Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 16 de outubro de 2012


Vale do Taquari Notícias - 16 de agosto de 2012

Hoje, às 17 horas, acontece a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Em Bom Retiro do Sul, a sessão do legislativo está programada para às 19 horas. Já em Muçum a sessão da câmara inicia às 19 horas e 30 minutos desta terça-feira.

Encerram hoje as inscrições para a nova edição do Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora, para estudantes de níveis superior e médio profissionalizante. As inscrições podem ser feitas no site da Petrobras.
       
A Secretaria de Educação de Coronel Pilar realiza até o dia 31 de outubro as matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino. No mesmo período também podem ser feitas as matrículas na escola estadual da cidade. 
         
Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. No RS, a Emater realiza uma programação especial, até o dia 21, para celebrar a data. Na região, praticamente  todos os escritórios municipais tem programação alusiva, envolvendo a comunidade produtora e consumidora de alimentos.
       
Duas escolas estaduais do Vale do Taquari participam nesta terça e quarta-feira da Feira de Ciências e Tecnologia da Educação Profissional, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. Representam a terceirão região escolar os institutos estaduais Monsenhor Scalabrini, de Encantado e Pereira Coruja, de Taquari. 
       
O Banco de Sangue – Hemovale, de Lajeado agendou para amanhã a coleta de sangue em Vespasiano Corrêa. Será das 08 às 12 horas, junto ao posto de saúde. 
  
PP e PMDB ocuparão 2 mil e 300 cadeiras a partir de 2013, nas Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul. Juntos, os dois partidos mais tradicionais do estado, ocuparão 47,5% dos assentos. 
   
Ocorre amanhã a partir das 09 horas, na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante em Estrela, um evento de coordenadorias de educação, representadas pelos seus núcleos tecnológicos educacionais. Confirmadas além de Estrela, as coordenadorias de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. 
        
O mutirão de conciliação entre o DNIT e proprietários de terras atingidas pela duplicação da BR 386, entre Estrela e Tabaí, foi considerado exitoso.  Das 43 audiências  realizadas, apenas em cinco não ocorreu o acordo. Outras cinco programadas não foram realizadas devido a ausência de uma das partes. Os valores das indenizações ultrapassaram 1 milhão e 500 mil reais.
       
 O Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unisc – Santa Cruz do Sul, está com as inscrições abertas até 14 de novembro, para o processo seletivo 2013. As atividades iniciarão em março do próximo ano e a inscrição deve ser feita através do site unisc.br/ppgta. 
        
A Escola Estadual General Souza Doca de Muçum recebeu da agência local do Banrisul, um conjunto de cinco computadores. Os equipamentos somam a outro conjunto de mais 23 computadores, ampliando o laboratório de informática do educandário.
       
O  secretário da Afubra, Romeu Schneider, foi um dos palestrantes do Seminário Desafios Nacionais na Diversificação das Áreas Cultivadas com Tabaco, na sede da Organização Panamericana da Saúde, em Brasília. Em sua explanação Schneider salientou que ainda não existe uma alternativa que viabilize a migração econômica de produtores e isto se deve por falta de investimentos da União.
       
 O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari em parceria com a ACIL, promove no dia 22 de outubro, reunião almoço com palestra sobre Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Empresários, profissionais da área contábil e demais interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições pelo e-mailrecepcao@acilajeado.org.br ou pelo telefone 3011-6900. 
        
O Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo (Central) – continua em crise. O presidente Adagildo Brizola, junto com o presidente do Conselho Fiscal, Ivan Pretto, estão sendo acusados por um grupo de voluntários que trabalham na instituição, como responsáveis pelo desvio de R$ 99 mil. O presidente também é suspeito de assédio sexual e moral dentro da Central. O Ministério Público pediu o afastamento deles para a apuração das denúncias.
       
A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado em  parceria com a Fundação de Esporte e Lazer do RS, realiza no próximo domingo, dia 21, o “Triathlon da Lagoa Encantada”, modalidade multidesportiva com ciclismo, corrida e canoagem. A competição se desenvolve nas categorias individual e por equipe. 
        
Nos próximos meses, 86 projetos de agroindústrias familiares da região poderão receber recursos da Participação Popular Cidadã, votados na Consulta Popular de 2010. A região estima uma injeção direta de cerca de 1 milhão e 600 mil reais na economia local, com o limite máximo de R$ 50 mil por município. A elaboração dos projetos foi autorizada pelo secretário Ivar Pavan, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Os recursos serão repassados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e poderão ser utilizados em novas construções, reformas e adequações estruturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário