Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 23 de dezembro de 2012

Luiz Carlos Freitag - Coluna do Luca - 22 de dezembro de 2012




Coluna do Luca - Luiz Carlos Freitag - 22 de dezembro de 2012

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 22.12.12:

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

CRISTIANO (PMDB): “Obrigado presidente, o senhor já consumiu 15 segundos do meu tempo”.

JOEL (PSB): “Vereador de oposição tem que estar forungando”.

GILBERTO (PP): “A cachaça sai da cana queimada, mas não pode demorar muito, né Marcelo?”.

JOSÉ ALVES (PTB): “Os porcos de um agricultor estavam mais de dois dias sem água e sem luz”.

ALOISIO (PSD): “Aqui vou deixar uma deixa”.

MARCELO (PSDB): “Lá na rua tem um buraco que se vê diretamente a encanação do esgoto”.

MARCO (PT): “Espero que a Sulvias esteja partindo para o além”.

JACI (PP): “O sol nasce para todos mas a sobra só para quem merece”.

JUAREZ (PPS): “Fui mal intencionado por um locutor de rádio”.

JUAREZ (PPS): “Foi muito trabalhoso mas vou continuar na política”. 

FRASE:“Eu ainda acredito numa política séria” (Vereador Aloisio Mallmann-PSD).

Segunda-feira foi a última Sessão Ordinária da atual Legislatura, na Câmara de Vereadores de Estrela. Deve ter mais uma Sessão Extraordinária, provavelmente dia 27. Chamou a atenção que desta vez todos os Vereadores usaram da Tribuna. Além dos funcionários da Câmara, o responsável pelo Setor Jurídico, o advogado Dr. Erny Iser foi muito elogiado e cumprimentado pelo seu excelente trabalho.

Na semana passada, Gilberto Fensterseifer (PP) falou dos focos de incêndio ao longo da ferrovia, no interior de Estrela, dizendo acreditar que o calor e o atrito das rodas dos trens nos trilhos, poderiam tê-los provocado. Agora voltou ao assunto, pois mais focos de incêndio ocorreram, mas desta vez foi descoberto o motivo: Disse que alguém filmou uma pessoa jogando pedaços de estopa com fogo, do interior de um vagão. Se este filme existe, deve ser levado imediatamente para a Polícia! A propósito: Não comentei isso semana passada, por não acreditar que o motivo fosse o atrito das rodas do trem nos trilhos. Se isso fosse possivel, o Brasil inteiro teria incêndios ao longo das ferrovias e não só no interior de Estrela.

Atualmente, o Presidente da Câmara tem mandato de dois anos, mas isso poderá mudar a partir do próximo mandato. Deveremos ter novamente quatro presidentes, um por ano. E o primeiro será o pastor José Alves (PTB).

Sobre as Sessões da Câmara: Apesar de não termos mais Sessões Ordinárias este ano, em 2013 não teremos férias para os Senhores Edis. As Sessões começarão dia sete de janeiro. Férias só em 2014.

Os 13 vereadores foram diplomados segunda-feira à noite, na Soges. Marco Wermann (PT) nem deverá assumir, pois será o novo Secretário da Indústria e Comércio. Já Cristiano Nogueira (PMDB) deverá assumir normalmente, já que sua Secretaria - a do Trabalho, Ação Social e Habitação -só deverá ser criada mais tarde. Se ela tivesse sido aprovada este ano, ele assumiria logo. 

A propósito de Secretários: Nada contra, mas pessoalmente, e muita gente pensa igual, Vereador eleito deveria assumir seu mandato. De que adianta o eleitor votar no seu candidato, se eleito, ele não assume seu cargo e prefere ir para uma Secretaria?

AES Sul novamente muito criticada na Câmara. José Alves (PTB) disse que muita gente fica mais de duas horas ligando para o 0800 mas fica o tempo todo “ouvindo uma musiquinha”. Segundo ele, a AES Sul prometeu, na Câmara, trocar 1.100 postes de madeira por outros de concreto em Estrela durante este ano, “mas não trocaram nem 10%. Vamos ter de chamar de novo eles, mas que desta vez não venham mentir prá gente”. Marcelo Braun (PSDB) disse que tem postes que estão de pé porque são sustentados pelos fios, “estão quase caindo de tão podres”.

No próximo ano, teremos 13 vereadores, sendo uma mulher: Lorena Hauschild (PR). O Legislativo voltará a ter a presença de uma Vereadora. No Executivo, tivemos além da Vice-Prefeita, mais quatro mulheres em Secretarias. O que não vai se repetir a partir do próximo ano: Ninguém do sexo feminino no primeiro escalão. 

Fui dar uma verificada na ponte de ferro sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129 entre os Bairros Boa União e São José. O DAER retomou as obras, mas continuam lentas. Comentei o fato com o Vereador Gilberto Fensterseifer (PP) e ele disse acreditar que até o final do ano, a reforma estará pronta. Fim do ano que vem, claro. 

O Deputado Estadual Edson Brum é o novo Presidente do PMDB do RS. Venceu a eleição por 37 votos a 34, contra o Deputado Federal Alceu Moreira. Edson disse que até julho de 2013 sai o nome do candidato a Governador do PMDB,sendo que ele stá tentando um acordo com o PDT. E parece que isso acontecerá, desde que o PMDB aceite apoiar para Governador, em 2018, o atual Prefeito de Porto Alegre José Fortunati. O candidato a Governador do PMDB para 2014 deverá sair entre os nomes de Germano Rigotto, José Ivo Sartori e Mendes Ribeiro Filho.

Quero aproveitar e desejar a todos meus amigos, familiares, leitores da Coluna, um Feliz Natal, que o Bom Velhinho venha carregado de presentes e que a festa seja muito legal para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário