Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 9 de setembro de 2012

CTG Estrela do Rio Grande recebe a Chama Crioula - 9 de setembro de 2012



CTG Estrela do Rio Grande recebe Chama Crioula – Semana Farroupilha 2012 

O CTG Estrela do Rio Grande recebeu no domingo, dia 9 de setembro de 2012, a Chama Crioula, trazida a cavalo por uma delegação. 

A Chama crioula foi idealizada em 1947, quando três estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, oriundos do meio rural, criaram o departamento de tradições gaúchas, com objetivo de revitalizar as origens do campo valorizando a cultura Rio-Grandense e sentimentos regionalistas. 

A Chama Crioula simboliza coragem, hospitalidade e paixão, representa o gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas, com ideais de justiça, liberdade e aproximação dos povos. 

A centelha recebida em Estrela foi retirada do fogo simbólico do município de Harmonia no Vale do Caí. Conduzida por uma cavalgada percorreu aproximadamente 90 km, passando pelos municípios de Maratá, Brochier, Teutônia, e Paverama chegando ao CTG Estrela do Rio Grande. 

O Guardião da Chama Crioula, juntamente com o Patrão Carlos Silva e o capataz Campeiro, Sidnei Martins conduziram a chama até o candeeiro. 

Em seguida foi entoado o Hino Rio-Grandense. Em seguida o Patrão Carlos Silva fez uso da palavra seguido pelo secretário José Renato Schneider da Secultur – Secretaria da Cultura e Turismo do município de Estrela-RS. 

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos 

Fonte: CTG Estrela do Rio Grande
















Nenhum comentário:

Postar um comentário