Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 6 de dezembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 6 de dezembro de 2012

Hoje, às 20 horas, acontece na sede da AMBI (Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias) a cerimônia de posse da nova diretoria da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (Uame). Assume como presidente, Aloísio Mallmann, sucedendo a Celso Machado. 

A comunidade São João Batista do Bairro Lambari Baixo, receberá hoje, às 19 horas, a imagem de Nossa Senhora de Fátima em preparação espiritual para a 60ª Romaria que acontece no domingo.

Hoje, às 18 horas, acontece a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Já às 18 horas e 30 minutos ocorre sessão do legislativo de Teutônia.

Inicia hoje a programação comemorativa ao 17º aniversário do município de Doutor Ricardo. Às 13h30min ocorre no Centro de Convivência, a última reunião do ano do Grupo da Melhor Idade Felicitá. Já a partir das 20 horas acontece a Noite Cultural, no salão de Linha Bonita Alta.

A Prefeitura de Progresso irá leiloar algumas máquinas, veículos e equipamentos. O leilão ocorre no dia 14 de dezembro, às 14 horas, no Parque de Máquinas da prefeitura. Na lista de vendas estão duas caminhonetes, um caminhão, uma mini-carregadeira e uma retroescavadeira.

A administração Municipal de Relvado divulga edital para realização de pregão presencial, às 10 horas, do dia 14 de dezembro, na prefeitura, para a compra de uma máquina retroescavadeira.

O setor de fiscalização e de tributos municipais de Coronel Pilar solicita aos contribuintes com pendências junto a tesouraria, como serviços com máquinas, certidões negativas, água e requerimentos, com vencimento no ano de 2012, para que regularizem as situações até 28 de dezembro. Caso estes débitos não sejam quitados, passarão automaticamente para a lista da dívida ativa.

Com o propósito de qualificar serviço de abastecimento de água, a Corsan de Encantado está trocando os hidrômetros. Segundo o gerente Nédio Giovanella, o usuário não tem despesa com esta troca que é feita por funcionários da própria Corsan.

Arroio do Meio realiza amanhã, às 20 horas, mais uma edição do "Natal em Coro", no Ginásio do Colégio Bom Jesus. Participarão do evento, 13 corais de estudantes que somam mais de 400 vozes, entoando músicas natalinas. O evento também contará com a presença de cinco corais adultos. O 8º Natal em Coro é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio das escolas participantes. 

O Grupo de Reeducação Alimentar e Controle de Peso de Roca Sales realiza no dia 19 de dezembro, seu último encontro de 2012. As atividades são coordenadas pela Nutricionista Lise Bohn Mirandolli e ocorrem no CRAS, a partir das 15h30min. Os encontros serão retomados em março do ano que vem.

O governo do estado entrega na próxima semana, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município de Lajeado. A unidade terá a capacidade para atender 300 pessoas durante às 24 horas do dia. Os municípios vizinhos que desejam utilizar o atendimento deverão contribuir na manutenção do serviço, com os valores calculados de acordo o número de habitantes. A UPA receberá da União, 50% da manutenção e o estado repassa 25%. Cabe à Lajeado e prefeituras a serem conveniadas, os restantes 25%. 

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Progresso encerrou as atividades de 2012 com um evento microrregional que teve dois médicos como palestrantes.

Em Roca Sales o Projeto Viver Bem a 3ª Idade encerra as atividades de 2012 no próximo dia 21, com um passeio de Maria Fumaça na serra gaúcha. Após o passeio, os idosos visitam a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. Ao meio-dia será servido um almoço na Fenachamp, em Garibaldi. O grupo também visita, na parte da tarde, a Epopeia Italiana Parque Temático, em Bento Gonçalves. Asinscrições devem ser realizadas no CRAS até o dia 16.

O Centro de Atenção ao Turista do Vale do Taquari, no Shopping em Lajeado, recebe inscrições de estudantes interessados em estagiar. As vagas são voltadas para os alunos de graduação ou curso técnico. Para inscrever-se e concorrer a uma das vagas, é necessário estar cursando graduação em Turismo, História, Letras ou o técnico em Guia de Turismo e enviar via e-mailsecretaria@amturvales.com.br, o currículo até esta sexta-feira, dia 07 de dezembro. 

A Câmara de Vereadores de Imigrante aprovou na sessão desta semana o projeto autorizado o subsídio, pela Prefeitura, de 100% do valor de abertura de poços artesianos e implantação da rede de distribuição da água e a abertura e fechamento de silos forrageiros para os agricultores.

A 15ª edição do Natal em Família promovido pela prefeitura de Capitão vai ocorrer na noite do dia 14, na Praça do Centro da cidade. A encenação bíblica, criação de Alessandra Ames e com mais de 70 atores, tem como tema central “Sementes de Amor”. Para enriquecer o espetáculo vai ter apresentações de diversos grupos culturais do município.

Um grupo de agricultores de Ilópolis passou diversos dias nos Centros de Treinamento da Emater em Teutônia e Montenegro, para acompanhar de perto os avanços no setor de produção de leite. O foco foi a produção de leite com a alimentação do rebanho com pastos, barateando custos.

O prefeito de Paverama Elemar Dickel divulga edital para a realização de leilão presencial, às 9h do dia 18 de dezembro, para a compra de uma motoniveladora (patrola), pelo menor preço.

O grande espetáculo artístico cultural natalino que Nova Bréscia realiza anualmente, está programado para noite do dia 15 de dezembro, no Ginásio Municipal. O tema está voltado para os diversos cultos religiosos.

O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckerdt, já firmou o convênio com a Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari repassando R$ 12 mil reais para formar o caixa para elaboração dos projetos necesários para duplicação das rodovias entre Venâncio Aires e Muçum. As demais prefeituras, Venâncio Aires, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Encantado e Muçum, ainda não firmaram os convênios.

O ca­rio­ca Os­car Nie­me­yer, o gran­de no­me bra­si­lei­ro da ar­qui­te­tu­ra, mor­reu às 21h55min de ontem, vítima de infecção respiratória. Ele ti­nha 104 anos e estava internado desde 02 de novembro no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro.

A Secretaria da Educação de Travesseiro está ultimando os preparativos de organização da Festa de Natal, que será realizada dia 15 de dezembro, em frente a igreja matriz. A encenação natalina do grupo de jovens Jucatra terá a participação dos alunos da Escola Pedro Pretto. Haverá também apresentações dos alunos das escolas do município, da Orquestra Municipal de Travesseiro, a chegada do Papai Noel e animação da Banda Cupim no Teto.

A Mega-Sena não teve acertadores no sorteio 1.448 realizado ontem em São Paulo. A Caixa Econômica Federal projeta um prêmio de R$ 10 milhões para o concurso do próximo sábado. Os números sorteados foram: 01 - 25 - 29 - 36 - 56 - 60.

Nos dias 03, 04 e 05 de janeiro acontece o Rodeio Crioulo Estadual de Capitão.

A Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Ernani Polo (PP), entregou na noite de ontem, o Prêmio Folha Verde 2012. Entre os agraciados está a Dália Alimentos.

A administração municipal de Travesseiro realiza nesta sexta-feira, dia 07, às 09 horas, um leilão de bens inservíveis. Na relação estão duas retroescavadeiras, uma avaliada em 45 mil reais e outra avaliada em 61 mil e 500 reais, uma caçamba basculante avaliada em 3 mil e 500 reais e diversos equipamentos da Secretaria de Obras.

A Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat realiza assembleia na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, às 09 horas, na Casa de Cultura em Lajeado. Na pauta do dia: prestação de contas, apresentação do relatório das atividades de 2012 e a eleição da nova diretoria.

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela realiza nesta sexta-feira, dia 07, a reunião-almoço, no Estrela Palace Hotel. O palestrante será o especialista em Psicologia Organizacional Cristiano Dal Forno, que abordará o tema: “Colaboradores Brilhantes, Empresas Fascinantes”. 

Em Capitão a coordenação da Terceira Idade realiza nesta sexta-feira, dia 07, a Missa do Vovô e da Vovó, com Unção dos Enfermos, na Igreja Matriz com início às 13h30min. Haverá presença de três padres e horário para Confissões.

Nesta sexta-feira, dia 07, a partir das 09 horas, no auditório do Prédio 16, a Univates promove o Encontro Regional sobre Psicologia Educacional, com o objetivo de preparar os participantes para o VIII Congresso Regional de Psicologia Educacional, que abordará o tema “Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos”. As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

A Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela) realiza nos dias 07, 08 e 09 de dezembro (sexta, sábado e domingo), a Feira de Artesanato de Natal. O evento ocorre no ginásio do Colégio Santo Antônio, sempre das 10 às 22 horas.

Revista da Cerveja publicou matéria especial sobre Exposição dos 100 Anos da Cervejaria de Estrela realizado pelo Memorial da Aepan-ONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário