Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Folha de Estrela - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO


Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 21.03.13

MAGRA-INVENTIVA: Acabaram as férias, voltara as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB):

"O pessoal que trabalha ali faz um bom trabalho".

PAULO (PPS):

"Saúdo o vovô da Casa"

LUIZ (PMDB):

"Percebi o respeito recíproco entre si dos vereadores".

LUIZ (PMDB):

"Eu não fiz referência ao candidato porque esqueci o nome"

FELIPE (PPS):

"Tem um declive muito alto na rua, se ameaça chuva não dá mais prá passar".

FRASE: "

Quer uma mulher que faça todas as tuas fantasias? Arrume uma costureira de escola de samba" (Filósofo Carnavalesco, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Vanderlei Eidelwein (PR) mostrou-se preocupado com o lixo - plástico principalmente - ao longo da Trans Santa Rita. Sugeriu um trabalho junto a escolas, empresas e associações de bairros para conscientizar. Andreas Hamester (PP) mencionou o problema de queima de lixo à noite, em alguns bairros. "Isso é uma questão cultural", acentuou. Também pediu observância da colocação do lixo seco e orgânico nos dias corretos, para amenizar também o problema dos cães que rasgam sacos de lixo em busca de alimentos. Ernane de Castro (PMDB) comentou que em algumas ruas são colocados entulhos ocasionando entupimento de boeiros quando chove. Lorena Hauschild (PR) disse que o mesmo problema ocorre na Cascata de Santa Rita, que ao invés de ser um local turístico é um verdadeiro depósito de lixo. Adriano Scheeren (PSB) lamentou que no interior também aconteça a "desova" de cães e gatos, o que também ajuda a espalhar lixo com o rompimento dos sacos plásticos.

A Agricultura também foi destacada por Vereadores. Paulo Scheeren (PPS) disse que o agricultor merece todo o apoio, pois "não adianta ser engenheiro se não tem comida na mesa, a Câmara precisa dar um destaque especial para a classe". Gérson da Silva (PT) disse que sem os agricultores não seríamos nada e pediu apoio para ampliação da telefonia rural e também à escolas do interior.

Andreas Hamester (PP) destacou a festa dos 150 anos da Comunidade Evangélica Luterana de Novo Paraiso, que transcorreu domingo dia 17. "A igreja foi totalmente reformada, está servindo de exemplo", afirmou. Lorena Hauschild (PR) lembrou que na Escola desta Comunidade, estudou o ex-Presidente da República, Ernesto Geisel. "Esta Comunidade é uma das mais antigas da Região", ressaltou.

Comentei o belo trabalho das máquinas usadas por uma empresa terceirizada, para a limpeza do inço nas ruas. A Secretaria de Obras informa que esta "capina mecânica" continuará em todos os bairros e quando estiver completo o ciclo, reinicia tudo porque se este trabalho for feito em períodos curtos, todas as ruas podem ser mantidas limpas sem problemas. A Secretaria também sugere que qualquer problema existente com entulho, restos de construção, lâmpadas queimadas, seja informado que a intenção é solucionar todos os problemas.

Amanhã as 15h será lançado o Programa Municipal de Incentivo à Aquicultura e Irrigação. O objetivo é realizar a limpeza de todos os açudes criadores de peixes do município. Fazem parte além da Prefeitura Municipal com as Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Estado de Obras e Emater. Inclusive a Secretaria Estadual de Obras irá ceder uma máquina Poclain por 60 dias para ajudar nos trabalhos. O tema é "Mais Peixe - Alimento de Qualidade". O cadastro será feito pela Secretaria Municipal da Agricultura.

José Alves (PTB) destacou a liquidação Arrasa Estrela, que iniciou ontem e vai até sábado. Ele disse que é muito bom fazer este tipo de promoção, pois "a população não precisa se deslocar para participar de eventos similares em outras cidades, como em Lajeado". O Arrasa Estrela é promovido pela CACIS e CDL com apoio da Prefeitura Municipal.

Tudo voltando ao normal, férias terminando, alunos retornando às aulas. Acho que todos aproveitaram bastante, pois tivemos dias muito bons, muito quentes. Agora vamos nos preparar para a Páscoa, férias de inverno, Semana da Pátria e daí Natal e Fim de Ano. É isso mesmo, terminou o Carnaval e o Fim de Ano está batendo às nossas portas.

Vereadores comentaram o problema de estacionamento, principalmente no centro de Estrela. Foram claros que não são contra motos, mas alguns motoqueiros ao estacionar seus veículos tomam o lugar de um e até dois automóveis. é de se ressaltar que muitos deles se utilizam formalmente do estacionamento de motos, mas alguns, realmente, preferem atrapalhar um pouco. Pela Lei, a Brigada Militar nada pode fazer, mas se todos fizessem como a maioria dos motoqueiros já fazem, ficaria bem mais fácil, não acham?

Quem passa pela Avenida Rio Branco, tem sua atenção chamada pela promoção Arrasa Estrela. Desde segunda-feira a cidade toda, na verdade, está deixando a população ansiosa para a promoção de uma das maiores liquidações do comércio de Estrela. Começou ontem, vai até sábado. Realmente o pessoal está aproveitando o lance, é grande o movimento nas lojas. E uma boa medida é não deixar para a última hora, pois o movimento no sábado deve dobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário