Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Reencontros marcam comemoração dos 50 anos da Emef São João de Lajeado


50 anos da Emef São João marcados por emoção e reencontros
Carlos Eduardo Schneider

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João, do Bairro Moinhos D’água, realizou, neste domingo (05), almoço em comemoração aos 50 anos do educandário. O evento iniciou às 10h30, com recepção aos participantes. Em seguida, às 11 horas, a diretora Gesualda Barbieri e sua equipe homenageou ex-diretores, ex-professores e ex-alunos. Para a diretora, o festejo do domingo cumpriu seu objetivo. “Conseguimos reunir e integrar a comunidade escolar atual e a que fez história nesta Escola. Foi realmente um momento singular de mensagens, resgate de memórias e reencontros", declarou Gesualda, agradecendo também a todos os que contribuíram para que o momento fosse possível. “Agradeço, em nome de todos os que trabalham neste educandário, a toda a comunidade escolar, que, num esforço conjunto, ajudou a ornamentar o ginásio e tornar esta celebração possível e muito agradável”, disse.

Aproveitando o domingo, Luís Henrique de Lima, do segundo ano, trouxe a mãe Cândida Mineiro. “Viemos do Piauí no final do ano passado. O Luís está bem adaptado. As atividades e o acompanhamento na São João são de ótimo nível. Aproveitamos para comemorar”, disse Cândida. Bruna Becker, agora com 17 anos e no terceiro ano, estudou na escola da pré-escola à oitava série. Ela veio rever a todos, entre os quais a professora Tatiana Linhares. “Vim à festa, pois estudei aqui e meu irmão estuda. Além de ter um ensino de qualidade, a relação entre alunos e professores é de amizade. Vim mesmo matar a saudade”, declarou Bruna.

Entre as personalidades da Emef São João, estavam a ex-diretora Beatriz Pozzebon. À frende do educandário de 1978 a 1989, ela só não se surpreende com as grandes modificações na edificação e na proposta pedagógica, pois sempre esteve por perto. “Está tudo mudado, tudo lindo. Não é necessário, mas recomendo que as professoras continuem com este espírito de luta e esforço”, emocionou-se Beatriz.

Às 11h30 houve a bênção ecumênica e ao meio dia o almoço foi servido delicioso almoço. Às 14 horas o Grupo Folclórico Wasser Mühle, da própria escola fez sua apresentação e a animação continuou por conta do artista Valdecir de Moura.

A Emef São João
Atualmente, o quadro de servidores da Emef São João é formado por 30 professores, que atendem 297 alunos, distribuídos em 15 turmas da Educação Infantil/Pré-Escola ao Ensino Fundamental, além de seis funcionários para as funções de servente, secretária, auxiliar de bibliotecária e zeladoria. O educandário conta ainda com o apoio do Círculo de Pais e Mestres, do Conselho Escolar e Grêmio Estudantil.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário