Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 5 de dezembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 5 de dezembro de 2012

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza na sexta-feira, dia 07, o Show de Danças, projetando a participação de 150 dançarinos da cidade. O valor do ingresso será um brinquedo em bom estado que será repassado para a Apae.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima continua nesta quarta-feira, com recepção às 19 horas, na comunidade São Carlos, em Jacarezinho. Na oportunidade haverá missa em preparação a Romaria que está programada para o próximo domingo, quando será reinaugurado o Santuário no Bairro Lajeadinho. Amanhã de noite, a imagem chegará à sede da comunidade São João Batista, no Bairro Lambari Baixo.
        
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Teutônia realiza hoje, às 20 horas, um leilão de porcelanas, cristais, pratarias, pinturas, tapetes orientais, entre outros artigos. O evento ocorre no salão do Baviera Park Hotel.
       
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. Já às 19 horas ocorrem sessões dos legislativos de Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul.
        
A Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Ernani Polo (PP), entrega na noite de hoje, o Prêmio Folha Verde2012, conquistado por organizações em diversos segmentos do agronegócio. Através da Dália Alimentos a Cosuel é a única cooperativa premiada.
       
Hoje, às 14 horas, acontece o leilão público na Prefeitura de Relvado, para a venda de um caminhão basculante.
        
O Ministério Público da Comarca de Lajeado que responde por oito municípios, notificou ao longo do ano de 2012, 670 famílias por evasão escolar. Destas situações, 203 viraram processos  criminais contra os pais ou responsáveis, dos quais 25 já julgados, com punições de multas ou de serviços comunitários. Os dados foram apresentados hoje pelo promotor Neidemar Fachinetto.
       
Cruzeiro do Sul prevê para 2013, a construção de uma Unidade Básica de Saúde, com estrutura e capacidade para atender a cidade e interior. Atualmente, o Posto de Saúde funciona junto ao hospital da cidade e não consegue atender toda demanda.
       
Os vereadores de Arroio do Meio sugerem investimentos na identificação das ruas, principalmente nas vilas e bairros. As dificuldades são grandes na localização de endereços, alerta o vereador Darci Hergessel (PDT).

A equipe da Unidade Básica de Saúde de Roca Sales realizou a distribuição de material informativo e preservativos. A ação foi alusiva ao Dia Mundial de Combate a AIDS, lembrado dia 1º de dezembro, e teve como objetivo conscientizar as pessoas quanto à importância da prevenção.
                  
Tramita na Câmara de Vereadores de Nova Bréscia, o projeto de lei que  “Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.
       
A Secretaria de Serviços Urbanos de Roca Sales, realiza obras de melhorias na acessibilidade no centro da cidade. Uma das ações é direcionar os pedestres através de barras, para cruzar as ruas nas faixas de segurança. Estão sendo criadas vagas no estacionamento, para portadores de  deficiências e para idosos, em pontos estratégicos, além de rampas mais adequadas para os cadeirantes.
       
O prefeito de Teutônia, Renato Altmann, voltou a manifestar sua preocupação com a situação da  ERS-128 (Via Láctea). Altmann defende a necessidade da duplicação da rodovia, em função do grande fluxo de veículos.

A Emater Regional realiza na próxima sexta-feira, dia 07, a partir das 09 horas, um Dia de Campo voltado a piscicultura. O evento ocorre na área do Centro de  Formação de Agricultores, em Montenegro. Foram convidados técnicos secretários de agricultura e produtores rurais. As confirmações devem ser feitas nos escritórios da Emater.
       
A Faculdade La Salle de Estrela recebe até sexta-feira, dia 07, as inscrições para o Vestibular de Verão. As inscrições podem ser efetuadas no site www.unilasalle.edu.br/vestibular ou na secretaria da faculdade no centro de Estrela, das 14 às 17 horas, e, das 18 às 22 horas. A inscrição custa dez reais.

No final de semana acontece em Mato Leitão, a 1ª Festa das Orquídeas e 9ª Exposição Estadual de Orquídeas. A programação de desenvolve na sede do Fluminense, sob organização da Lume Eventos. 
           
O CRAS de Roca Sales está realizando, desde a última semana, o curso de enfeites natalinos. Entre as peças produzidas pelas nove participantes estão sacos de Papai Noel, bonecos de neve e guirlandas. As atividades acontecem nas quintas-feiras, das 14h às 16h e seguem até o dia 20, sob a orientação das oficineiras Mara Krause e Jaqueline Scottá.

Por ter o maior número de prefeitos eleitos (13), o Partido Progressista (PP) poderá indicar o presidente da Amvat  para  2013. O nome mais cotado para o cargo é o prefeito reeleito de Progresso, Edgar Cerbaro, ficando como segunda opção, Paulo Costi, de Encantado.  A eleição deve acontecer na assembleia de sexta-feira, em Mato Leitão, mas a posse deve ocorrer somente em janeiro. Em 2014, será a vez do PMDB com 12 prefeitos eleitos, indicar o presidente da Amvat.
   
A Brigada Militar de Capitão, em parceria com a Administração Municipal e Secretaria de Educação, realizou na noite de ontem, a formatura de 92 alunos participantes do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. A solenidade foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes.

O prefeito de Colinas, Gilberto Keller, está animado com os  resultados alcançados a partir de incentivos para tornar a cidade referencial turístico. A expectativa é de que Colinas venha a receber 10 mil visitantes para as festas de fim de ano. Keller garantiu que novos investimentos nosegmento Turismo, devem ser anunciados em breve.

Em Roca Sales o Projeto Viver Bem a 3ª Idade encerra as atividades de 2012 no próximo dia 21, com um passeio de Maria Fumaça na serra gaúcha, percorrendo 23 quilômetros entre as cidades de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. Após o passeio, os idosos visitam a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. Ao meio-dia será servido um almoço na Fenachamp, em Garibaldi. O grupo também visita, na parte da tarde, a Epopeia Italiana Parque Temático, em Bento Gonçalves. As inscrições devem ser realizadas no CRAS até o dia 16. Os interessados devem ter a partir de 60 anos. A saída ocorre às 6h, em frente ao CRAS.
       
O prefeito eleito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, terá como primeiro grande desafio, remover mais de uma dezena de famílias, que estão residindo em área com grandes riscos de desmoronamento. Por solicitação da Defesa Civil, o Ministério Público determinou que em 2013, devem ser removidas estas famílias, que por sua vez estão resistindo a determinação.
       
O diretor do Ibope Media em Porto Alegre e Florianópolis, Domício Torres, será o palestrante na Reunião Almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, marcada para segunda-feira, dia 10 de dezembro. Ele abordará o tema: “Hábitos e Atitudes Regionais”.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro começou n esta semana a entrega de 187 certificados de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose, dentro pro programa piloto da comarca de Arroio do Meio que busca o controle e erradicação das doenças. Os agricultores que tiveram suas propriedades vistoriadas pela equipe do projeto na re-certificação, devem ir até a Secretaria para retirar os certificados e posteriormente apresenta-los aos técnicos das agroindústrias de leite.

Dois apostadores acertaram as dezenas da faixa principal do concurso da Quina realizado ontem em São Paulo. Cada um levará o prêmio de R$ 890.044,00. Um dos acertadores é da cidade de Tapejara, na região norte do Rio Grande do Sul. Os números sorteados foram: 27 - 51 - 54 - 63 - 74.

O CRAS de Roca Sales inicia hoje, das 14h às 16h30min, o curso de bolachas natalinas.  A receita será preparada pela oficineira Jaqueline Scottá. As aulas fazem parte da Oficina de Culinária Aroma & Paladar. Interessados em participar devem comparecer no CRAS na abertura do curso. O encerramento da capacitação ocorre dia 19.

Em Roca Sales, cerca de 80 alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ano da Escola Municipal Dom Pedro I participaram de uma campanha educativa sobre prevenção de acidentes férreos. A ação foi realizada por uma equipe da América Latina Logística (ALL).
      
A Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat realiza assembleia na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, às 09 horas, na Casa de Cultura em Lajeado. Na pauta do dia: prestação de contas, apresentação do relatório das atividades de 2012 e a eleição da nova diretoria.
       
Na próxima sexta-feira, dia 07, a partir das 09 horas, no auditório do Prédio 16, a Univates promove o Encontro Regional sobre Psicologia Educacional, com o objetivo de preparar os participantes para o VIII Congresso Regional de Psicologia Educacional, que abordará o tema “Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos”. As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

O maior centro de oncologia do Rio Grande do Sul, junto ao Hospital Bruno Born – Lajeado, será inaugurado nesta quinta-feira, dia 06 de dezembro. A ala inicial foi ampliada com a aplicação de R$1,5 milhão. O ano de 2012 fecha com o atendimento de mais de 5 mil pacientes de diversas regiões do estado.

Aepan - Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural reeleita para compor o Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário