Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 3 de setembro de 2012



Vale do Taquari Notícias - 3 de setembro de 2012

Nesta segunda-feira ocorrem sessões ordinárias em diversas câmaras municipais da região. Às 17 horas na Câmara de Encantado; às 18h30min em Estrela e Coqueiro Baixo; às 19 horas em Roca Sales, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires; às 19h30min em Nova Bréscia; eàs 20 horas, em Travesseiro.   
        
Amanhã tem seqüência a programação da Semana da Pátria de Encantado, sendo que às 08 horas, acontece hora cívica, em à Casa de Cultura. Hoje a hora cívica ocorreu no Instituto Monsenhor Scalabrini.
       
Hoje, às 19 horas, acontece audiência pública na Câmara de Vereadores de Travesseiro, para debater as diretrizes orçamentárias da prefeitura para 2013.
       
Hoje, às 15 horas, será aberta na Biblioteca Pública Municipal de Estrela,  a exposição relativa ao centenário da Cervejaria de Estrela. A mostra traz documentos, fotografias, cartões cartazes e diversos objetos que retratam os 100 anos da fabricação de cervejas no município.
       
Encerram hoje as inscrições para a primeira edição do Prêmio Empreendedor Cultural, iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura e da AES Sul. A inscrição deve ser feita pelo site da AES-Sul
                
Em Lajeado, os novos conselheiros tutelares deverão possuir curso de capacitação. A exigência vale para as próximas eleições. Os atuais conselheiros e a população em geral poderão participar de um curso que será oferecido de hoje até 5ª-feira e  nos dias 15 e 16 de outubro no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.
       
A comunidade  de Imigrante recebe hoje uma delegação de 54 artistas da cidade de Hersbruck, Alemanha. A recepção será no começo da tarde, com o encaminhamento para a hospedagem em casas de famílias. Às 19 horas haverá apresentação no Centro Comunitário Evangélico e amanhã serão visitados pontos turísticos da região. 
        
O escritor e compositor encantadense Jorge Moreira está com mais um livro pronto. A obra conta a trajetória dos 50 anos da história do CTG Sentinela da Tradição de Muçum, e será lançado durante a Semana Farroupilha.

Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a cultura, de 11 a 16 de setembro acontecerá, no Parque do Imigrante, a VII Feira do Livro. Além da exposição e comercialização de livros, acontecerão apresentações artísticas, encontros com escritores, oficinas e palestras. A ação é promovida pela Prefeitura de Lajeado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
           
A Secretaria da Saúde de Anta Gorda realizou na semana passada, uma programação voltada a “Saúde do Homem”, com palestras, orientações e encaminhamento de consultas preventivas. Foram realizadas 120 consultas e mais de uma dezena de encaminhamentos para exames de laboratório.
       
Na próxima quinta-feira, dia 06, às 15 horas, acontece assembleia da Amvat, na cidade de Arvorezinha. O encontro ocorre às 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso.
       
A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale  do Taquari realiza quinta-feira, dia 06, uma reunião às 16 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Depois da assembleia, os empresários participam da abertura oficial da FEMATE.
       
Os encantadenses criadores de bovinos terão uma oportunidade de conhecer novas técnicas de produção de pastagens e nutrição animal, às 13 horas e 30 minutos, do dia 11 de setembro. A palestra será realizada no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com uma empresa de assistência técnica.
           
A comissão de mobilização pela pavimentação asfáltica da VRS-482, entre Arroio do Meio e Capitão, manifesta a sua indignação com os atos de vandalismo, ocorridos na semana passada. Foram destruídas dezenas de placas do movimento, que solicita o reinício das obras interrompidas há cerca de 12 anos.
       
Um grupo de 60 jovens rurais de Anta Gorda, com orientação da Emater e do STR participaram na última  quinta-feira, de um evento técnico no auditório do Parque Assis Brasil em Esteio. A palestra com o tema “Juventude e Sucessão na Agricultura Familiar” aconteceu de manhã, e a tarde ocorreu visita a Expoínter.      
           
O INSS iniciou hoje a segunda etapa do calendário de pagamento dos benefícios referentes a agosto, incluindo a primeira parcela do 13º salário. Hoje será pagos os valores para os pensionistas e aposentados com o número do benefício terminado em um e seis. Amanhã serão pagos os finais dois e sete.
       
Inicia amanhã a tarde a 8ª Cavalgada da Integração. A saída será do Galpão do Gaitaço, em São Valentim e de lá segue para Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa.  Nos dias seguintes passa por Muçum, Encantado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Marques de Souza, Travesseiro , Capitão e Roca Sales.

Para estimular, qualificar e diversificar o artesanato local, a Secretaria de Educação e Cultura  de Arroio do Meio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, preparam um curso de Artesanato em Palha de Trigo. A capacitação ocorre entre 11 e 14 de setembro. Inscrições devem se feitas no Departamento de Cultura.
       
A ACIL, Univates e a Unidade da Parceiros Voluntários Lajeado,   programaram o IV Seminário “Viva O Taquari Vivo” para quarta-feira, dia 05 de setembro. O evento acontece simultaneamente nos auditórios dos prédios 3 e 7, na Univates. Já a III Jornada Técnica Ambiental está programada para a noite do mesmo dia, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Ambos realizam-se durante a semana acadêmica do curso de Biologia da Univates.
       
Em Lajeado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), lança edital para eleição dos novos Conselheiros Tutelares do município. As inscrições podem ser realizadas de 04 a 06, e de 10 a 13 de setembro, na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Stha).  O edital está disponível no site www.lajeado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário