Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Um novo tempo para a cultura e os artistas em Lajeado


Um novo tempo para a cultura e os artistas em Lajeado

“Nosso objetivo é propiciar a geração de emprego e renda de toda cadeia produtiva cultural, com vistas à sustentabilidade”. Com essa frase pronunciada na manhã desta quarta-feira (23), no Parque Histórico, o titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Lajeado, Eduardo Gomes Müller, iniciou a apresentação do Plano de Trabalho para a pasta nos próximos 10 anos a jornalistas. “Falo do reconhecimento além do aplauso, no sentido de retirar os artistas da condição de pedintes para profissionais do setor”, afirmou. Destacando que em menos de um mês de trabalho o orçamento da secretaria já fora quintuplicado, Müller explicou que após ser realizado um diagnóstico da área cultural no município, constatou-se que os artistas não conseguem viver apenas de sua arte. 

Nesse sentido, o secretário elaborou o plano para a área cultural com base em três eixos norteadores. O primeiro trata da formação na área da cultura, tendo destaque a instituição do sistema municipal de financiamento à cultura, cujo objetivo principal será viabilizar o sonho dos artistas de viverem da sua arte. “Por meio de incentivos garantidos em lei, queremos gerar emprego e renda para toda cadeia produtiva”, afirmou. Já o segundo eixo se baseia na criação de uma grade de programação cultural cíclica, de modo que Lajeado seja inserida no calendário estadual de cultura e turismo, sendo reconhecida pelas suas peculiaridades e posicionando o município em lugar de destaque através dos atrativos que melhor pode oferecer na área cultural. Por fim, o terceiro eixo se focará na criação do sistema de informação e de indicadores culturais, com base em informações levantadas a partir do início dessa gestão. 

Por sua vez, o prefeito Luís Fernando Schmidt afirmou ser fundamental que o poder público trabalhe no sentido de estimular a cultura, mas que no decorrer do tempo os artistas de Lajeado e também da região do Vale do Taquari consigam efetivamente ser valorizados e viver da sua arte. “Também é importante estimularmos o ecletismo cultural, porém, isso deve ser feito em paralelo a uma política de valorização permanente do que é tradicional e peculiar de onde vivemos”, completou o prefeito.

Foto de Rafael Scheeren Grün 
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário