Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas


Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

Uma obra que resgata a história dos rios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, destaca a importância da água para seus 119 municípios e os projetos para garantir a qualidade e a quantidade do recurso hídrico para as futuras gerações. 
O livro A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas é uma atualização da obra escrita em 1991 e foi lançado nesta terça-feira (13/11) no Centro Universitário Univates. 
A cerimônia foi prestigiada por cerca de 200 pessoas, entre elas os reitores da Univates, Ney Lazzari, e da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça. 
A publicação tem autoria dos escritores Genuíno (Gino) Antônio Ferri e Ana Cecília Togni, é composta por 375 páginas e os quatro mil exemplares impressos serão destinados gratuitamente para estudantes dos ensinos Médio e Superior, comunidades e bibliotecas. 
O trabalho foi viabilizado financeiramente pela Univates, UCS, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag). 
O evento foi marcado por pronunciamentos, música e autógrafos. 

O reitor da UCS, Isidoro Zorzi, enalteceu a iniciativa do Comitê e disse que a obra espelha o modelo positivo de trabalho que tem acompanhado o Comitê em seus quase 15 anos de existência. 
Os elogios também foram compartilhados pelo diretor do DRH, Marco Mendonça. 
“O Taquari-Antas é um comitê pujante, e que com o livro ajuda a resgatar a história. Quem esquece da água não terá futuro”, advertiu. 
O livro é dividido em dez capítulos. Começa pela influência dos rios, lagos e mares, mostra a divisão da Bacia, características geológicas e de clima, o aproveitamento que os municípios fazem dos rios e o planejamento para garantir o futuro das águas. 
Também trata da navegabilidade na Bacia, as barragens, eclusas, hidrelétricas e pontes e expõe o lazer e a cultura da população com base nos mananciais existentes. 
A obra é encerrada com a história do Comitê Taquari-Antas e sua consolidação como o parlamento das águas e exercendo papel estratégico no Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário