Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 10 de janeiro de 2013


Notícias Vale do Taquari - 10 de janeiro de 2013

A instalação de uma regional da Emater em Soledade ainda gera repercussões. O deputado estadual Edson Brum (PMDB) quer que o estado reveja a decisão tomada no ano passado e sugere que Santa Cruz do Sul também seja contemplada. O Governo Estado, entretanto, afirma que a opção por Soledade ocorre para desenvolver a região.

As matrículas na rede estadual de ensino devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 11. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.educacao.rs.gov.br

Marques de Souza participará da etapa municipal do concurso Garota Verão 2013. O concurso que premia a mais bela garota do estado terá uma etapa em Progresso neste sábado, dia 12. No local estarão as candidatas da cidade anfitriã do evento e de Marques de Souza. O evento será na sede do Grêmio Esportivo Gaúcho no centro de Progresso. O desfile começará por volta das 23 horas.

Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de  Marques de Souza. Na pauta, a alteração do dia e horário das sessões, passando  para às 19 horas de segundas-feiras.
       
A APAE de Cruzeiro do Sul realiza hoje, às 17 horas, o Gre-Nal da solidariedade, no campo de futebol do centro da cidade e com o fechamento da rua, para atividades paralelas. Toda a receita será revertida para o educandário.
       
Hoje retornou ao normal o atendimento ao público na Secretaria de Administração e Fazenda de Coronel Pilar. O prefeito Lourenço Delai alterou a sistemática de trabalho e os funcionários passaram por treinamento.    
        
A primeira reunião da Amvat ocorre amanhã, às 09 horas e 30 minutos, na sede da entidade em Estrela. A assembléia inicia com a presidência de Ivo dos Santos Lauter que vai coordenar a eleição da nova diretoria. Deve ser eleito como presidente  Edgar Cerbaro, prefeito de Progresso, indicado pelo Partido Progressista. O palestrante será Gladimir Chieli, Consultor de Direito Público, que vai orientar os prefeitos sobre a importância da assessoria jurídica nos municípios. 
        
Hoje, às 09 horas, acontece na sede do STR de Venâncio Aires, a reunião da Comissão de Jovens Rurais, dos vales do Taquari e Rio Pardo. O encontro é preparatório ao Festival da Juventude Rural que ocorre no dia 06 de abril na cidade de Cerro Branco. 
        
Voltou na tarde de ontem, o estacionamento rotativo cobrado no  centro de Lajeado, surpreendendo os motoristas depois de cinco dias. O prefeito Luis Fernando Schmidt sancionou o projeto aprovado na câmara municipal autorizando a cobrança, viabilizando a prorrogação por um ano do convênio entre a Uambla e a prefeitura.
        
Em assembléia dos prefeitos de municípios filiados ao Consisa Vale do Taquari realizada ontem na sede da Amvat em Estrela, Nilto Rolante prestou contas do seu mandato de quatro anos e dirigiu a eleição do novo conselho administrativo. Sérgio Marasca (PT), prefeito de Westfália foi escolhido presidente e como vice, Marino Deves – Secretário de Saúde em Encantado.
          
Terminam amanhã as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 podem se inscrever no site www.sisu.mec.gov.br. Cada estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga em instituições públicas. A primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 14 de janeiro. Neste semestre o Sisu oferece 129,2 mil vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior.
       
Em Roca Sales, permanecem abertas as inscrições para a etapa municipal do Garota Verão. O concurso será realizado dia 19 de janeiro,  no Ginásio de Esportes do Parque Municipal João Batista Marchese de Encantado, junto com outros municípios da região, inclusive Encantado. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Roca Sales.
       
O reinício das aulas na rede estadual de ensino ocorre dia 27 de fevereiro. Um dos problemas que a 3a Coordenadoria Regional de Educação precisa solucionar é a substituição de muitos professores que estão se aposentando.

Enquanto as aulas não começam, estão em andamento obras de reparos em 37 das 90 escolas da região.
       
Na próxima segunda-feira, abrem as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que possibilita a conclusão do Ensino Fundamental para maiores de 15 anos que não o concluíram. As inscrições somente poderão ser efetuadas pela internet, através do endereço www.enceja.inep.gov.br, até o dia 07 de fevereiro.
       
O prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, e a secretária de Educação Aline Dullius, visitaram ontem a Escola da Apae da cidade e receberam a lista de pedidos para colocar o educandário em funcionamento, já a partir da próxima semana. Na lista, o transporte escolar e a cedência de alguns profissionais  em áreas especializadas.
        
Na primeira sessão ordinária do poder legislativo de Bom Retiro do Sul neste ano, o vereador Paulo Miguel de Freitas teve aprovada a indicação, solicitando ao executivo que encaminhe um projeto isentando do pagamento de pavimentação e do  IPTU todos os proprietários de imóvel que recebem menos de um salário mínimo. 
       
Ofertar uma alimentação saudável e nutritiva para os alunos das escolas municipais é uma das prioridades da Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales. Entre as exigências é o controle de qualidade dos alimentos e a elaboração dos cardápios por uma nutricionista. Boa parte dos alimentos da merenda escolar tem origem na agricultura familiar ou cooperativas de agricultores locais e suas organizações. 
           
O Governo Federal estendeu até o final deste mês, o prazo para que produtores afetados pela estiagem do ano passado realizem o cadastro para receber o crédito emergencial. O Ministério da Agricultura cedeu à pressão da Fetag, que reivindicava o aumento das verbas liberadas aos agricultores. Interessados ainda podem realizar o credenciamento nos sindicatos rurais de seus municípios. 
       
A Emater está capacitando os produtores de uvas na região alta do Vale do Taquari, sobre o fabrico e conservação de vinhos caseiros. Hoje a capacitação ocorreu na Câmara de Vereadores de Muçum, para os produtores de Muçum, Vespasiano Corrêa, Encantado, Dois Lajeados e Roca Sales. Em Nova Bréscia o treinamento ocorre no dia 16 de janeiro, a partir das 09 horas e 30 minutos.  
          
A Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, em Estrela, recebe amanhã às 16 horas, uma van equipada para defesa sanitária móvel - atividades de fiscalização. Estará presente no ato de entrega o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Eraldo Marques. A Supervisão Regional de Estrela abrange 15 inspetorias veterinárias e mais de 50 municípios.
       
Em visita a cidade de Venâncio Aires, o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, anunciou a construção de um presídio no município. Michels salientou que o projeto está pronto e que a obra inicia nos próximos meses, para ser concluído ainda em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário