Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 13 de novembro de 2012



Notícias Vale do Taquari - 13 de novembro de 2012

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 16 de novembro, sexta-feira, considerando que no dia anterior (15) acontece o feriado nacional Proclamação da República. Com is to a prefeitura encerra suas atividades na tarde de quarta-feira, voltando a atender na segunda-feira, dia 19.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Em Bom Retiro do Sul e Imigrante, as sessões dos legislativos ocorrem às 19 horas desta sexta-feira. Em Muçum a sessão da cãmara inicia às 19 horas e 30 minutos.
        
A Inspetoria Veterinária de Encantado deu sequência hoje, nas localidades de Palmas e Linha Azevedo, a entrega das vacinas contra a febre aftosa.
        
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas promove hoje o lançamento do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”. A programação ocorre às 19 horas no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado.  Haverá coquetel, apresentações musicais e sessão de autógrafos com os escritores da obra, Ana Cecília Togni e Gino Ferri.
    
Os municípios do Vale do Rio Pardo realizaram na manhã de hoje um protesto em função da queda de receita do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). No horário das 10 às 11 horas, diversas prefeituras interromperam as atividades.
        
Ocorre hoje em Brasília uma mobilização dos prefeitos em busca de recursos do governo federal para o fechamento dos caixas no final do ano. A mobilização é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A comitiva do Vale do Taquari participa do ato, sendo liderada pelo presidente da AMVAT, Ivo Lauter.
        
Hoje, às 20 horas, na sede da Sociedade Esportiva União Boa Vista, em Mato Leitão, ocorre o lançamento oficial da 1ª Festa das Orquídeas, marcada para os dias 07, 08 e 09 de dezembro, simultaneamente com a Exposição Estadual de Orquídeas.
       
Apenas dez pessoas se inscreveram para o curso de Guardião de Balneário que o Corpo de Bombeiros está promovendo.  Porém, dois dos inscritos não passaram pelos testes iniciais (natação e corrida). Os demais devem receber orientações e capacitação para operações de socorro e salvamento.
           
A administração municipal de Coronel Pilar adquiriu um veículo, com capacidade para transportar 15 pacientes. Foram aplicados 100 mil reais do Fundo Estadual de Saúde e mais R$ 13 mil em forma de contrapartida do município.
       
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza amanhã, o jantar para comemorar os 20 anos de atividades da entidade, no Clube Comercial de Encantado. As atrações artísticas serão o show da Banda Aero Willys e o Coral da AABB Vida e Canto. Os ingressos a R$25,00 podem ser comprados com as voluntárias da Liga.
       
A Secretaria de Educação de Imigrante realiza na próxima sexta-feira, dia 16, a Noitada Cultural. O evento acontece a partir das 20 horas, no Centro Comunitário Evangélico. os participantes devem residir ou ter vínculo empregatício em Imigrante. 
       
A Faculdade La Salle de Estrela recebe inscrições até o dia 30 de novembro, para o Vestibular. Há pagas para os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faculdade em Estrela ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela. A prova está marcada para o dia 08 de dezembro.
       
Ontem um grupo de 50 pessoas, entre produtores rurais, cooperativistas, técnicos, gestores públicos e integrantes de instituições bancárias, participaram de evento técnico, na Expovale em Lajeado. O foco foi a “Formação como Ferramenta da Agricultura Familiar”, dirigido pelo engenheiro agrônomo da Emater, Lauro Bernardi..
           
Na tarde de ontem, a Emater Regional propiciou na Expovale, a um grupo de agricultores atuantes em regime de economia familiar, conhecer melhor as regras do Sistema Unificado de Sanidade da Agroindústria – Susaf, em vigor desde junho, mas na região, apenas os municípios de Encantado, Nova Bréscia e Progresso legalizaram o programa.
           
O Conselho Regional dos Representantes Comerciais realiza nos dias 21, 22 e 23 deste mês, em Lajeado, a etapa do CORE itinerante. O evento pretende regularizar a situação dos profissionais da área de vendas que atuam de forma ilegal na profissão, tanto no que se refere ao registro ou anuidades em atraso. Os mais antigos poderão atualizar seus cadastros, e os que não exercem mais a profissão dar baixa no registro. 

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari realiza evento técnico nesta quarta-feira, dia 14, na grade de programação da Expovale 2012, abordando o tema "Código Florestal". O evento ocorre das 09 às 14 horas, no Parque do Imigrante, em Lajeado.
          
A Univates oferece nos dias 24 e 25 de novembro, o curso “Mudança Comportamental para Melhor Adesão à Dieta”. As inscrições podem ser feitas até 21 de novembro, na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, ou pelo site da universidade.
       
Hoje, mais de quatro mil prefeitos do país participam de uma mobilização nacional no auditório do Senado Federal, em Brasília. Os gestores reivindicam um auxílio financeiro da União para fechar as contas de 2012, emfunção da queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
       
A Emater e a Associação dos Amigos dos Moinhos realizaram um curso de capacitação de merendeiras, no Museu Colognese, em Ilópolis. O curso contou com a participação de profissionais de Ilópolis, Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Doutor Ricardo, Anta Gorda e Itapuca.
       
A maioria dos municípios da Amvat, terão feriadão no próximo final de semana.  Na quinta-feira, dia 15, será feriado nacional e sexta-feira será ponto facultativo nos municípios, mantendo apenas os serviços essenciais. As repartições pública estaduais, também terão ponto facultativo, em comemoração ao dia do funcionalismo público, transferido de domingo dia 28 outubro, para sexta-feira, dia 16 de novembro.
       
A equipe do ESF, Estratégia e Saúde da Família de Travesseiro, estará nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 08 horas e 30 minutos, no salão comunitário de Cairu para a reunião de renovação de receitas médicas. A

A Senadora Ana Amélia Lemos (PP) destacou, em discurso na tribuna nesta segunda-feira, a situação crítica das finanças da maior parte dos municípios brasileiros. A progressista gaúcha pediu que o governo federal compense as perdas das prefeituras em razão da redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
                       
A Emater de Travesseiro em parceria com as secretarias da Agricultura e Saúde, está organizando para o dia 29 de novembro a partir das 10 horas, uma exposição de artesanato em frente ao escritório da Emater. No dia serão expostos trabalhos feitos pelos artesãos do município que também comercializarão seus trabalhos.

A Amturvales, por meio do presidente Vanildo Roman e das turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Chiesa, lançou na sexta-feira, dia 9, o Material Promocional Turístico do Vale do Taquari. A apresentação da publicação ocorreu após a abertura da Expovale 2012, em Lajeado, no estande da Associação, e reuniu diversas autoridades. A publicação possui 55 páginas, ilustradas com fotos e textos dos roteiros turísticos da região e outros atrativos e também reúne informações detalhadas dos serviços de hospedagem e alimentação da região.

A Câmara de Vereadores de Encantado realizou sessão solene ontem a noite homenageando com o título de cidadão honorário: Nestor Moraes Ferreira, Arbi Fischborn, Pedro Bráz Rosa Silveira, e Jatir Mezacasa.
                         
Nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 20 horas e 30 minutos, em frente a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla em Lajeado acontece o Fórum Mundial da Juventude, através da realização do ''Bote Fé no Vale''. O evento visa preparar a comunidade para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013 no Rio de Janeiro. Para ilustrar o evento, haverá o “Evangeliza-Show”, contando com apresentações de artistas locais. 
        
Alunos de escolas de ensino fundamental de 36 municípios estão confirmados para visitar a Expovale 2012, nesta terça-feira, dia 13, no Parque do Imigrante, em Lajeado.  Além da entrada livre, as crianças receberão um vale para o parque de diversões.

A administração municipal de Capitão realiza nesta quarta-feira, dia 14, às 10 horas e 30 minutos, a 19ª Festa Municipal do Idoso. Haverá transporte circulando por todas as localidades a partir das 09 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário