Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 18 de setembro de 2012



Notícias Vale do Taquari - 18 de setembro de 2012

SEMANA FARROUPILHA
A programação da Semana Farroupilha de Encantado, agenda para hoje às 14 horas, a recepção às escolas no acampamento junto a Praça da Bandeira, pelas prendas das três entidades tradicionalistas de Encantado.  A partir das 19 horas  tem Noite Cultural a cargo do DTG Guardiões do Rio Grande.
        
Em Doutor Ricardo, hoje a tarde acontece reunião do Grupo da Terceira Idade com Baile a Gaúcho, no Ginásio Paroquial.

 Na cidade de Muçum, a atração maior é o acampamento gaúcho e a programação de hoje está voltada para a melhor idade, com baile à tarde.  À noite,  homenagem aos 25 anos da Semana Farroupilha de Muçum e aos 50 anos do CTG Sentinela da Tradição.
       
Na Praça Julio Lengler, em Roca Sales, Roca Sales, hoje às quinze horas, acontecem as apresentações das escolas  CEAT e São José. A noite, tem show do Grupo Quatro Amigos.

O CTG Tropilhas da Serra de Pouso Novo  realiza tertúlia na noite desta terça-feira, com o Grupo Garotos da Serra.
        
 Em Anta Gorda a programação da Semana Farroupilha prevê para hoje às 18 horas e 30 minutos, o lançamento da Pedra Fundamental da Residencial Ouro Branco (Programa Minha Casa Minha Vida). Às 19 horas acontece a inauguração da Escola de Educação Infantil Girassol. Já às 21 horas no palco junto a Praça, o show artístico de Baitaca e Grupo.
       
Nesta terça-feira, às 16 horas e 30 minutos, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Às 17 horas, tem sessão do legislativo de Lajeado. A Câmara de Bom Retiro do Sul realiza sessão hoje, às 19 horas. Já em Muçum, a sessão do legislativo acontece às 19 horas e 30 minutos desta terça-feira.  
       
Inicia hoje a noite e prossegue amanhã, durante todo o dia, em Teutônia, o Fórum Tecnológico do Leite. Centenas de agricultores, técnicos e estudantes confirmaram participação no evento. Entre os palestrantes, o deputado estadual Ernani Pólo;  Jorge Lunardi  para apresentar a medicina veterinária alternativa com resultados práticos; e, Carlos Ardêmio, fala de pastoreio de qualidade e baixo custo. 
           
A 3ª Coordenadoria Regional de Educação realizou hoje pela manhã no Auditório Itália, do Centro Administrativo de Encantado, um encontro de alfabetizadores. O evento reuniu professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de Anta Gorda, Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Muçum, Putinga, Roca Sales e Santa Clara do Sul. A palestrante foi Maria Guadalupe Lima, da Secretaria de Educação do Estado que abordou o tema “A pesquisa socioantropológica e o papel do professor apoiador”.

Prorrogado pela terceira vez o prazo de regularização de áreas com plantio florestal realizado antes de 2006. Com  isso, silvicultores com até 500 hectares terão até 05 de junho de 2013 para  cadastrar empreendimentos. A medida viabiliza adequação ao Novo Código Florestal.
       
Na tarde de ontem registrada a precipitação de granizo sem maiores consequências em diversas localidades da região como no Bairro Auxiliadora e no Distrito de Delfina, em Estrela, e no interior dos municípios de Cruzeiro do Sul e Mato Leitão.  Em alguns pontos, ocorreram rajadas de vento como em Teutônia onde caiu o pórtico na Via Láctea, acesso à cidade. 
        
O STR de Encantado e a comunidade de Auxiliadora realizam no próximo sábado a tarde, o Baile do Aposentado Rural, com a presença de representantes de  todas as localidades para uma grande confraternização.
       
A Câmara de Marques de  Souza realizou ontem de noite a sessão ordinária.  Nenhuma matéria foi votada, mas foram recebidos dois projetos do poder executivo, propondo a pavimentação de ruas.
       
Já foram reservados todos os mais de 90 espaços destinados para as agroindústrias familiares na Expovale 2012. Os estandes serão instalados no pavilhão quatro com 960 m², no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento acontece de 09 à 18 de novembro, aguardando um público de duzentos mil visitantes.
       
Estrela promove na quinta-feira, dia 20, o desfile da Semana Farroupilha. A cerimônia de abertura ocorre às 08 horas na rua Júlio de Castilhos, em frente ao Parque Princesa do Vale, com chegada da chama crioula. Às 8h30min inicia o desfile com a participação de diversas entidades entidades.
       
A Secretaria da Agricultura de Imigrante realiza mais uma campanha de sanidade animal, específica de aplicação de medicamentos de combate a parasitas em bovinos de leite e de carne. Os produtores devem autorizar a aplicação da medicação, passando na secretaria ou entrando em contato por telefone.   

Cerca de 2 mil e 200 alunos estarão na Univates de Lajeado, na tarde desta quarta-feira, dia 19, para a 15ª Olimpíada Matemática. Os participantes são estudantes de 4ª a 8ª séries (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e de 1ª a 4ª série do Ensino Médio cadastrados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática 2012. Eles são oriundos de 63 escolas de 19 municípios do estado. A prova realizada em duplas, ocorre das 14h às 17h, e será constituída de dez questões de natureza lógico-matemática, de acordo com o nível de escolaridade.

A Comissão de Política Agrícola da Fetag reunida na sexta-feira, na sua sede, discutiu a política estadual de armazenamento de água e irrigação, com os entraves enfrentados pelos agricultores ao acessar os programas. Para o presidente da Fetag, Elton Weber, o tema está no centro das discussões da federação. Ele adiantou que devem ser firmados termos de cooperação com a Emater e Embrapa.  

A Prefeitura de Lajeado cancelou as atividades alusivas ao aniversário de 17 anos do Jardim Botânico de Lajeado. As ações que seriam realizadas hoje foram canceladas em razão do mau tempo.

Em Capitão, o Grupo de Gestantes se reúne novamente no dia 02 de outubro, às 15 horas na Unidade de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário