Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Granizo em Putinga - Vale do Taquari


Aulas são suspensas e atendimento em posto de saúde fica prejudicado por causa do granizo em Putinga Diego Bavaresco/Especial

Granizo destelha casas em Putinga, no Vale do Taquari Jucenil Ribeiro/Leitor-repórter


1º de outubro de 2012

Aproximadamente 20 minutos de queda de granizo foram responsáveis por devastar um raio de dois quilômetros de Putinga, cidade com 4,1 mil habitantes do Vale do Taquari. O fenômeno, que iniciou por volta das 22h40min deste domingo, acumulou cerca de 20 centímetros de gelo. Entre os prejuízos estão a suspensão das aulas em uma escola infantil e o atendimento no posto de saúde acontece de forma parcial, porque foram destelhados.

Embora os levantamentos ainda estejam sendo feitos, a prefeitura estima que mais de 100 casas tenham sido destelhadas e diversos prédios públicos foram danificados. Além disso, conforme o secretário municipal de Administração e Finanças, Elson Derli Streck, 20 famílias estão desalojadas. 

O hotel da cidade foi evacuado ainda durante a madrugada, pois inundou; a escola infantil Bem Me Quer está com as aulas suspensas por causa do destelhamento; o posto de sapude municipal teve o telhado perfurado e atende apenas parcilamente; o CTG Querência Xucra foi totalmente destruído pela chuva de pedra; e o telhado do pavilhão do Parque Municipal de Máquinas caiu e danificou diversos carros. 

— Moradores mais antigos da cidade disseram que nunca viram nada igual. Foi muito tempo de muita chuva de pedra. Quando parou de cair granizo, os carros nem podiam trafegar pela cidade, porque tinha muito gelo no chão — contou Streck. 

Com a chuva que atinge a cidade desde o início da manhã, o trabalho de recuperação é dificultado, além de inundar as casas que foram destelhadas e ainda não foram cobertas. As lonas de Putinga já acabaram e os moradores estão buscando o material nos municípios vizinhos. 

A prefeitura já notificou a Defesa Civil estadual e aguarda o término do levantamento para analisar os próximos procedimentos. 

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário