Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia - Incêndio em boate em Santa Maria causa morte de dezenas de pessoas


Toda a estrutura da Secretaria Estadual da Segurança Pública foi colocada à disposição para os trabalhos de apoio às vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada deste domingo. “Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, afirmou o governador Tarso Genro. "Recebemos essa notícia terrivel de uma tragedia gravíssima, que enluta o Rio Grande, enluta o Brasil, enluta a cidade", lamentou.

Caminhão transportando corpos...

Número de Mortos pode superar 200 pessoas...

Uma das pessoas que estava na boate que incendiou em Santa Maria e conseguiu sair com vida é o dentista Matheus Bortolotto. Ele afirma que o fogo começou logo na primeira música, quando um dos integrantes da banda lançou o sinalizador. O dentista conta que ninguém se assustou de imediato. Bortolotto relata que a correria começou quando as pessoas viram uma fumaça preta e que ele conseguiu fugir rápido.



“O corrimão da boate usado para organizar as filas, trancou as pessoas,” recorda. “Parecia um arame, as pessoas batiam e caíam. Eu ajudei a arrancar os corrimões,” relata. Assim como Bortolotto, muitas pessoas que conseguiram escapar voltaram para salvar outras vítimas. “Os bombeiros também passaram mal intoxicados pela fumaça.”



“Uma menina morreu nos meus braços, senti o coração dela para de bater. Eu só tinha visto em cena de cinema”, conta. “Mesmo correndo risco, as pessoas se atiravam para dentro da boate para salvar vidas. As ambulâncias não davam conta dos feridos," lembra. "Não conseguimos usar a saída de emergência. Quem ficou no fundo da boate não teve chance," 



O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, disse neste domingo que o cenário é de horror na boate Kiss após incêndio que matou dezenas de pessoas durante a madrugada. "A tragédia transcende os limites do município. Estou desolado. É muito triste ver os corpos saindo da boate e sendo colocados em um caminhão", lamentou 


"As tragédias, quando ocorrem, sempre imaginamos que vão acontecer longe. Mas quando acontece na casa da gente, aterrorizam. São dolorosas. Estamos consternados", disse Schirmer. De acordo com o prefeito, toda a infraestrutura da cidade foi mobilizada para o atender as vítmas do incêndio. Mesmo assim, Schirmer fez um apelo para que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e voluntários se desloquem para auxiliar no rescaldo. 

"Estamos tentando fazer melhor para minimizar consequencias da tragédia. Os corpos estão sendo deslocados para o Centro Desportivo Municipal", disse Schirmer. 



A presidente Dilma Rousseff antecipou a volta do Chile em razão da morte de pelo menos 200 pessoas em incêndio em Santa Maria, na região Central do Estado. Via Twitter, a assessoria de imprensa do governo divulgou que o governador Tarso Genro recebeu uma ligação da presidente, informando que ela estará na cidade no início da tarde.






27 de janeiro de 2013



A boate Kiss, na Rua dos Andradas, em Santa Maria, é palco de uma tragédia. Um incêndio, que teria começado por volta das 2h deste domingo, pode ter causado a morte de pelo menos 200 pessoas.



Segundo informações preliminares, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no tet. As chamas se espalharam rapidamente e todo o ambiente encoberto por uma fumaça preta. O integrante de uma das bandas que se apresentou nesta noite, teria acendido um fogo de artifício - uma espécie de sinalizador - que teria iniciado o incêndio.



O local possui apenas uma porta de saída e houve tumulto na tentativa de fuga. Bombeiros e populares abriram um buraco na parede externa para possibilitar que mais pessoas consigam sair.



Equipes do corpo de bombeiros, Base Aérea de Santa Maria, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Batalhão de Operações Especiais e Samu contam, também, com o auxílio do serviço de ambulâncias de urgência e emergência de diversos hospitais e clínicas da cidade.

"Uma das tragédias mais deploráveis do Estado", diz secretário de Segurança

Michels disse que governo colocou aeronaves das polícias à disposição para auxiliar e socorrer as vítimas 

Uma das tragédias mais deploráveis da história do Rio Grande do Sul. Essa foi a constatação do secretário de Segurança, Airton Michels, sobre o incêndio que matou dezenas de pessoas em uma boate de Santa Maria. "Estamos frente a uma tragédia. Acionamos desde cedo o Instituto Geral de Perícias (IGP) para necessidade de profissionais para se identificar as vítimas o mais rápido possível", disse em entrevista para a Rádio Guaíba na manhã deste domingo. 

De acordo com Michels, muitos jovens e adolescentes estavam na boate Kiss, mas é dificil precisar o número exato de pessoas no local no momento do fogo. Da mesma forma, o número de mortos e feridos ainda é impreciso. "Mas temos pelo menos 200 vítimas (fatais)", disse o secretário.





De acordo com Michels, "todas as aeronaves das polícias estão à disposição para auxiliar e socorrer as vítimas das tragédias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário