Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vale do Taquari Notícias - 4 de fevereiro de 2013


Notícias Vale do Taquari - 4 de fevereiro de 2013

Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Nos municípios de Roca Sales, Venâncio Aires e Marques de Souza as sessões dos legislativos ocorrem nesta segunda-feira, a partir das 19 horas. Em Nova Bréscia a sessão da Câmara de Vereadores acontece às 19 horas e 30 minutos.
        
O atendimento nas repartições públicas de Encantado retornaram ao normal nesta segunda-feira, com expediente das 07h30min até às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. Somente na sexta-feira o atendimento ocorre em turno único, das 07h30min até às 13 horas. 
       
Inicia hoje o cadastro dos rebanhos de todos os animais em todas as propriedades rurais da região. Devem ser relacionados cães, gatos, suínos, aves, cavalos e outros. Na maioria dos municípios, o trabalho é feito pelas secretarias de agricultura ou pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Este cadastro deve ser concluído até o final de maio.
       
Inicia hoje em Arroio do Meio, o curso de "Tingimento e Pintura em Tecido", ministrado pela instrutora do SENAR, Zélia Kaufmann, para uma turma de 15 lideres rurais. O curso de 40 horas/aula,  é gratuito e tem o propósito de ser multiplicador.    
        
O novo diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, iniciou hoje as suas atividades na escola, sucedendo a Jorge Trentini, que dirigiu o educandário por mais de 11 anos e que assume a mesma função na Associação Educacional Luterana Bom Jesus, sediada em Joinville, Santa Catarina. O início do ano letivo no Colégio Teutônia está marcado para o dia 20 de fevereiro. 
           
Hoje, às 14 horas, ocorre no salão da Comunidade Evangélica São Paulo, o encontro de produtores de leite de Arroio do Meio, para conhecer o Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA), formatado pelo Ministério da Agricultura. Este programa tem apresentado resultados positivos em outras cidades.

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, decretou ponto facultativo no dia 12 de fevereiro, Carnaval. Neste dia todas as repartições públicas estarão fechadas e só atenderão os serviços de urgência e emergência.
       
Em Doutor Ricardo os agricultores devem apresentar o Talão de Produtor até a próxima sexta-feira, na prefeitura, evitando que desta forma seja dado baixa na Receita Estadual. Mesmo quiem não efetuou vendas no ano pássado deve realizar a apresentação.
        
Hoje, às 14 horas, acontece assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), na Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Na pauta do encontro: orientações aos novos gestores, pelo diretor da Consultoria em Direito Público, advogado Gladimir Chiele; participação da diretora da Associação dos Amigos da Erva-Mate, Juliana Montagner; avaliação da viagem dos prefeitos a Brasília. A assembleia também indicará os representantes da Amvat nas entidades regionais, como o Consórcio Intermunicipal de Saúde, UERGS e  Comitê Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari. 
        
Foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira e no site da Secretaria Estadual de Educação, o edital sobre Cadastro de Contratações Temporárias para Supervisores, Orientadores Educacionais, Professores e Servidores de Escola. As inscrições ocorrem de hoje até sexta-feira, pelo site e na 3ª CRE, em Estrela.
        
Em Arroio do Meio foi colocado a venda parte do patrimônio do Clube Esportivo Arroio do Meio, localizado no Centro da cidade (salão, cancha de bocha e cancha de bolão). As propostas de compra poderão ser apresentadas amanhã, às 19 horas, no próprio local.
       
Num espaço de pouco mais de um mês, Marques de Souza liderou duas vezes o recorde de temperatura máxima na região. Dias 24 de dezembro de 2012, e 31 de janeiro de 2013, o termômetro no centro de Marques de Souza marcou 42 graus.
       
O prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro, reuniu-se com diretora do Hospital Santa Isabel, Irmã Maria Inês Schmidt que entregou ao chefe do executivo o projeto de ampliação e de melhorias na casa de saúde. Cerbaro garantiu que a parceria existente entre a prefeitura e hospital será ampliada, qualificando o atendimento a saúde.
       
O secretário de Agricultura de Travesseiro, Ildo Rodrigues Godoy, formaliza um grupo de produtores de leite, para barganhar preço na compra de insumos, incluindo sementes, adubos e medicamentos para o rebanho. Segundo o secretário, a força dos agricultores existe, mas falta a união entre eles.
       
Em Lajeado o vereador Carlos Kaiser propõe que seja dado um desconto nos valores do IPTU, aos proprietários de imóveis que constroem cisternas para captar, armazenar e aproveitar a água da chuva.
       
A Famurs realiza nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro o Seminário dos Novos Gestores de 2013 à 2016. O encontro será no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. A maioria dos prefeitos da região já confirmou presença no seminário.
        
Na próxima quinta-feira, dia 07, às 15 horas, acontece na sede da CDL de Lajeado, a assembléia da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari.  No encontro serão debatidas questões como a duplicação da BR 386 e a duplicação das rodovias entre Venâncio Aires e Muçum.
       
A anunciada construção de uma ala feminina junto ao Presídio em Lajeado enfrenta resistência dos moradores do Bairro Florestal e tem apoio na câmara de vereadores. “Nada pode ser construído ou implantado sem ouvir a comunidade, quando tem impacto social”, alerta Mozart Lopes que lembrou as mobilizações feitas contra a construção do presídio novo no Bairro Stº Antônio.
       
O Detran/RS realiza concurso público para 216 vagas de nível médio, técnico e superior, além de cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro no site da Fundatec. A prova objetiva do concurso está programada para o dia 07 de abril, em Porto Alegre. Os salários oferecidos variam de R$ 1.578,00 a R$ 4.456,00.
       
O Ministério do Planejamento autorizou a realização de concurso com 500 vagas de nível superior para analista do seguro social no INSS. O prazo para publicação do edital é de seis meses. O último concurso para o cargo foi realizado em 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário