Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 17 de setembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 17 de setembro de 2012

A Secretaria Estadual da Educação definiu o calendário de matrículas para o ano letivo de 2013. Entre os próximos dias 01 e 31 de outubro, todos os alunos matriculados em escolas estaduais realizarão rematrículas, confirmando suas vagas na escola em que estudam. Já entre os dias 16 e 31 de outubro, os ingressantes no 1º ano dos ensinos Fundamental e Médio devem se inscrever para a escola desejada, no site www.educacao.rs.org.br. Nestes casos, as matrículas serão confirmadas entre 03 e 11 de janeiro/2013.

Com o objetivo de apresentar e debater políticas e propostas de atenção ao adolescente, a Univates promove hoje o seminário gratuito “Saúde, Protagonismo e Direitos do Adolescente”. A atividade ocorre no turno da tarde, das 13h30min às 17h30min, no auditório do Prédio 7.

A programação da Semana Farroupilha de Encantado, agenda para hoje às 14 horas, a recepção de representações de escolas na Praça da Bandeira e a noite  cultural a partir das 19 horas a cargo do CTG Giuseppe Garibaldi .
        
Em Doutor Ricardo, a programação da Semana Farroupilha prevê para hoje a gincana escolar durante todo o dia no Ginásio Paroquial. Na parte da noite, a invernada artística do DTG Querência Nova se apresenta na cidade de Anta Gorda.

Na cidade de Muçum, algumas turmas de alunos da Escola Souza Doca visitam durante o dia, o acampamento farroupilha. A noite haverá fandango. 

A programação da Semana Farroupilha de Roca Sales prevê para tarde de hoje, na Praça Julio Lengler, apresentações das escolas Dom Pedro I e Sagrada Família. Às 21 horas, tem “Talentos da Terra” no palco principal.

O CTG Querência do Arroio do Meio realizou na manhã de hoje, a entrega de livros em duas escolas através do projeto “Mala de Garupa”.

O CTG Tropilha da Serra de Pouso Novo realiza hoje de noite, tertúlia e churrasco de ovelha.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Às 18 horas e 30 minutos, ocorrem sessões nos legislativos de Coqueiro Baixo e Estrela. Nas cidades de Venâncio Aires e Fazenda Vilanova, as sessões das câmaras ocorrem às 19 horas.  Em Nova Bréscia o poder legislativo se reúne às 19 horas e 30 minutos. Já em Travesseiro a sessão da Câmara de Vereadores ocorre às 20 horas.
       
A Emater Regional programa para os dias 21, 24 e 28 de setembro, o curso de Nutrição Animal e Qualidade de Leite, em Marques de Souza. Previstos além das palestras e debates, uma tarde de campo e uma visita a uma indústria de laticínios.
      
A comunidade quilombola em Linha São Roque – Arroio do Meio, composta por 85 pessoas, recebe reforço no sistema de abastecimento de água a partir de um poço artesiano. Outra melhoria foi o plantio de mudas frutíferas em todos os lotes e a colocação de lixeiras.

Na solenidade de entrega da pinguela  nova sobre o Rio Fão, entre as localidades de Bela Vista do Fão – Marques de Souza e Medorema Baixa – Pouso Novo, o prefeito Jovani Nardino revelou que foram investidos R$ 66 mil reais na obra. A pinguela com 150 metros de extensão e 13 metros de altura substitui a anterior que foi arrancada pela enxurrada em janeiro de 2010.
       
Famílias que investiram na implantação de agroindústrias reclamam da falta de uma sincronia entre o Governo do Estado com o Ministério de Agricultura. No RS foi criada uma lei específica para ajustar diferenças existentes mas nenhuma empresa da região conseguiu ser enquadrada pelo Ministério através do SUASA gaúcho.
        
O diagnóstico feito pela Secretaria de Agricultura, Emater e STR de Venâncio Aires, apontam a redução em 75% dos ervais plantados. Os produtores estão optando por outras culturas e até mesmo o plantio de eucaliptos.
   
A Prefeitura de Anta Gorda vai implantar uma academia ao ar livre e um playground, na Praça Central. Para isto abre processo de licitação, marcando para às 10 horas, do dia 02 de outubro, a reunião de abertura das propostas.
           
Os profissionais que atuam na construção civil da região, podem participar da capacitação com foco em segurança no trabalho em altura. O curso está baseado na Norma Regulamentadora número 35, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em março deste ano, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção. Inscrições  podem ser feitas na sede do Sinduscom Vale do Taquari, em Lajeado.
          
O Colégio Teutônia realiza nesta terça e quarta-feira, o 6º Fórum Tecnológico do Leite. O tem do evento este ano é “Leite de Qualidade”. Entre os palestrantes confirmados está o deputado estadual Ernani Polo, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

O Jardim Botânico de Lajeado comemorará seu 17º aniversário nesta terça-feira, dia 18 de setembro. Na oportunidade serão realizadas trilhas de interpretação ambiental e exposição de trabalhos elaborados pela Secretaria do Meio Ambiente. Também estarão disponíveis áreas para recreação e lazer, onde as belezas naturais do local poderão ser apreciadas.

Em Capitão acontece hoje a entrega do 6° lote de bonificações rurais aos produtores que apresentaram o talão em 2011. Neste lote, serão 66 produtores beneficiados que receberão um valor total de R$ 38.929,00. A entrega da bonificação ocorre a partir das 13 horas e 30 minutos na Câmara de Vereadores.

A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) promove nos dias 28 e 29 de setembro, o curso “Sorvetes – Tecnologia de Fabricação”. A capacitação será coordenada e ministrada por um dos mais renomados profissionais da área no Brasil, o engenheiro químico e mestre em Tecnologia de Alimentos, Aldo Baccarin.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado lançou edital para eleição dos novos Conselheiros Tutelares do município.As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de setembro, na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas). O edital está disponível no site www.lajeado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário