos Dick.
       
A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) promove nos dias 28 e 29 de setembro, o curso “Sorvetes – Tecnologia de Fabricação”. A capacitação será coordenada e ministrada por um dos mais renomados profissionais da área no Brasil, o engenheiro químico e mestre em Tecnologia de Alimentos, Aldo Baccarin.

Aberto o prazo para o cadastro das propriedades rurais, o Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo se estende até o dia 28 de setembro. Desde 1991, os sindicatos rurais são referência para a atualização dos dados. A recomendação é que as pessoas agilizem o cadastro, evitando atropelos nos últimos dias, já que não haverá prorrogação do prazo.  O atraso resulta em multa de 50 reais.
           
Em reunião realizada numa das salas da Expointer, os prefeitos dos municípios produtores de tabaco e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, decidiram participar da preparação de uma comitiva brasileira na Convenção da ONU que ocorre em novembro, na Coreia do Sul. Neste evento serão definidas as limitações a produção de fumo e a industrialização de cigarros.

Cerca de 130 prefeitos participaram ontem de um encontro no auditório da Famurs em Esteio, para debater políticas públicas referentes a tratamento e destinação de resíduos sólidos. O palestrante foi o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, que foi questionado sobre a atuação da Estatal que vem sendo contestada por não aplicar de forma integral os contratos com diversas prefeituras.
           
A ACIL, Univates e a Unidade da Parceiros Voluntários Lajeado,   programaram o IV Seminário “Viva O Taquari Vivo” para o dia 05 de setembro. O evento acontece simultaneamente nos auditórios dos prédios 3 e 7, na Univates. Já a III Jornada Técnica Ambiental está programada para a noite do mesmo dia, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Ambos realizam-se durante a semana acadêmica do curso de Biologia da Univates.
       
Ocorre amanhã a abertura da Semana da Pátria de Encantado com o desfile cívico, promovendo integração entre os alunos da rede escolar, jovens, entidades e comunidade. O evento inicia às 8 horas no entroncamento das ruas Padre Anchieta e Júlio de Castilhos, seguindo até a Praça da Bandeira, tendo como atração principal, a Banda do 6º Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel e soldados. Às 9:30h acontece a Rústica da Pátria.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realiza domingo, dia 02 de setembro, a segunda edição do Festival de Bandas de Garagem integrado ao Brique, no Parque dos Dick. A exposição de artesanatos ocorre a partir das 12 horas, enquanto as apresentações das bandas iniciam às 13 horas. Logo após acontece o Festival de Capoeira.

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) esteve terça-feira, na 35ª edição da Expointer, em Esteio. A entidade esteve representada pelas turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa junto ao estande da Secretaria do Turismo do Estado. Além de disponibilizar informações sobre os produtos e atrativos do Vale do Taquari, a Associação aproveitou para divulgar as programações da região.

Em Lajeado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), lança edital para eleição dos novos Conselheiros Tutelares do município. As inscrições podem ser realizadas de 4 a 6, e de 10 a 13 de setembro, na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Stha).  O edital está disponível no site www.lajeado.rs.gov.br

Na abertura oficial do pavilhão da agricultura familiar, na 35ª Expointer, em Esteio, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), alertou para a necessidade de atenção aos problemas da suinocultura, novamente não presente na exposição por questões sanitárias, bem como avicultura e vitivinicultura.

Hoje está sendo realizada a Feira do Livro de Doutor Ricardo. Entre as atrações, a participação da escritora Ana Cecília Togni, a presença do mascote da Afubra e a noite acontece formatura dos alunos do Proerd. O evento ocorre no Ginásio Municipal.
            
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado promoverá audiência pública sobre a Medida Provisória que modifica o novo Código Florestal, durante a 35ª edição da Expointer. A reunião, por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (PP), será realizada nesta sexta-feira (31), a partir das 14 horas, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
         
Em Imigrante, a programação em homenagem à Pátria inicia neste sábado, dia 1º de setembro, com o Desfile Cívico, às 08 horas e 30 minutos, no Centro da cidade. A programação será finalizada com Hora Cívica, na Praça da Igreja Evangélica. 
             
A Secretaria de Agricultura de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, o recolhimento de lixo no interior, passando pelas localidades de Vale do Arroio Jacaré, Linha Chiquinha, São Marcos, Barra do Guaporé e Pinheirinho.

A Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realiza neste sábado, dia 1º de setembro, a abertura da Semana da Pátria. O evento acontecerá às 14h30min, no Parque dos Dick, com apresentação das bandas das Escolas Municipais Lauro Mathias Müller e Francisco Oscar Karnal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário