Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 15 de janeiro de 2013


Notícias Vale do Taquari - 15 de janeiro de 2013

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.
       
As câmaras municipais de Mato Leitão e Estrela iniciam hoje o recesso parlamentar. A próxima sessão do legislativo de Mato Leitão está marcada para o dia 12 de fevereiro. Já em Estrela, os vereadores voltam a se reunir de forma ordinária, no dia 17 de fevereiro.

A Câmara de Vereadores de Imigrante que está em recesso desde 21 de dezembro, terá sua primeira sessão ordinária no dia 12 de fevereiro.
       
A Secretaria de Agricultura de Marques de Souza, em parceria com a Emater, realiza hoje a partir das 14 horas, uma tarde de campo. O evento será realizado na propriedade de Rudi Heid, em Linha Atalho. O tema do encontro será a produção de silagem de milho, desde o plantio até a colheita com a utilização de inoculantes e uso correto de lonas para fechamento de silos. 
        
Plantas medicinais, alimentação saudável, fabricação de sabonetes e cuidados com a pele na adolescência serão temas de oficinas realizadas pela Farmácia-Escola da Univates. As atividades gratuitas ocorrem de hoje até sexta-feira, comemorando a Semana do Farmacêutico. Amanhã a partir das 15 horas o assunto será alimentação saudável. Os eventos são abertos a toda a comunidade.
       
Após a posse como prefeito de Ilópolis, pela terceira vez, Olmir Rossi, já assumiu outros cargos importantes. Na semana passada Rossi, foi eleito tesoureiro do Consisa Vale do Taquari e segundo tesoureiro da Amvat.
       
Os programas de incentivo ao setor primário em Cruzeiro do Sul exigem que os agricultores apresentem o talão de vendas de produtos, feitos ao longo do ano passado. Inclusive os produtores que não fizeram vendas registradas, devem apresentar o talão para a habilitação aos programas existentes ou a serem criados nos próximos meses.
        
A Secretaria de Educação de Arvorezinha voltou a funcionar junto ao Centro Administrativo. Já a Biblioteca Pública Municipal segue instalada no mesmo local, que também vai abrigar a Casa de Cultura.
          
Em Anta Gorda, os produtores de leite  ainda podem efetuar a inscrição no Programa de Aquisição de Calcário, até o dia  04 de fevereiro. A inscrição deve ser feita na Secretaria da Agricultura.  
        
O empresário Sérgio Mânica reuniu-se com o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, e anunciou o projeto de investimento de R$ 6 milhões em uma planta industrial, no bairro Imigrantes. A proposta é de extrair em torno de 1,2 mil litros de água mineral do Aqüífero Guarani por dia.
        
Representantes da Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza estiveram reunidos com o prefeito Ricardo Kich, para debater questões relacionadas a quinta edição da Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de Marques de Souza, a ExpoMarques. No encontro foi deliberado que o evento que seria realizado em dezembro deste ano, passa para os dias 06 e 07 de abril de 2014.

Na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Capitão realizada no dia 9 de janeiro foram eleitas as comissões para este ano.  Para a Constituição e Justiça foi escolhido Donato Giaretta do PMDB como presidente  e para Finanças e Orçamento, escolhido Alberto Suing do PDT, como presidente. A próxima sessão será às 19 horas do dia 16 (amanhã).
        
Prorrogadas até o dia 24, as inscrições para o “Ciências Sem Fronteiras”, programa do governo federal, CAPES e CNPQ para intercâmbio de um ano em instituições de ensino de outros países. Os alunos da Univates podem se inscrever procurando a coordenadora de assuntos interinstitucionais e internacionais Viviane Bischoff.  No Programa Sem Fronteiras, os alunos pagam só o passaporte e visto de estudos. Passagem aérea, seguro saúde, material escolar, alojamento e alimentação são pagos pelo governo. 
           
Hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece no Centro de Cultura de Muçum, acontece a reunião para formação do grupo que vai atuar na encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A iniciativa é da Juventude Cristã Muçunense. Quem pretende participar da encenação deve se fazer presente no encontro desta terça-feira.

Os economistas da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) calculam que o preço do feijão deverá subir  até  8% nos próximos 30 dias. O motivo é a baixa oferta do produto no mercado, reflexo a redução das áreas de cultivo, cedendo espaço para o cultivo da soja. Em consequência, o feijão está sendo importado da  China, o que gera o aumento do produto. Segundo o IBGE, o preço do feijão subiu 44% nos últimos 12 meses, e atualmente o preço médio do quilo é de R$ 4,05.
           
A tradicional romaria e festa na gruta de Itapuca, interior de Anta Gorda, acontece neste ano nos dias 10 e 11 de fevereiro.  Será a edição nº79  da romaria em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. A expectativa é atrair cerca de 8 mil romeiros nos dois dias de festa. Esperadas pessoas de mais de dez estados brasileiros e de países vizinhos. 
        
Pesquisa mostra que Lajeado conta  com 71 mil habitantes e 53 mil veículos automotores, correspondendo a um automóvel para cada 1,3 habitantes. Em Arroio do Meio, com 18 mil moradores, Encantado com 20 mil e Estrela com 30 mil habitantes, a proporção é de um veículo para cada 1,4 habitantes. Canudos do Vale tem 1.800 moradores e  708 veículos, uma média de um veículo para cada 2,5 habitantes, sendo a média mais alta.
          
A Secretaria de Saúde de Capitão divulga o relatório de atividades de todo o ano de 2012. Ao total foram 9.373 consultas médicas, 392 consultas da Enfermagem, 434 visitas domiciliares e de enfermagem. Registradas 9.524 visitas dos Agentes Comunitários, 67 atendimentos de grupo, e 1.481 atendimentos odontológicos.  Outros procedimentos somaram cerca de dez mil, incluindo o transporte de enfermos à hospitais de Porto Alegre e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário