Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Luiz Carlos Freitag - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - 10 de janeiro de 2013




Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, durante duas semanas, não estará no Jornal, porque a Folha de Estrela está de férias, volta só dia 24. Mas para vocês, ela está aí:

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

ERNANI (PMDB): “Quem vem de Bom Retiro passa por Estrela sem saber que está em Estrela”.

JOSÉ ALVES (PTB): “Com a Corsan, cada semana temos um buraco em cima de outro buraco”. 

GILBERTO (PP): “A cachaça sai da cana queimada, mas não pode demorar muito, né Marcelo?”. 

ÉLIO (PTB): “Se é para mim dar minha cara a tapa, vou dar”.

FRASE: “O inter está com novo CD: CeDesmanchando” (Filósofo Gremista no Salão do Hermes e Leonardo).

Muito bem, tivemos a primeira Sessão Ordinária da Câmara de Estrela, na atual legislatura. Agora, 13 vereadores. Muito bom o público presente. Só que a maioria, sem dúvida, nunca veio a uma Sessão, pois foram muitos aplausos para os Vereadores que usaram da Tribuna. Acho que o Presidente José Alves (PTB) vai alertar os presentes, a partir da próxima Sessão, que não é permitida a participação da platéia. Do contrário, um dia pode ter aplausos, outro dia vaias... Sabe como é.

Presente na Sessão, o Vice Prefeito Valmor Griebeler (PT). E também os candidatos a Prefeito na última eleição, Gilmar Neitzke (PPS) e Eduardo Wagner (PR). Os tres foram saudados por vários vereadores, ao fazerem seus pronunciamentos.

Deus, que é Onipresente, deve ter votado em vários dos Vereadores eleitos. O que teve de agradecimentos a Ele por parte de vários Edis que se elegeram...

Paulo Scheeren (PPS) disse que é necessário colocar uma sinaleira, no rótula onde as ruas Bruno Schwertner e Coronel Müssnich se encontram, pois o movimento do trânsito está muito grande. Vanderlei Eidelwein (PR) concordou e acrescentou que outro semáforo está sendo necessário no encontro da rua Coronel Brito com a Coronel Müssnich, pois naquela rótula o congestionamento é diário. Ernani de Castro (PMDB) também se referiu ao trânsito, destacando a falta de placas de sinalização na cidade, tanto dizendo que os motoristas estão chegando a Estrela bem como informando os caminhos de chegar a locais como o hospital, por exemplo.

Dos 13 Vereadores de Estrela, 11 usaram da Tribuna na primeira Sessão Ordinária do ano. E o primeiro Vereador a falar no nova Legislatura, foi Gérson Adriano da Silva (PT). Ele é suplente mas assumiu no lugar de Marco Wermann (PT), que se licenciou para ocupar o cargo de Secretário da Indústria e Comércio. O próximo Vereador a se licenciar é Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) que vai ocupar a nova Secretaria a ser criada nas próximas Sessões. 

Segunda-feira dia 14, deve acontecer a segunda Sessão Ordinária do ano. Depois, férias para os Senhores Edis. Trinta dias de descanso, afinal de contas, ninguém é de ferro.

A Folha de Estrela está de férias, durante duas semanas. Por isso, esta Coluna só pode ser lida aqui, no site Nossadica neste período.

Mais alguns dias, e o Carnaval estará a disposição de todos, para a folia. Este ano, nove dias mais cedo. E depois do Carnaval, podemos ir nos preparando para as Festas de Natal e Fim de Ano. É, porque depois do Carnaval, o fim do ano estará batendo nas nossas portas, como acontece sempre. Ou alguém duvida disso?

Falando em Carnaval: Onde estão nossas Folias de Momo? Que saudades dos Carnavais da Sociedade Ginástica e Rio Branco. E das Escolas de Samba Falácios em Brasa e Mensageiros da Alegria. É gente, quem participou dos Carnavais de Estrela, sabe do que estou falando. E os Carnavais de Rua? Estrela, Lajeado, Encantado, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e principalmente os de Taquari. Era uma loucura. 

Ralf Gert Simon, o Pridi, ex-colega meu na Rádio Alto Taquari, também lançou um livro. Estrela Dos Bons Tempos - Contos e Lendas Estrelenses. Muitas histórias e mais de duas centenas de fotos antigas, vale a pena ler.Ele pode ser adquirido via internet, entrando no site www.clubedosautores.com.br clicando no “Literatura Nacional” ou “Diversos”. Tem muita gente conhecida nas histórias.

Roubo de fios de cobre na iluminação pública, continua. E o pior é que os gatunos estão agindo ao longo da BR 386, roubando os fios da nova e maravilhosa iluminação da rodovia, trecho de Estrela. A polícia presume que sejam usuários de drogas - o que é perfeitamente plausivel - e concordo que é dificil achar um meio de pegar os ladrões. Mesmo porque, depois de presos, em pouco tempo deverão estar soltos novamente. Uma solução para isso não é fácil, pois não tem como colocar vigias permanentes. Quem será que compra cobre roubado?

Andreas Hamester (PP) fez um amplo relato dos problemas que Estrela enfrenta, com animais soltos nas ruas. Em tres bairros, foram encontrados 256 cães. “Com este levantamento, calcula-se que hajam aproximadamente mil animais abandonados, mal tratados e doentes, tanto nas ruas como nos pátios de casas”, comentou.Disse que a Secretaria do Meio Ambiente vem atendendo os casos de maus tratos, feridos e atropelados e ainda dos filhotes encontrados nas ruas - para isso, construiu um canil que recebe os animais em piores situações. Sugeriu a formação de uma Comissão de Vereadores para acompanhar os trabalhos entre Prefeitura, Ong AEPA, Veterinários, Voluntários, Lojas Agro Veterinárias, Agentes Comunitários e Associações de Bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário