Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Expovale 2012 - Público recorde é comemorado pelas agroindústrias familiares

Público de 35 mil pessoas foi comemorado pelas agroindústrias. 


O recorde histórico de público em um único dia na Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale), registrado na quinta-feira (15.11), foi comemorado pelo setor das agroindústrias. 

Cerca de 35 mil pessoas estiveram no Parque do Imigrante, e um dos espaços mais procurados foi o pavilhão 4, onde estão instaladas as 90 agroindústrias e artesanatos que comercializam seus produtos desde a última sexta-feira (09.11), quando da abertura oficial da feira. “A demanda no dia de ontem foi tanta, que algumas agroindústrias não disponibilizam mais de produtos”, afirma o coordenador do espaço, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Nilo Cortez.

Pavilhão das agroindústrias esteve lotado na tarde de ontem - Crédito: Tiago Bald

Cortez garante que algumas das famílias chegaram a comercializar mais de 150 quilos de salame, em apenas um dia. “Isso sem contar a procura por queijos, sucos e outros”, afirma. Para o coordenador, ainda não é possível contabilizar o volume de negócios realizados por cada uma das agroindústrias de maneira oficial. “Mas, de antemão, o que se pode dizer é que este número chega próximo aos R$ 200 mil por parte das agroindústrias e aos R$ 60 mil por parte dos artesões”, avalia.

O produtor José Horn (62), de Estrela, é um dos que se mostra animado com o faturamento. Dono do Apiário Horn ele comemora o fato de esta ser a melhor edição em termos de volume de negócios. Ele credita o sucesso, em partes, a consciência do público em buscar, a cada dia, um produto de qualidade. “Também a possibilidade de inovar, de despertar a atenção dos visitantes, também se torna um diferencial”, afirma, apontando a caixa de plástico transparente, que contém um favo com abelhas e que “enfeita” a sua banca.


Apicultor está satisfeito com as vendas - Crédito: Tiago Bald

Para a dona da Kolonie Alimentos, Dalva Muxfeldt (55), de Forquetinha, as feiras também servem para fidelizar os compradores. Em sua quinta participação na Expovale, ela afirma já ter recebido visitantes que levaram o cartão da agroindústria, retornando, depois, ao município para novas compras. “O fato de poder degustar o produto fresquinho, diretamente da banca do produtor, também é uma forma de atrair o público”, diz.

A Expovale acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado. É uma promoção da Acil e da prefeitura de Lajeado. Tem patrocínio da Vonpar e Unimed VTRP, e conta com o apoio do Banrisul, Randon, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Corsan e Distribuidora de Produtos de Petróleo Charrua. Para mais informações sobre a feira, acessewww.expovale.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário