Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 26 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 26 de setembro de 2012

O curso de Turismo da Faculdade La Salle de Estrela realiza nesta quinta-feira, dia 27, o Seminário Regional do Turismo. A programação inicia às 18 horas, no ginásio do Colégio Santo Antônio. Entre as atrações: palestras, lançamento do livro de Juliana Jasper e Caroline Ceretta, Feira dos Municípios e a exposição Cervejaria Estrela – 100 Anos 1912-2012. O evento é aberto a toda comunidade regional.   

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, reuniu a diretoria, juntamente com as turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Chiesa, na sede da entidade, em Encantado, para debater e avaliar o novo site da associação, que está em fase de desenvolvimento, e o Material Promocional Turístico do Vale do Taquari, que já está na etapa de confecção. A reunião teve como objetivo discutir e definir, de forma conjunta, algumas situações para que toda a diretoria esteja engajada nas ações da Amturvales.

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capitão.
           
Três cidades da Região, Encantado, Arroio do Meio e Lajeado figuram na lista dos 78 municípios gaúchos, com a realização dos pregões presenciais para a compra de alimentos de micro e pequenas empresas, para os presídios. A iniciativa é da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos do Estado e Sebrae. Em Encantado os pregões foram realizados ontem. Em Arroio do Meio ocorrem hoje, e amanhã em Lajeado.
          
Hoje o Grupo Amigos da Leitura de Imigrante, visitará as empresas Metalúrgica Hassmann e Spalim. O objetivo da atividade é estimular o hábito da leitura, através do empréstimo de livros aos trabalhadores.
          
Na tarde de hoje acontece em Brasília, reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco. No centro das atenções, o protocolo sobre os requisitos fitossanitários para exportação de folhas de tabaco. Cinco estados foram submetidos às exigências, entre eles o Rio Grande do Sul. 
        
O Sindicato dos Bancários de Lajeado registrou novas adesões ao movimento grevista. Agora já são 15 agências e quatro postos avançados parados, funcionando somente o auto-atendimento.
        
A Diocese de Montenegro reuniu nesta semana em Taquari, cerca de 100 funcionários de paróquias, da Cúria Diocesana, do Lar Sacerdotal e do Seminário São João Maria Vianney. O encontro proporcionou a formação e a confraternização entre os colaboradores da Diocese. O palestrante foi José Fernando Petry, que abordou questões relacionadas ao trabalho comunitário.
        
A Escola Municipal Construindo o Saber de Capitão realizou na semana passada a Noite Cultural. Entre as atrações as apresentações do Coral  Estrelas da Terra, de Doutor Ricardo; Coral Vozes de Cristal, de Coqueiro Baixo; e, dos Pequenos Cantores de Capitão. 
        
O município de Travesseiro foi um dos mais atingidos pela enxurrada de janeiro de 2010, com o Rio Forqueta arrancando árvores, lavouras  e estruturas como pontes e construções. Os campings foram totalmente destruídos. Com recursos próprios, alguns empreendedores reestruturam as áreas de lazer.
       
Um levantamento realizado pela Defesa Civil de Ilópolis mostra que os estragos do temporal da semana passada, foram mais ambientais e com perdas para o turismo. Dezenas de araucárias, a maioria consideradas referenciais pela beleza e localização, foram quebradas ou arrancadas pelo vento.
           
O Programa de Estímulo à Capacitação do Vale do Taquari – Evoluir, confirma 800 vagas de emprego, nas áreas da indústria, comércio e serviços, que serão oferecidas, no dia 20 de outubro, durante a 1ª Feira de Empregos e Capacitação do Vale do Taquari. Cerca de 20 empresas e instituições se inscreveram para participar do evento. A programação ocorre das 10 às 17 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado e Região.
  
Nevou por alguns minutos na madrugada de hoje em São Francisco de Paula. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, a precipitação ocorreu por volta das 6h15min e não chegou a acumular, devido à baixa quantidade. Também nevou nos municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes, todos na serra gaúcha. E alguns pontos, a sensação térmica chegou a 12 graus negativos.
             
O Codevat promove no dia 18 de outubro, a partir das 15 horas, um debate sobre os pedágios no Rio Grande do Sul e região. Participará do debate, o secretário executivo do Corede Serra e membro do Conselho Superior da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), José Voltan Adamoli.
         
Depois da morte de ciclista no acesso ao Bairro Conventos –Lajeado, a direção regional do DAER atendeu aos repetidos apelos da comunidade e colocou um quebra-molas, na ERS-421. No mesmo bairro há duas escolas e a comunidade quer obras de segurança nos dois locais.
           
As secretarias de Saúde e de Educação de Teutônia programam um ciclo de palestras enfocando a violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O objetivo é preparar profissionais da área que atuam na rede de atendimento destas situações. Serão cinco encontros, a partir do dia 24 de outubro, sempre nos turnos da tarde e noite, devendo os inscritos optar por um dos turnos para participar. Será fornecido certificado para os participantes com 75% de freqüência. 

A Prefeitura de Lajeado abriu as inscrições para Processo Seletivo Simplificado, nos empregos de agente comunitário de saúde, agente epidemiológico, auxiliar de bibliotecário e monitor de creche e recreacionista.As inscrições devem ser feitas no setor de pessoal do Centro Administrativo até esta quinta-feira, dia 27 de setembro. A escolha será feita através de sorteio público, a ser realizado no dia 1º de outubro, às 09 horas, no Salão de Eventos da Prefeitura.

Mais de quatro mil candidatos já se inscreveram para o pré-vestibular gratuito Universidade Já, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Quem ainda não se candidatou a uma das 1,8 mil vagas, em 18 cidades, terá até sexta-feira, dia 28 para se inscrever pelo site www.universidadejars.com.br. O resultado da seleção será divulgado no site, a partir do dia 04 de outubro, e as aulas começarão no dia 09 de outubro.

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) adquiriu mais 45 livros nesta semana. A maior parte dos títulos foi solicitada pelos freqüentadores da biblioteca.

O Seminário Regional de Turismo, da Faculdade  La Salle de Estrela, ocorre nesta quinta-feira, dia 27, no ginásio do Colégio Santo Antônio. Uma das atrações dos evento será a exposição Cervejaria Estrela – 100 anos, organizada pela ONG Aepan.

Os proprietários de terras e famílias que trabalham na agricultura tem até sexta-feira, dia 28, para fazer o recadastro do ITR – Imposto Territorial Rural.
           
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 07 horas e 30 minutos, mais uma edição do Café Qualificando a Gestão. A palestrante será a diretora executiva da Venax, Fabiana Bergamaschi. A empresa Venax Eletrodomésticos de Venâncio Aires atua há 27 anos no mercado brasileiro e exporta seus produtos para 43 países. 

Está aberta a visitação pública, no Salão Nobre da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, a exposição "Símbolos Oficiais e Culturais do Rio Grande do Sul". A mostra, que pode ser conferida até sexta-feira, dia 28, é coordenada pela professora Letícia de Oliveira.

A Secretaria Estadual da Educação definiu o calendário de matrículas para o ano letivo de 2013. Entre 1º e 31 de outubro, todos os alunos matriculados em escolas estaduais realizarão rematrículas, confirmando suas vagas na escola em que estudam. Já entre os dias 16 e 31 de outubro, os ingressantes no 1º ano dos ensinos Fundamental e Médio devem se inscrever para a escola desejada, no site www.educacao.rs.org.br. Nestes casos, as matrículas serão confirmadas entre 03 e 11 de janeiro/2013.

Em Capitão, o Grupo de Gestantes se reúne novamente no dia 02 de outubro, às 15 horas na Unidade de Saúde.

A Secretaria da Agricultura de Imigrante realiza mais uma campanha de everminação bovina. Os produtores rurais que ainda não confirmaram a participação na campanha devem se manifestar até sexta-feira, dia 28, informando dados sobre o rebanho da propriedade.    
        
Na quinta-feira, dia 27, a Univates receberá cerca de três mil alunos para um de seus eventos mais importantes do ano: a XI Feira de Cursos. Oriundos de cerca de 50 escolas do Vale do Taquari e de cidades como Garibaldi, Montenegro, Santa Cruz do Sul e Soledade, os alunos do Ensino Médio poderão conferir diversas atrações, como mostra de profissões com os mais de 40 cursos de graduação e 11 cursos técnicos, além de Teste Vocacional. A Feira de Cursos da Univates ocorrerá no Câmpus Lajeado, nos turnos da manhã, das 8h30min às 12h, e noite, das 19h30min às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário