Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de março de 2013

Começa em Lajeado a Operação Recuperando Vidas


Começa em Lajeado a “Operação Recuperando Vidas”

A Secretaria de Saúde de Lajeado e a Brigada Militar iniciaram na tarde desta segunda-feira a Operação Recuperando Vidas. Uma equipe de brigadianos, liderada pelo capitão Fabiano Dorneles, conjuntamente a técnicos do Ambulatório Municipal de Tratamento de Dependência Química, saíram às ruas abordando usuários de álcool e drogas.
A operação começou na praça da matriz, estendendo-se ao longo da ciclovia na beira do rio Taquari. Nove usuários de drogas foram deslocados até o Ambulatório AD, no qual foram cadastrados, receberam lanche e foram inseridos no esquema de tratamento efetivado no local, além da discussão em torno da possibilidade de internação voluntária junto a instituições conveniadas com a prefeitura municipal de Lajeado.
Não houve nenhuma medida de força, os usuários foram abordados na rua e a partir de então a conversa sobre a importância de buscar-se ajuda para enfrentar a droga. A secretária adjunta da Saúde, Ana Reckziegel de Souza e eu estivemos participando da ação, além da coordenadora do Ambulatório AD, psicóloga Josiane Hilgert, e outros técnicos do serviço.
A intenção da parceria é repetir continuamente a busca ativa das situações de drogadição, enfrentando o problema, reduzindo seu consumo e retomando os espaços públicos atualmente degradados. Ao final da ação, firmamos o compromisso com o comandante Antônio Scussel e o capitão Fabiano Dorneles quanto a continuidade das ações. (Fotos e texto Glademir Schwingel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário