Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 30 de janeiro de 2013


Ontem a noite aconteceu na sede do CTG Querência do Arroio do Meio, a assembleia geral da 24ª Região Tradicionalista. Na oportunidade, Gérson Junqueira fez a prestação de contas de sua gestão e passou o cargo para o novo coordenador Flávio Rodrigues, indicado pelo MTG.

A equipe da Secretaria de Obras de Roca Sales está realizando desde a semana passada um mutirão de limpeza no Parque Náutico.

Aposentados e pensionistas do INSS que recebem até um salário mínimo e tem o cartão terminado em 4, recebem o benefício nesta quarta-feira.
        
A partir de hoje, o levantamento das vendas agrícolas registradas no ano passado por agricultores de Doutor Ricardo é feito na prefeitura. Mesmo quem não teve venda registrada, deve apresentar o talão, evitando a baixa na Secretaria Estadual de Fazenda.
           
A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul realiza sessão extraordinária  hoje, às 18 horas e 30 minutos. Na ordem do dia, seis projetos de lei do poder executivo. As matérias fazem parte de um pacote na área de saúde e referem-se aos convênios do município com o Hospital São Gabriel.
       
Os aposentados e pensionistas do INSS que recebem até um salário mínimo e que tem o cartão terminado no número quatro, recebem o benefício nesta quarta-feira.
           
O Conselho Superior da Fundef – Fundação para a Reabilitação das deformidades crânio-Faciais, realiza assembleia hoje, às 18 horas e 30 minutos, no Espaço Cultural da Clínica Dr. Wilson Dewes, em Lajeado.  Na ocasião será apresentado o relatório de 2012 e eleita a diretoria para o próximo período de 12 meses.
           
Hoje, às 09 horas, acontece uma reunião especial no auditório da Prefeitura de Lajeado, com participação de autoridades da área de segurança. Em debate, a situação dos prédios que recebem eventos com grande aglomeração de público.
       
Hoje a União dos Vereadores do Brasil (UVB) inaugura seu escritório regional em Porto Alegre. A sede fica na rua Jerônimo Coelho, nas proximidades da Praça da Matriz e da Assembleia Legislativa. O ato de abertura do escritório ocorre às 19 horas, com a presença de autoridades estaduais e municipais. Atualmente a entidade é presidida pelo encantadense Gilson Conzatti.
               
O Conselho Municipal do Idoso de Arroio do Meio realiza no dia 06 de fevereiro, a eleição da nova diretoria. Os 20 grupos assistidos pelo Conselho devem enviar representante para este encontro que ocorre às 14 horas na Secretaria de Educação e Cultura.
       
A Faculdade La Salle Estrela está com inscrições abertas para o Vestibular Continuado. Há vagas nos cursos de Administração, Agronegócio e Gestão Ambiental. Os interessados podem se inscrever pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular ou na Secretaria da Faculdade. O atendimento é feito das 14h às 17h e, à noite, das 18h às 22h. A taxa de inscrição custa R$ 10,00. O processo seletivo está marcado para o dia 18 de fevereiro, às 19h, na Faculdade. A prova será uma redação.
 
Os prefeitos, vices e vereadores de mais de 2.500 cidades que estão em Brasília, participando de evento da presidência da república, esperam que a presidente Dilma Roussef anuncie hoje uma série de ações contemplando o municipalismo. Da região estão presentes os municípios  de Venâncio Aires, Estrela, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Progresso, Lajeado, Arvorezinha, Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia,  Roca Sales, Encantado, Coronel Pilar, Santa Teresa, Taquari, e Paverama.
       
A estudante Aline Niediedt, assumiu como presidente a Associação Colinense de Estudantes Universitários. Ela pretende reorganizar a entidade para ter mais força nos pleitos como ao transporte escolar pago pela prefeitura e maior segurança nos deslocamentos através de coletivos.
       
Programado para reabrir no dia 05 de fevereiro, o projeto Movimento pela Saúde em Cruzeiro do Sul. Segundo o coordenador do programa Michel Kich, podem participar pessoas entre 18 e 60 anos, nos exercícios físicos e caminhadas com o objetivo de prevenir doenças. O ponto de encontro é o ginásio no centro da cidade, em terças e quintas das 7h30 às 8h30. Já em Boa Esperança Alta, os encontros ocorrem nas quartas-feiras.  
          
A polêmica criada com o fechamento de uma quadra contemplando o Colégio Sinodal  no Bairro São Cristóvão em Lajeado resulta em uma audiência pública  no plenário da Câmara de Vereadores, às 19h do dia sete de fevereiro. O fechamento da rua foi aprovada em 2011 pela câmara, em atenção a um abaixo assinado, mas outros moradores das proximidades, sentem-se prejudicados e contestam esta ação.
          
A comunidade de Estância Nova – Venâncio Aires rejeita qualquer argumento de segurança e luta contra a instalação de um presídio fechado na mesma área onde está o Instituto Penal. Um grupo de moradores foi na segunda-feira para a Câmara Municipal manifestando a vontade de lutar contra o início das obras.
       
O convênio do Projeto “Pisa” - Produção Integrada em Sistemas Agropecuários, entre Prefeitura Travesseiro, Sebrae, e agricultores foi renovado para mais um ano, com 20 famílias de agricultores inicialmente participantes e um grupo de novos cadastrados. O principal objetivo qualificar e quantificar a produção de leite com um baixo custo e melhor rentabilidade.
        
Por determinação do Ministério Público, os bombeiro iniciam as vistorias em todas as casas com atividades noturnas, aplicando todas as normas segurança. Cabe as prefeituras vistoriar as situações como regularidade do imóvel, condições da edificação para a finalidade e as condições sanitárias. Em Estrela e Lajeado já foram encontradas irregularidades no primeiro dia de vistoria.
  
A tragédia da Boate Kiss em Santa Maria repercute na região com a suspensão de eventos que estavam programados. Entre estes está o cancelamento da  festa comemorativa aos 54 anos de criação do município de Bom Retiro do Sul, que estava marcada para esta quinta-feira, dia 31.  
           
A partir da próxima segunda-feira volta o atendimento normal em todas as repartições púbicas municipais de Encantado. Exceto na sexta-feira, quando será mantido o expediente em turno contínuo das 07h30min até às 13 horas.
       
A direção da entidade mantenedora do Hospital Ouro Branco  de Teutônia, reuniu os prefeitos e secretários da Saúde dos municípios de Paverama, Fazenda Vilanova, Poço das Antas, Westfália e Teutônia. Na pauta, os indicadores e investimentos futuros do hospital, que conta com  35 médicos no Corpo Clínico e 10 no Pronto Atendimento, além de 200 funcionários e disponibiliza 67 leitos. Registrados 38 mil consultas no Pronto Atendimento, 470 partos, 781 cirurgias e 190 mil exames de diagnóstico no último exercício.
       
Na manhã de ontem cerca de 30 moradores do Bairro Boa União – Estrela, reuniram-se com o secretário de Saúde Josué Vogt, para apresentar as demandas da comunidade. Entre as reivindicações o aumento do número de consultas médicas e ampliação e adequação do horário de atendimento do posto de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário