Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Serviço de Inspeção Municipal de Lajeado credencia a a 22ª empresa


Schmidt entregando certificados

O prefeito Luís Fernando Schmidt entregou, nesta quinta-feira (31), o 22º certificado de credenciamento ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seaab). A Laticínios Scheeren, localizada na RST-421, n° 5115, bairro Conventos, agora é a primeira queijaria credenciada no município. Ao longo de um ano, os sócios-proprietários Francisco e Carlos Scheeren investiram cerca de R$ 180 mil na adequação do estabelecimento às regras do SIM.

“Além de ser um exemplo para aqueles que pretendem legalizar sua produção, vocês são importantes por estimulá-los a procurar o credenciamento junto ao serviço de inspeção municipal”, afirmou Schmidt. O prefeito também destacou a possibilidade de expansão da agroindústria, que agora pode vender seus produtos a redes de supermercados e, consequentemente, aumentar seus rendimentos. Partilhando desta mesma percepção, Carlos Scheeren menciona que na clandestinidade não teria como crescer. “Gastamos agora, mas ganharemos muito mais no futuro”, enfatizou o sócio-proprietário, que projeta crescer em torno de 35% em 2013.

Conforme o médico veterinário da Seaab e responsável pelo SIM, Maurício Dutra Peres, a agroindústria adequou-se ao programa através da criação de um rótulo, ampliação da estrutura, instalação de câmara fria, regulamentação dos documentos, treinamento dos funcionários, pasteurização do leite e licenciamento ambiental. Atualmente, a empresa conta com dois colaboradores, além de ser assessorada por um consultor, mas para atingir a capacidade total de produção - 1.300 litros de leite/dia - Carlos afirma que pretende contratar mais funcionários.

Credenciamento junto ao SIM
O secretário da Seeab, Ricardo Giovanella, lembra que os interessados em se credenciar junto ao SIM devem procurar a secretaria, situada na rua Santos Filho, 984, no andar térreo do ginásio Professor Nelson Francisco Brancher ou ligar para o telefone 3982-1033. O segundo passo é protocolar o pedido, formalizando o processo. Em seguida, o empreendedor deve apresentar um projeto de adequação da estrutura da empresa e solicitar a licença ambiental à Secretaria do Meio Ambiente, que fará uma análise da água utilizada no empreendimento. Outro fator determinante para o credenciamento é providenciar o registro dos rótulos dos produtos, afirma Giovanella, frisando que todas as orientações do processo de certificação são feitas pela Seaab, sem qualquer custo ao empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário