Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Banda Municipal de Estrela




Banda Municipal de Estrela -
Quantas saudades que a lembrança traz!
Fonte: Aepan-ONG
A importância da Banda Municipal de Estrela, como instituição, transcendeu o aspecto músico-cultural, para se revestir também em social. Por meio da banda de música muitos talentos se revelaram melhores cidadãos e, não raro, dentre seus instrumentistas surgiu pessoas que foram importantes para a comunidade. Jovens em situação de risco social encontraram nela caminho seguro, onde superaram suas angústias e conquistaram auto-afirmação Participaram intensamente da vida da comunidade, tocando em festas, eventos esportivos e solenidades. A Banda se mostrou uma instituição de importância ímpar na vida musical, social e cultural de Estrela.

A Banda Municipal de Estrela foi criada por Lei Municipal nº 1533/77 e registrada como entidade Civil sob nº 44 em 15 de agosto de 1979 reunindo vários músicos amadores e com eles valorizando os momentos altos da comunidade. O então prefeito Hélio Mussckopf foi grande e talvez o maior incentivador da Banda.

A Banda Municipal de Estrela venceu o Campeonato Estadual de Bandas em 1978, cabendo-lhe por isso representar o Rio Grande do Sul na Fase Nacional do certame, realizada no estado do Rio de Janeiro conquistando muito prestigio pois o evento foi transmitido por televisão. Participou ainda, do Festival de Bandas em Flores da Cunha, no ano de 1979.

Em maio de 1982 ( a exatamente 25 anos) a Banda gravou um LP nos estúdios da Central de Produções ISAEC, intitulado “Isto é Estrela”, fazendo alusão a múscia em homenagem a Estrela Centenária de Adauto de Azevedo e G. Carvalho que consta no lado B, faixa 4 do disco. Tinha como componentes: Aury J. Gattermann, Rubem P. Diedrich, Pedro E. Birck, Otélio R. Da Rosa, Carlos R. Da Rosa, Astor J. Dalferth, Natalício Vicente Fernandes, Carlos W. Juchum, José O. Eidelwein, Ervino R. Sulzbach, Erno Kord, Alexandre Fritsch, Gunther G. Dalferth, Augusto C. Heineck, Albano Nyland, Décio M. Ramos da Silva, Edenisar C. Pereira, Leandro R. Dos Santos, Luciano R. dos Santos e Carlos Joel da Silva. Aranjos e Regência Gerson Thomás de Carvalho, o Pernambuco (que foi maestro da Banda até dezembro de 1988). Técnica e mixagem: Marco Aurélio e Inácio Mitchel. Foi sem dúvida um grande momento para Banda Municipal de Estrela. “O LP consta no arquivo da Aepan-ONG”.

Em 1992 a Banda contava com 22 componentes, sob a regência do maestro Otélio da Rosa. Era presidida por Francisco Vilmar Horn e realizava seus ensaios na Casa de Cultura Dr. Lauro Muller.

Em 1998 contava com 26 componetes. 

São 35 anos de atividades comemorados no dia 22 de novembro de 2012.

A atual Administração Municipal de Estrela reativou a Banda Municipal.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: Arquivo da Aepan-ONG
Divulgado no Jornal Folha de Estrela
Coluna Histórias da Nossa História

Nenhum comentário:

Postar um comentário