Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Coluna do Luca - Luiz Carlos Freitag - 11 de novembro de 2012


Luiz Carlos Freitag


Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, desde maio os veículos movidos a óleo diesel devem lançar menos partículas nocivas na atmosfera. 
As montadoras modificaram os motores que agora só devem utilizar o chamado Diesel S50, que libera menor quantidade de enxofre nos escapamentos. 
Este produto também beneficia a mecânica dos veículos e é destinado aos motores Euro V (Preconve 7). 
Em Estrela o Posto Pinguim localizado logo no início da Rota do Sol, Bairro Pinheiros (foto Ivan Maia), já dispõe do produto e segundo o proprietário, Nestor Müller o S50 dá maior rendimento ao motor, diminui a necessidade de manutenção das bombas injetoras e minimiza a formação de depósitos e desgastes principalmente nos anéis dos pistões. 
Este combustível também pode ser usado em veículos sem o motor Euro V pois é mais econômico e cuida do meio ambiente.


Fui buscar informações com o Nardir Rosemundo Steffens, o Gardel, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer sobre o andamento das obras do Pórtico de Entra, no Parque Princesa do Vale, no lado onde fica o campo de futebol, pista de bicicross e rampa de skate. 
Nas fotos, de João André Mallmann, dá para ver que a coisa está andando e tudo deverá ficar concluído ainda este mês. 
Ali teremos a recepção com vigia, banheiros e vestiários. 
Mais de 70 metros quadrados, no total.



Fui buscar informações com o Nardir Rosemundo Steffens, o Gardel, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer sobre o andamento das obras do Pórtico de Entra, no Parque Princesa do Vale, no lado onde fica o campo de futebol, pista de bicicross e rampa de skate. Nas fotos, de João André Mallmann, dá para ver que a coisa está andando e tudo deverá ficar concluído ainda este mês. Ali teremos a recepção com vigia, banheiros e vestiários. Mais de 70 metros quadrados, no total.





Confirmado: Dia 1º de dezembro, as 8h30min será inaugurado o novo prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela. São oito mil metros quadrados que vão abrigar as Lojas do Sindicato de Estrela e o Supermercado STR de Lajeado. População, sem dúvida, está ansiosa para iniciar suas compras no novo local.

Logo dá para começar a mais ou menos definir a nominata dos candidatos a Deputado Estadual, pela Região do Vale do Taquari. Acho que desta vez não vai ter desculpas, para votar em para-quedistas, pois deveremos ter vários candidatos daqui. Vamos ver se a partir de 2015 a Região vai ter novamente um ou mais representantes na Assembléia Legislativa do Estado. Sim, porque mesmo tendo mais de 250 mil votos, a partir de janeiro próximo não teremos nenhum Deputado Estadual. O mesmo vale para a Câmara Federal, está na hora de termos novamente pelo menos um Deputado Federal aqui do Vale do Taquari, que participe de nossos eventos, que visite nossos municípios.

FRASE DA SEMANA: “Sem dúvida, a maior invenção da história da humanidade é a cerveja – apesar de eu admirar também a roda, principalmente se for uma pizza.” (Filósofo esperando o fim de semana no Salão do Hermes e Leonardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário