Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 25 de setembro de 2012


Notícias Vale do Taquari

A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas. Em Bom Retiro do Sul e Imigrante as sessões dos legislativos ocorrem a partir das 19 horas. Já em Muçum a sessão da câmara ocorre às 19 horas e 30 minutos desta terça-feira. 

O Grupo Amigos da Leitura de Imigrante, coordenado pela Secretaria de Educação, agendou diversas visitas para esta semana, nos intervalos de trabalho de empresas, oferecendo livros da biblioteca pública municipal, por empréstimo gratuito. Hoje, o grupo visita a empresa Simonággio, às 12h40min e às 16h40min.

A administração municipal de Imigrante realiza hoje às 18 horas e 30 minutos, audiência pública para “Demonstração e avaliação das Metas Fiscais alcançadas no segundo quadrimestre de 2012”. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores.

Hoje, às 16 horas, acontece na sede da ACIL, em Lajeado, a assinatura do Termo Aditivo de Cooperação entre órgãos públicos e entidades lajeadenses, na luta contra o consumo de bebida alcoólica por jovens e adolescentes. A partir do ato oficial, a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, vai coordenar encontros para delinear o trabalho a ser realizado.

Estudantes de ensino médio de toda a região podem participar na quinta-feira, dia 27, da competição de robótica, organizada pela Univates, em Lajeado. Podem ser formadas equipes com até três estudantes. As inscrições podem ser feitas na própria universidade ou por telefone.

A CESA de Estrela vai receber milho subsidiado para atender parte da demanda regional. A Conab libera pouco mais de 30 mil toneladas para inicialmente atender os produtores de leite, aves e suínos atingidos pelas estiagens no primeiro semestre. As entidades representativas dos produtores alertam que esta quantidade é insuficiente. 

A Extensionista de Bem Estar Social da Emater, Fernanda Zambiasi, juntamente com Ieda Tonezer, presidente do Conselho Encantadense de Clubes de Mães, vem convidar a toda comunidade, em especial as sócias dos clubes de mães e agentes de saúde para na 6ª-feira a partir das 13:30h participar do Seminário de Plantas Bioativas. Será no Auditório Brasil, junto ao Centro Administrativo municipal. No temário, “ plantas bioativas: condimentares, aromáticas e medicinais, e cultivo destas plantas. 

A primeira edição do Seminário Regional de Turismo, da Faculdade La Salle de Estrela, ocorre quinta-feira, dia 27, na sede da instituição. Uma das atrações será o lançamento do livro enfocando o turismo, de autoria das turismólogas Juliana Jasper e Caroline Ceretta.

Programado para os dias 27 e 28 de setembro o Mundo Senai, que visa abrir portas para a comunidade conhecer a instituição e os cursos oferecidos. O evento ocorre em todo o Brasil e tem o objetivo de oferecer potenciais ofertas de qualificação profissional. Em Lajeado, o Senai também participa da atividade.

O Sindilojas Vale do Taquari promove assembleias com empresários de Arroio do Meio, Estrela e Lajeado para debater o funcionamento das lojas no período do Natal. A primeira reunião será em Arroio do Meio na quinta-feira às 8:15h, no Colégio Bom Jesus. As outras duas reuniões serão realizadas dia 09 de outubro, na CDL de Estrela às 7:30h, e em Lajeado às 13h na sede do Sindilojas. Depois destas reuniões, vai ocorrer a negociação com o Sindicato dos Comerciários, com representação regional.

O Hospital Bruno Born realiza a Semana da Doação de Órgãos e Tecidos. A ação integra o Dia Nacional do Doador, que transcorre quinta-feira, dia 27 de setembro. Estão sendo realizadas atividades de conscientização sobre a importãncia da doação de órgãos.

O Sindicato dos Bancários de Lajeado com abrangência em 15 municípios, com 35 agências e cerca de 600 funcionários, conseguiu ampliar a adesão à greve nacional. Até ontem a adesão de 11 agências e quatro postos avançados, em Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. Na Regional Alta do Vale, estão sem atendimento ao público, as agências do Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal de Guaporé; Banrisul de Marau; e, Banrisul de Serafina Corrêa. Já a Caixa Econômica Federal de Muçum tem adesão parcial. Em Roca Sales e Encantado até ontem não foi registrada adesão a greve.

A representação do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Progresso, Edgar Cerbaro, alegando conduta vedada em ano eleitoral, requerendo a cassação de seu registro como candidato a reeleição, por ter participado da Festa do Colono e Motorista, não foi aceito pela Justiça Eleitoral de Lajeado. Na defesa, o argumento de ser um evento tradicional e aberto a toda comunidade.

O Sindilojas Vale do Taquari promove assembleias com empresários de Arroio do Meio, Estrela e Lajeado para receber sugestões de horários para o funcionamento das lojas no período do Natal. O roteiro inicia com reunião em Arroio do Meio na próxima quinta-feira, dia 27. Os empresários serão recebidos às 8h15min no Auditório Irmã Nísia do Colégio Bom Jesus. As outras duas assembleias serão realizadas em Estrela e Lajeado no dia 09 de outubro. Em Estrela, a atividade inicia às 7h30min na sede da CDL. Já a assembleia de Lajeado vai ocorrer às 13h na sede do Sindilojas.

A administração municipal de Nova Bréscia vai adquirir uma máquina pá carregadeira. Na segunda-feira, dia 1º de outubro, às 10 horas, serão abertas na prefeitura as propostas das empresas interessadas em vender o equipamento. 

O curso de Turismo da Faculdade La Salle de Estrela realiza quinta-feira, dia 27, o Seminário Regional do Turismo. A programação inicia às 18 horas, no ginásio do Colégio Santo Antônio. Entre as atrações: palestras, lançamento do livro de Juliana Jasper e Caroline Ceretta, Feira dos Municípios e a exposição Cervejaria Estrela – 100 Anos 1912-2012. O evento é aberto a toda comunidade regional. 

Os proprietários de terras e famílias que trabalham na agricultura tem até sexta-feira, dia 28, para fazer o recadastro do ITR – Imposto Territorial Rural.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado lançou edital para eleição dos novos Conselheiros Tutelares do município.As inscrições podem ser realizadas até quinta-feira, dia 27, na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas). O edital está disponível no site www.lajeado.rs.gov.br

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (CACIS) de Estrela programou alguns eventos para este mês. Na sexta-feira, dia 28, ocorre Reunião-Almoço, com a participação dos três candidatos a prefeito: Carlos Rafael Mallmann, Gilmar Neitzke e Eduardo Wagner. Já no dia 29, acontece o tradicional evento “Comunidade em Ação”.

Na quinta-feira, dia 27, a Univates receberá cerca de três mil alunos para a XI Feira de Cursos. Oriundos de cerca de 50 escolas do Vale do Taquari e de cidades como Garibaldi, Montenegro, Santa Cruz do Sul e Soledade, os alunos do Ensino Médio poderão conferir diversas atrações, como mostra de profissões com os mais de 40 cursos de graduação e 11 cursos técnicos, além de Teste Vocacional. A Feira de Cursos da Univates ocorrerá no Câmpus Lajeado, nos turnos da manhã, das 8h30min às 12h, e noite, das 19h30min às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário