Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 25 de outubro de 2012


O Coral Municipal Novo Brilho de Travesseiro realizará sábado, dia 27, seu IX Festival de Coros. A recepção será a partir das 19h na Igreja Matriz. Oito corais participarão do evento. Após as apresentações artísticas na Igreja Matriz, o público será recepcionado no salão do SER Juventude de Travesseiro, onde ocorre jantar de confraternização..

O governador Tarso Genro visitará amanhã, às 14 horas e 30 minutos, as instalações do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru, em Poço das Antas. Já às 17 horas, Tarso visitará à Indústria de Leite em Pó da Dália Alimentos, em Palmas, Arroio do Meio. 

Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Em Teutônia, o poder legislativo tem sessão às 18 horas e 30 minutos desta quinta-feira.   
        
O Dr. Douglas Coltro, oncologista do Hospital Bruno Born, profere palestra hoje, às 20 horas, na Câmara de Vereadores de Muçum. A promoção é da Liga Feminina de Combate ao Câncer, dentro da programação do "Outubro Rosa".  

O STR de Venâncio Aires, com extensão de base em Mato Leitão e Vale Verde, realiza hoje uma programação especial, em homenagem aos aposentados rurais. O evento ocorre na localidade de Linha Terezinha – Venâncio Aires.
       
Na tarde de hoje, no Ginásio de Esportes em Taquari, acontece a audiência pública, com exposição de fotos e mapas, do processo de Licença Prévia requerido pela empresa Duraflora S/A, para ampliar o plantio de eucalipto em 39 municípios. A maioria dos municípios fica na região do baixo Taquari, mas, algumas cidades do Vale do Rio Pardo também serão beneficiadas com a ação.       
          
Hoje a tarde, associados da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realizam visita técnica ao escritório e obra da empresa de engenharia Joal Teitelbaum, de Porto Alegre, que vem se destacando no Programa de Qualidade em Gestão. A Joal foi a primeira construtora do país a ser reconhecida como de classe mundial, aliando pioneirismo, personalização, responsabilidade social e inovação na busca constante por diferenciais competitivos. 
        
Os voluntários do mutirão de limpeza do Rio Taquari, trecho de Encantado até Roca Sales, programado para o próximo domingo, dia 28, podem se inscrever na Emater de sua cidade. Os participantes sairão às 09 horas da Barra do Costi - Encantado, seguindo  até o Passo da Barca, em Roca Sales, totalizando 10 quilômetros de percurso.
        
A Amturvales, através do presidente Vanildo Roman, apresentou na Secretaria Estadual de Turismo o Material Promocional Turístico do Vale do Taquari. O impresso com 55 páginas reúne informações sobre os roteiros e rotas  turísticas da região, e, detalha os serviços de hospedagem e alimentação.
       
O secretário da Agricultura de Capitão,Valmir Morscheiser atendeu o convite de professoras da Escola Construindo o Saber, para uma  palestra aos estudantes dos 4º anos. Morscheiser apresentou dados detalhados sobre propriedades rurais, onde são criados suínos, bovinos e aves, e, destacou a questão ambiental, com os investimentos na compostagem e na proteção das fontes naturais.
       
Em Roca Sales os adolescentes de 12 a 14 anos frequentadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil estão participando da Oficina Terapêutica de Marcenaria. As aulas ocorrem semanalmente, nas segundas-feiras, das 14h às 16h e contam com a participação de 20 alunos, divididos em duas turmas. As técnicas são repassadas pelo oficineiro e artesão, Carlos Alberto Henning.
       
Uma comitiva de representantes da Amturvales e da associação do Turismo do Vale do Rio Pardo, esteve reunida com a secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, para tratar do projeto de sinalização viária e turística dos vales do Taquari e Rio Pardo. Foi pleiteado da secretaria, um trabalho junto ao Daer para encaminhar uma parceria neste sentido.
       
Em Arvorezinha, a administração municipal vai inaugurar nos próximos dias, o campo de futebol na Linha Arroio do Bugre.  O investimento da prefeitura na obra foi de 24 mil reais.
       
A Câmara de Vereadores de Imigrante deve votar na sessão da próxima terça-feira, às 19 horas, o projeto orçamentário do município para 2013, que estima uma receita de 14 milhões de reais.
       
A Univates oferece um curso de Fisioterapia na Reabilitação Uroginecológica, direcionado a fisioterapeutas e estudantes. O curso ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro, e as inscrições devem ser feitas até o dia 09 de dezembro, no site da Univates.
       
A administração do Hospital de Estrela assinou convênio com a Secretaria Estadual da Saúde, prevendo o repasse de 650 mil reais. O recurso servirá para compra de equipamentos para a instituição de saúde.
           
A Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Encantado, instaurada na última segunda-feira, para avaliar uma acusação de duas cidadãs sobre irregularidades cometidas pela administração  municipal do prefeito Paulo Costi e de seu vice José Calvi, apresentou hoje a notificação oficial através de editais em jornais, dando o prazo de dez dias para os acusados apresentarem defesa prévia, por escrito.
           
Com objetivo de colaborar com a saúde financeira dos municípios, principalmente em função da necessidade do fechamento de contas neste final de ano, a AMVAT está isentando os municípios filiados a entidade do pagamento da mensalidade. Segundo o presidente Ivo Lauter, não se trata de um valor expressivo, mas esta foi a maneira encontrada pela entidade para colaborar com os associados.
       
Em Cruzeiro do Sul, já iniciou o processo de transição de governo. Detalhes da transição foram defindos ontem, em reunião realizada entre o atual prefeito Rudimar Müller, e o prefeito eleito César Leandro Marmitt "Dingola".
           
Os prefeitos do G8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado) estiveram reunidos ontem na cidade de Canudos do Vale. No encontro, o prefeito de Canudos do Vale, Cléo Lemes, afirmou que vai deixar para o seu sucessor a decisão de permanecer ou não filiado ao G-8. Por outro lado, o prefeito de Forquetinha, Waldemar Richter, que não participou do encontro ontem em Canudos do Vale, já admite a possibilidade de continuar integrando o grupo.

A administração municipal de Capitão está trabalhando nos preparativos do XX Natal em Família. A festa acontece no dia 14 de dezembro, na Praça Municipal e terá a tradicional encenação Natalina, que envolve diversos atores amadores do município. Além da encenação, haverá show e chegada do Papai Noel para distribuição dos pacotinhos, além de muitas outras atrações.

Capacitar profissionais para as vendas por meio do Programa Neurolinguística é o foco do curso O Poder da Mente. O treinamento é uma promoção do Sindilojas Vale do Taquari e realiza-se nos dias 12 e 13 de novembro, das 19h30min às 22h30min, na sede da entidade, no Centro de Lajeado. O curso será ministrado pelo palestrante e escritor José Karkuszewski. Profissionais dos setores do comércio e serviços e demais interessados em participar do treinamento devem fazer suas inscrições pelo telefone 3710-2080.

A Secretaria de Obras de Capitão vem concentrando os trabalhos das últimas semanas na manutenção das estradas e acessos gerais do interior do município. Ontem, a equipe esteve realizando melhorias na estrada geral de Alto Alegre, onde também foi realizado patrolamento e a colocação de material.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas promove no dia 13 de novembro, o lançamento do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”. A programação ocorre às 19 horas no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado.  Haverá coquetel, apresentações musicais e sessão de autógrafos com os escritores da obra, Ana Cecília Togni e Gino Ferri. Interessados em prestigiar a atividade devem confirmar presença até o dia 06 de novembro pelo e-mail taquariantas@univates.br

A Emater de Travesseiro avisa os agricultores que tiveram o cadastro aprovado para compra de milho a balcão estiagem da Conab, devem retirar na Emater a guia de recolhimento da união, o boleto de pagamento do mês de outubro, que deve ser pago até esta sexta-feira, dia 26, para posterior retirada do milho na CESA, em Estrela.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo prepara mais uma etapa de aplicação do BTI – inseticida biológico de combate à larva do mosquito borrachudo. Os aplicadores tem reunião hoje, às 14 horas, no auditório da prefeitura.
           
A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza neste momento Reunião Almoço, no Clube Comercial. O palestrante é o Delegado da Receita Federal, Altemir Linhares de Mello, que fala sobre os novos rumos do Sped Contábil.
                       
Em Doutor Ricardo, prossegue até esta sexta-feira, dia 26, a programação da Semana da Saúde Bucal, com diversas atividades sendo realizadas, principalmente envolvendo os estudantes do município.
       
Cinco shows estão confirmados para Expovale 2012, são eles: Zé Ramalho, Família Lima, Patati Patatá, Raça Negra e Tchê Garotos. A feira acontece de 09 a 18 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, com a participação de 300 expositores, e a expectativa de receber mais de 200 mil visitantes.

Programada para sexta-feira e sábado,  a IV Feira do Livro e Mostra de Trabalhos em Marques de Souza. Entre as atrações previstas estão: formatura do Proerd, teatro, atividades de recreação, Noite Cultural e lançamento do livro “A Vida e Suas Transformações”, de Sônia Scherer.
         
O Clube Comercial de Encantado promove sábado, dia 27, o Jantar Beneficente das Soberanas, com o tema “Um Conto de Fadas”. A Rainha Luiza Slaghenaufi, e as princesas Mayara Cornelli e Andressa Casanova, receberão os convidados para uma noite de solidariedade. A receita do evento será revertida para a Associação Pró-Menor e para o Projeto Leitos de Atenção em Saúde Mental do Hospital Beneficente Santa Teresinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário